Logo PeixeseAquarismo.com

Aquário Infantil: Como montar aquário para crianças.

O primeiro contato com o aquarismo costuma acontecer na infância, com um aquário de betta ou peixe dourado. Infelizmente a maior parte desses aquários não dá certo, causando sofrimento para o peixe e desanimo para a criança. É preciso ensinar desde cedo, como cuidar dos peixinhos com responsabilidade e atenção.

É preciso ensinar para as crianças que os peixes exigem tanto cuidado quanto um cachorro ou gato. Peixes quando criados em condições erradas sofrem tanto quanto qualquer outro animal vitima de maus tratos. Por isso, devemos conscientizar as crianças (e seus responsáveis) de que seu animalzinho novo precisa de um aquário de tamanho adequado, com um filtro de qualidade e alimentação balanceada. Esse é o mínimo que todo peixe precisa. Mas infelizmente, a maior parte dos pequenos aquaristas é introduzida ao hobby de maneira muito errada.

Principais problemas em aquários de criança

Alguns erros são muito comuns na hora de montar o primeiro aquário para seus filhos. Geralmente, esses erros ocorrem porque o animal foi recebido de surpresa como um brinde (o que já é errado) em festas, feiras e etc. Mas infelizmente, algumas vezes as orientações erradas também vem de alguns lojistas que estão mais interessados em vender, do que no bem estar dos peixes. Algumas das práticas erradas na hora de montar um aquário para crianças:

  • Aquário muito pequeno: É comum a crença de que o primeiro aquário deve ser pequeno. Isso não é verdade, por vários motivos. Aquários pequenos demais fazem mal a qualquer peixe. Mesmo um betta, não pode ficar em um aquário com menos de 18 litros. Outro ponto importante é que aquários pequenos ficam sujos mais rápido e os peixes sofrem mais com mudanças repentinas de parâmetros. Sendo assim é recomendável começar com um aquário de pelo menos 36 litros, se possível, maior ainda. Vai ser mais fácil manter a água limpa e você poderá manter um betta ou grupo de 6 neons com tranquilidade.
  • Aquário sem filtro: Muitos novos aquaristas caem no mito de que alguns peixes não precisam de filtro. Isso simplesmente não é verdade. Se você tem um peixe betta, coloque o em um aquário de pelo menos 18 litros e consiga um filtro para ele. Aquários sem filtro inevitavelmente vão ficar sujos e o seu peixe sofrerá com isso. Além de que o filtro ajudará a oxigenar a água, o que só tem a beneficiar seu betta ou qualquer outra espécie de peixe.
  • Não ciclar o aquário: Crianças podem ser impacientes, por isso é difícil explicar para elas que precisam esperar cerca de um mês com o aquário sem peixes, para que a ciclagem fique completa. Mas é absolutamente necessário. Aprenda tudo sobre a ciclagem e exercite a paciência das crianças, fazendo com que elas ajudem no processo. Esse é um dos passos mais importantes na formação de qualquer aquarista.
  • Escolher peixes incompatíveis: É comum que no primeiro aquário as pessoas escolham peixes se baseando apenas na aparência deles, mas isso é gravíssimo erro. Cada espécie de peixe necessita de parâmetros de água diferentes. Alguns peixes são de alga ácida, outros de água alcalinas. Também há peixes que só vivem bem em cardumes, outros somente isolados. Na hora de escolher seus peixes, sempre investigue se eles convivem bem entre eles, e se eles são apropriados para o Ph do seu aquário (compre um teste de PH e meça após o término da ciclagem).
  • Superlotar o aquário: Poucas coisas são mais prejudiciais ao aquário do que a superlotação. Aquários tem um limite máximo de peixes que podem suportar, de acordo com sua litragem. Aprenda quantos peixes um aquário pode ter, pois se você colocar mais do que deveria, vai ter um aquário sujo, peixes estressados e doentes.
Criança com um aquário inadequado
Não crie seus peixes dessa forma
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Vantagens do aquarismo para crianças

Ao ver a complexidade de criar um aquário adequadamente, muitos pais podem desistir por não acreditar que seus filhos darão conta. Mas é legal entender, que criar um aquário pode ser um exercício muito benéfico para as crianças. Além de que pode estar desenvolvendo uma grande paixão pela vida, já que um belo aquário com plantas e peixes é um ecossistema completo, que pode fascinar qualquer criança.

O cuidado que um aquário demanda, ajudará a criança a se tornar mais responsável. Ao cuidar dos peixes, alimentação e limpeza do aquário, estará ensinando disciplina e cuidado com os animais. Fora isso, o próprio processo de ciclagem é uma grande lição de paciência. Pode ser uma jornada cansativa, mas vale a pena, tanto pelo hobby em si, quanto pelas lições que seu filho aprenderá no caminho.

Como criar um aquário ideal para crianças iniciantes no hobby

Vamos ver agora como criar um aquário simples do zero para uma criança iniciando no hobby. É importante seguir todos os passos, para que seu aquário comece bem e você evite problemas no futuro.

Do que você irá precisar:

  • Um aquário de no mínimo 36 litros (se possível mais)
  • Um substrato (cascalho de rio por exemplo)
  • Decorações (de preferência a rochas naturais e troncos tratados encontrados em lojas)
  • Um filtro adequado a litragem do seu aquário (a vazão deve ser de 5 a 10 vezes a litragem do aquário por hora)
  • Um condicionador de água (Mais recomendado é o Prime da Seachem)
  • (Opcional) Compre algumas plantas fáceis (pergunte na loja quais as plantas mais fáceis, que não precisam de muitos cuidados)
  • Um teste de PH
  • Um teste de Amônia e um de nitrito para a ciclagem.
  • Nesse momento não compre nenhum peixe.

Como montar o aquário:

  • Coloque seu aquário em um móvel resistente. Se for um aquário muito grande, pode ser necessário um móvel especial para aquários.
  • Coloque o substrato no aquário, cobrindo todo o fundo.
  • Adicione as decorações como achar mais bonito.
  • (Opcional) Adicione as plantas.
  • Após isso, pode encher o aquário e ligar o filtro (siga as instruções na embalagem do filtro).
  • Adicione o condicionador de água, como descrito na embalagem (ele remove o cloro que vêm normalmente na água da torneira).
  • Faça a ciclagem do aquário, como ensinado neste artigo sobre os tipos de ciclagem.
  • Após o fim da ciclagem, teste o PH da sua água.
  • Agora sabendo o PH da sua água, vá até a loja de aquarismo e procure as espécies que se adéquem a esse PH.
  • Lembre de respeitar a regra de quantos peixes podemos ter em um aquário. Um aquário de 36 litros, por exemplo, não deve ter mais que 8 peixes pequenos.
  • Com o aquário montado, agora você deve fazer a manutenção do mesmo.
  • Uma vez por semana, remova cerca de 10% da água do aquário e substitua com água nova. Não esqueça de adicionar o condicionador de água, antes de colocar a água nova no aquário.
Aquário plantado com betta
Capriche na casa do seu betta

Mas e se eu já tiver um peixe? O que eu faço?

A situação ideal é começar um aquário sem peixes e só comprá-los depois do fim da ciclagem. Infelizmente, isso nem sempre é possível, pois muitas vezes o peixe foi um presente, ou foi comprado por impulso. Se esse for seu caso, o passo a passo acima ainda é valido. Só que na hora de fazer a ciclagem, escolha a ciclagem com peixes (mencionada neste artigo). Fora isso, todo o processo deve ser o mesmo.

Ajude e acompanhe a criança na manutenção

Assim como qualquer animal, peixes também sofrem e podem morrer. Então, acompanhe suas crianças no cuidado com os peixes e com o aquário. Pelo menos até que eles estejam familiarizados com todo o processo e já tenham a responsabilidade necessária para tomar conta de um outro ser vivo. Vale lembrar que o aquarismo pode ser um hobby muito interessante também para criar laços entre pais e filhos.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 23 jun, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Água Doce >

Aquário Ácido

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Aquário Ácido