Logo PeixeseAquarismo.com

Aquário plantado low-tech ou high-tech?

Aquários plantados costumam ser divididos em duas categorias, aquários low-tech e aquários high-tech. Mas qual a diferença entre low-tech e high-tech?

Aquários Plantados Low-Tech:

Aquários plantados Low-Tech são aqueles que não são tão exigentes nos seus requisitos, precisam de poucos cuidados e costumam gastar menos na sua montagem e manutenção. Em aquários low-tech costuma-se não usar tanques de CO2, pode se evitar o uso de substrato fértil e a iluminação não precisa ser tão intensa quanto nos tanques high-tech. Devido a essas características, aquários low-tech são mais baratos para montar, e tem um custo de manutenção muito reduzido.

Até agora só vimos as vantagens dos tanques low-tech, mas obviamente, para conseguir tudo isso precisamos que as plantas destes aquários sejam menos exigentes quanto a todos estes parâmetros.(CO2, substrato e iluminação), então nossas escolhas de plantas ficam reduzidas as plantas consideradas low-techs.

Algumas plantas low-tech são: Anúbia (e suas variações), cabomba, elodea, vários tipos de echinodorus, microsorum, musgo de java, valisnéria….
Todas estas plantas podem ser cultivadas em tanques low-techs com iluminação moderada, sem substrato fértil e sem CO2. É importante lembrar que devido a condição destes aquários, muitas vezes as plantas não serão tão exuberantes, ou cresceram tão rápido quanto seriam num aquário high-tech, porém também é possível ter aquários espetaculares com montagem low-tech. Alguns exemplos encontrados na internet:

Aquário low tech de anúbias
Aquário low tech de anúbias
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Aquário low tech com biótopo sul americano
Aquário low tech com biótopo sul americano

Aquários Plantados High-Tech

E os plantados high-tech, o que seriam? Nestes aquários podemos ter todos os tipos de plantas aquáticas, tanto as low-tech, mencionadas anteriormente, quanto as plantas super exigentes, que demandam um nível de iluminação muito alto, CO2 e substrato fértil.

Nos aquários high-tech é necessário a utilização de um substrato fértil de onde as plantas vão absorver os nutrientes pelas raízes. Também é necessário ter injeção de CO2 para auxiliar na fotossíntese das plantas. Os próprios peixes do aquário já produzem algum CO2 que fica dissolvido na água, porém é uma quantidade muito pequena para a manutenção destas plantas exigentes.

Tão importante quanto o CO2 e um substrato de qualidade, é a iluminação. Um aquário high-tech com uma iluminação insuficiente é uma receita para o fracasso. A luz é um dos fatores mais essenciais para o crescimento e manutenção das plantas aquáticas.

Todas essas exigências tornam o aquário high-tech muito mais caro, tanto montagem quanto manutenção, além de muito mais trabalhoso. Este tipo de tanque também requer mais podas, pois as plantas tendem a crescer muito mais rápido devido as condições ideias para desenvolvimento delas.

Todo esse trabalho, também tem sua recompensa, aquários high-tech costumam ser os aquários mais bonitos e que ganham os concursos de aquapaisagismo no Brasil e no mundo, Alguns exemplos de aquários high-tech:

Aquário High Tech com Cuba
Aquário High Tech com Cuba
Aquário High Tech no estilo Selva
Aquário High Tech no estilo Selva

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 12 abr, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Aquários Plantados >

Aquário e aquapaisagismo
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.
Água Doce
Plantas de Aquário
Como tratar plantas antes de colocar no aquário
Aquários Plantados
Aquario Low Tech
Aquário Low Tech: Como montar, manutenção e plantas low tech.
Aquários Plantados
Flourish Excel
Flourish Excel: Guia ilustrado, como usar, dosagem e efeito algicida.
Aquários Plantados
Aquário Plantado Low Tech (Pouco exigente) – Aprenda tudo que você precisa
Aquários Plantados
Aquário plantado
Aquário plantado. Tudo o que você precisa saber para montar um
Aquários Plantados

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta Amarelo
Como deixar o peixe betta feliz
Peixe Betta
piranhas
Peixes Carnívoros de Aquário: Piranhas e outras espécies predadoras
Peixes de Água Doce
Como alimentar seus peixes durante viagens
Quanto tempo os peixes podem ficar sem comer?
Iniciante
Peixe se esfregando
Peixe se esfregando na decoração e nas pedras. O que fazer?
Doenças de peixes
Betta no fundo do aquário
Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário
Peixe Betta
Aquário Ácido
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido
Água Doce