Logo PeixeseAquarismo.com

Aquário Plantado Low Tech (Pouco exigente) – Aprenda tudo que você precisa

Plantados Low Tech são uma ótima opção para aquaristas que não querem gastar muito dinheiro e tempo, mas gostariam de ter plantas no aquário. Aprenda agora como montar aquários lindos, baratos e com baixa manutenção.

A maioria das pessoas começa no aquarismo tendo apenas peixes no seu aquário, no máximo adicionando algumas pedras coloridas e enfeites artificiais. A medida que a pessoa vai se aprofundando no mundo do aquarismo, acaba se deparando com outros exemplos de montagem, principalmente através de fotos na internet e visitas a lojas.

Nessa momento que muitas pessoas se apaixonam pelos aquário plantados, vendo exemplos lindos como os abaixo:

A verdade é que aquários plantados podem se tornar caros, complexos de se montar e manter. Isso se deve ao fato de plantas aquáticas precisarem de muita luz (e luzes de características específicas), nutrientes e gás carbônico (CO2). Muitos aquaristas interessados em criar um plantado acabam se intimidando por isso.

Mas existe uma opção se você quer manter um aquário lindo, mas sem gastar tanto dinheiro e tempo. Nesse caso você precisa de um aquário plantado low tech.

O que são aquários low tech

Aquários low tech (poucos exigentes) são aquários de baixa manutenção e custo. O que significa que eles não necessitam dos mesmo níveis de nutrientes, iluminação e CO2 que um aquário plantado comum. Mas como fazemos para conseguir isso, se plantas de fato necessitam de todos esses fatores para seu desenvolvimento?

O segredo é selecionar espécies de plantas menos exigentes, que não dependam tanto de altos níveis de iluminação, nutrientes e CO2. Existem muitas plantas maravilhosas que atendem essa definição, como as anúbias, microsorum, musgos e outras.

Com essas plantas, é possível criar uma combinação de iluminação e substrato que praticamente dispensa (ou até elimina de fato) a necessidade de inserção de gás carbônico no aquário. Também pode se usar iluminação baseada em lampadas compactas e outros métodos alternativos, que seriam pouco eficientes num aquário high tech, mas que vão deixar suas plantas low tech extramente satisfeita e se desenvolvendo muito bem.

Vantagens do aquário low tech

Para te ajudar a saber se este tipo de aquário é o certo para você, é preciso levar em conta muitos fators. Entenda agora as vantagens e desvantagens do aquário low tech:

Vantagens:

  • Mais barato: Você vai economizar muito com luz e substrato. Iluminação adequada para aquários plantados costumam ser muito caras, com algumas luminárias chegando a muitas centenas de dólares. Substrato fértil também pode ser muito custoso, caso você compre das melhores marcas, além que também é preciso comprar o substrato inerte que ficará por cima. Tudo isso sem contar que um bom sistema de CO2 também pode custar bastante dinheiro
  • Menos manutenção: Aquários low tech usam plantas menos exigentes que costumam crescer e se reproduzir de maneira mais lenta, ainda mais quando não se faz o uso de CO2. Por isso, não é necessário podar as plantas com tanta frequência.
  • Menos chance de excesso de algas: Como os low tech não necessitam de inserção de fertilizantes líquidos, usam luz mais fracas e não precisam de substrato fértil, existe menos risco de algas se desenvolverem muito no seu aquário.

Desvantagens:

  • Menos possibilidades de plantas para escolher: Você precisa escolher suas plantas com cuidados, pois plantas que são mais exigentes não vão se desenvolver no seu aquário.
  • Algumas plantas não vão ficar tão exuberantes: Certas espécies de plantas se desenvolvem de maneira diferente em aquários low tech. Por exemplo: certas plantas num ambiente com muita luz e fertilizantes ficam vermelhas, enquanto em aquários low tech mantém uma coloração verde.
  • Opções para carpetes são limitadas: É possível criar carpetes low tech, mas você terá que escolher muito bem a planta que vai usar. A maioria das plantas carpetes não se desenvolveram ou demoraram muito para se propagar num ambientes low tech. Para saber mais, leia aqui sobre carpetes em aquários.

Com as vantagens e desvantagens em mente, é preciso fazer a decisão de qual tipo de aquário se adapta melhor a suas necessidades. No entanto, ter um aquário low tech com plantas exuberantes é extremamente possível, e só depende de você. Caso deseje fazer um, abaixo vamos ensinar como criar o seu:

O que você vai precisar.

Como escolher substrato

Como Escolher o Hardscape

Como escolher as plantas

Como escolher a iluminação

Como montar tudo.

Embed de algum guia em vídeo.

CTA mão na massa

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 29 jul, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Aquários Plantados >

Aquário e aquapaisagismo
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.
Água Doce
Plantas de Aquário
Como tratar plantas antes de colocar no aquário
Aquários Plantados
Aquario Low Tech
Aquário Low Tech: Como montar, manutenção e plantas low tech.
Aquários Plantados
Flourish Excel
Flourish Excel: Guia ilustrado, como usar, dosagem e efeito algicida.
Aquários Plantados
Aquário plantado
Aquário plantado. Tudo o que você precisa saber para montar um
Aquários Plantados
Qual melhor substrato para aquário plantado?
Água Doce

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta Amarelo
Como deixar o peixe betta feliz
Peixe Betta
piranhas
Peixes Carnívoros de Aquário: Piranhas e outras espécies predadoras
Peixes de Água Doce
Como alimentar seus peixes durante viagens
Quanto tempo os peixes podem ficar sem comer?
Iniciante
Peixe se esfregando
Peixe se esfregando na decoração e nas pedras. O que fazer?
Doenças de peixes
Betta no fundo do aquário
Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário
Peixe Betta
Aquário Ácido
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido
Água Doce