Como brincar com peixe betta – Guia com Imagens

Home > Peixe Betta >
O betta é um dos peixes mais populares do mundo, mas a espécie não é apenas bonita, ela é também extremamente inteligente, por isso bettas são ótimos peixes para ensinar truques, comandos e para interagir com seus donos.
Para brincar com seu betta, você pode ensiná-lo truques como interagir com uma bola de ping pong, pegar comida fora da água e até mesmo saltar através de uma argola.
Outro ponto positivo de brincar com seu peixe betta, é que isso não gera apenas entretenimento para você, mas também evita que o seu animal fique entediado e ajuda a fortalecer a relação entre o peixe e o aquarista.
- Preparação para treinar seu betta
- Betta acompanhando seu dedo
- Faça o betta comer na mão
- Ensine o betta a pular fora da água para pegar comida
- Coloque uma bola de ping pong na água
- Ensine o betta a atravessar uma argola na água
- Use um espelho para “armar” seu betta
- Evite estressar seu betta ao ensinar os truques
Preparação para treinar seu betta
Antes mesmo de começar a treinar seu peixe, é preciso que você esteja com um animal saudável e vivendo em boas condições, por isso cuide do bem estar do seu peixe betta. Após garantir isso, você pode começar a se preparar para o treinamento. Aqui vão algumas dicas:
- Limpe bem suas mãos para evitar qualquer fator contaminante, mas não esqueça de enxaguar bem sua mão para remover qualquer resíduo de sabonete ou outro químico, já que eles podem fazer um estrago no seu aquário.
- Selecione alguns petiscos para usar como recompensa para seu peixe. Algo que possa ser dado em doses pequenas (a quantidade deve ser no máximo o tamanho do olho do peixe).
- Não exagere na duração das sessões, pois isso pode estressar o peixe. Tente manter as sessões com menos de 10 minutos.
- Sempre que estiver interagindo com o betta, chame a sua atenção, inclusive o chamando pelo nome, já que isso aumenta sua ligação com o animal.
- Tenha muita paciência, pois como as sessões são rápidas, pode demorar muitos dias até que o betta aprenda o que você que ensinar.
Vamos ver agora uma lista extensiva de truques que você pode ensinar ao seu betta.
Betta acompanhando seu dedo
Esse é um truque simples, mas pode ser um pouco frustrante, porque alguns peixes simplesmente não prestam tanta atenção as pessoas. Mas tenha paciência e siga esses passos:
- Tenha o petisco pronto para recompensar seu peixe.
- Mova os seu dedo na frente do aquário tentando chamar a atenção do betta.
- Quando ele notar seu dedo e se aproximar, rapidamente o recompense com o petisco. Repita isso por vários dias e ele responderá cada vez mais rápido.
- Treine todos os dias, movendo seu dedo em todas as direções.
Esse é um truque muito interessante, porque aumenta o foco do seu peixe em você, facilitando inclusive o aprendizado dos outros truques.

Faça o betta comer na mão
Também não é um truque difícil, já que os bettas costumam ser bem vorazes, mas é um dos mais interessantes para gerar uma ligação entre você e o animal. Veja os passos:

- Pegue um petisco favorito do seu peixe e passe sua mão por cima da água do aquário, tentando chamar atenção do seu peixe.
- Quando ele se aproximar, solte na água. Se ele não se aproximar, solte o petisco na água, mas não remova sua mão, para o betta se acostumar com sua presença enquanto come.
- Mantenha isso por alguns dias, até ele ficar completamente acostumado.
- Depois disso, comece a segurar o petisco levemente dentro da água. Seus dedos devem ficar 99% fora d’água, mas deixe o petisco, pelo menos parcialmente, dentro.
- Aguarde que se seu peixe já estiver acostumado com você, ele irá pegar o petisco.
- Caso ele não esteja comendo da sua mão ainda, repita os passos anteriores por mais alguns dias, até que ele se acostume totalmente.
Ensine o betta a pular fora da água para pegar comida
Para ensinar seu betta a pular para fora da água, você deve antes ensinar o truque anterior (comer na sua mão). Acostume seu peixe a comer na sua mão por vários dias, até que ele esteja completamente acostumado.
Após isso, cada dia, levante um pouco o petisco, deixando mais difícil para o betta alcançar. Então, no primeiro dia, mantenha a maior parte do petisco na água. Já no dia dois, deixe 50% do petisco fora. No terceiro dia, deixe ainda menos, e siga levantando cada vez mais o petisco na água, até que ele esteja totalmente fora.
A uma grande chance do betta já pular de uma vez para pegar a comida, mas caso isso não ocorra, coloque uma parte minúscula do petisco dentro da água para chamar a atenção do peixe, e o levanta em seguida. Tenha paciência e siga treinando, até que o peixe pule para pegar o petisco na sua mão.
Coloque uma bola de ping pong na água
Esse não é bem um truque, mas é um jeito de entreter seu peixe, além de ser muito interessante de assistir. Falamos aqui de uma bola de ping pong, mas qualquer objeto flutuante pode servir. Apenas coloque o objeto na superfície da água e veja se seu betta interage com ele. Quando eles estão muito animados, é mais fácil de vê-los interagir. Alguns pontos importantes:
- Lave muito bem o objeto que você vai usar, e lembre-se de remover qualquer resquício de sabonete, detergente e etc.
- Não deixe o objeto na água o tempo todo, pois pode estressar seu peixe. Assim que você quiser parar de assistir, remova também o objeto.
- Cuidado com objetos pontiagudos ou que possam machucar o betta.
Ensine o betta a atravessar uma argola na água
Esse é um dos truques mais interessantes e costuma impressionar todos que veem. Para isso, você vai precisar de uma argola, algum fio (como barbante) e petiscos. Também é importante que você tenha ensinado o primeiro truque, de seguir seu dedo.
- Amarre o fio na argola, para que você possa colocar a argola na água, sem colocar sua mão dentro do aquário.
- Coloque a argola na água e a posicione em um lugar de fácil acesso.
- Assim como ensinado no primeiro truque, faça seu betta seguir seu dedo, na direção da argola, até que ele atravesse.
- No momento que ele atravessar a argola, dê o seu petisco.
- Repita o treinamento por dias, até que o peixe se acostume.
Use um espelho para “armar” seu betta
Esse talvez seja o truque mais fácil de “ensinar”, porque faz parte do instinto do betta macho. Apenas coloque um espelho encostado no aquário, na direção do peixe. Muito provavelmente ele vai se abrir todo e se armar para intimidar o “oponente” no espelho.
Fazer isso uma vez ao dia, ajuda a evitar que seu peixe fique entediado além de ser um exercício para o animal, isso também o ajuda a estar mais em contato com seus instintos naturais. Mas nunca deixe o espelho por mais de 5 minutos por dia, pois você pode acabar estressando o peixe em excesso, gerando o efeito contrário do que esperado.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Evite estressar seu betta ao ensinar os truques
Treinar seu betta é uma grande chance de exercitar seu animal, o tirar do tédio e estreitar sua relação com ele, mas tudo tem que ser feito com parcimônia. Evite fazer sessões muito longas de treinamento, nunca excedendo 10 minutos. Além disso, caso o peixe não esteja respondendo bem, tenha paciência, pare e recomece no outro dia.
Outro cuidado muito importante é não exagerar nos petiscos, pois isso pode prejudicar a saúde do seu peixe, caso ele esteja comendo demais. Além disso, excesso de comida sempre gera mais amônia na água, afetando o bem estar do betta.
Mas não se preocupe, siga as dicas acima, pois em alguns dias você terá um betta mais ligado a você e muitos truques interessantes para mostrar pros seus amigos.