Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe betta gosta de luz ou de escuro? Veja a iluminação ideal para betta

Por: Rodrigo Matos | Atualizado em 8/05/2022

Ter a iluminação certa para o seu betta, influência a qualidade de vida e até a saúde do seu peixe. Além disso, também realça as cores naturais e toda a aparência do animal. Por outro lado, a iluminação errada pode até adoecer seu betta. Sendo assim, apesar de ser uma questão aparentemente simples, é realmente preciso saber a quantidade de luz ideal para a espécie.

O betta vive melhor se tiver um ciclo de luz similar ao que ele encontra na natureza, ou seja, um período de luz e um período de escuro. Além disso, ter áreas mais escondidas e com sobra, ajuda no bem estar do animal. Por isso, podemos dizer que o betta gosta de luz e também gosta de escuro.

Como o excesso ou a falta de luz afeta seu betta

É recomendado manter a luz dos aquário ligadas por volta de 8 horas por dia, mas existem aquaristas que gostariam de deixar a luz dos seus aquários ligadas 100% do tempo, já que eles ficam muito mais bonitos assim.

Inclusive, as cores dos peixes se destacam muito mais, além deles ficarem mais ativos. Porém, fazer isso pode trazer consequências muito ruins. Da mesma forma, não usar iluminação nenhuma no seu aquário, também afeta de maneira negativa os seus animais, inclusive, o betta.

Vamos ver em mais detalhes algumas dessas consequências do excesso de iluminação.

Falta de luz:

Que tipo de luz é adequada para seu betta

A luz no caso de um aquário de betta (não plantado), é utilizada apenas para iluminar o peixe e criar o ciclo de dia e noite para o animal. Ou seja, não precisa ser necessariamente uma luminária muito cara, especializada para aquários. Qualquer iluminação artificial serve, desde que você não coloque uma lâmpada tão forte que irrite o peixe. Por volta de 20 lumens por litro, já é mais do que o suficiente.

luminária de aquário

No entanto, caso você tenha um aquário plantado, é importante seguir as recomendações para seus tipos de planta. Sendo assim, você deve aprender quanto lumens por litro são recomendados para os plantados.

Posso usar luz do sol para iluminar o aquário do betta?

Em teoria não é impossível usar a luz do sol para iluminar um aquário, e pode até parecer uma ótima opção, já que poderia imitar o ciclo de luz natural achado na natureza.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Mas a verdade, é que o ambiente de um aquário é diferente do ambiente natural, já que é um corpo de água em um sistema fechado, sem os volumes gigantescos encontrados na natureza. Por isso, é importante usar uma fonte de iluminação mais fácil de controlar, do que a luz natural.

Se você a luz do sol, pode encontrar uma série de problemas como :

Portanto, em 99.99% dos casos é melhor evitar a luz o sol. Inclusive, é uma recomendação manter os aquários longe das janelas ou portas que deem para fora de casa. Isso porque mesmo um pequeno período de luz solar, pode aumentar as chance de algas, além de causar aumentos curtos de temperatura, que são extremamente danosos para os peixes. Isso é uma preocupação ainda maior em aquários pequenos (muito comumente utilizados para bettas)

Automatize a iluminação do aquário para garantir o ciclo de luz

Pode ser difícil ter a disciplina para manter um ciclo de luz bem definido para seu betta, já que muitas vezes, até manter uma organização no nosso próprio cotidiano pode ser uma tarefa complicada. Mas sabendo da importância disso para o seu peixe, felizmente temos uma maneira de facilitar esse processo.

Temporizador

Através de uso de temporizadores temos a opção de automatizar toda iluminação do aquário. Precisamos apenas ligar as luzes ao temporizador (de preferência aos digitais), definir os horários de ligar e desligar, e pronto. Agora a iluminação do seus peixes estará garantida até quando você não estiver em casa.

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Peixe Betta

Peixe betta laranja e azul
Peixe Betta
A impressionante origem do peixe Betta e como ele virou o peixe de briga

O peixe Betta é um dos peixes mais populares no mundo. Eles são originários do…

Continue lendo
Peixe Betta Vermelho
Peixe Betta
Quanto tempo vive um Peixe Betta

É bastante comum escutar de lojistas de aquário e até mesmo de aquaristas, que o…

Continue lendo
Betta triste no aquário
Peixe Betta
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?

Poucas coisas são mais tristes do que perder um peixe que nós gostamos muito. Ainda…

Continue lendo
Betta quieto
Peixe Betta
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?

Você está achando seu betta muito parado, quieto ou simplesmente mais “devagar” do que o…

Continue lendo
Betta Nadando
Peixe Betta
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?

O betta é um peixe lindo e de comportamento fascinante, no entanto eles também podem…

Continue lendo
Peixe Betta Colorido
Peixe Betta
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)

Não há dúvida que o Peixe Betta (Betta Splendens) é um dos peixes favoritos dos…

Continue lendo