Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe se esfregando na decoração e nas pedras. O que fazer?

Você já viu seu peixe se esfregando em vários objetos pelo seu aquário? É uma situação muito agoniante e dá vontade de colocar a mão dentro do aquário e ajuda peixinho. Infelizmente, esse é um mal muito comum e quase todo aquarista vai testemunhar isso em algum momento. Mas felizmente, na maior parte dos casos é possível tratar essa condição e ajudar seu peixe a recuperar seu comportamento normal.

Se esfregar em pedras ou outros objetos pode ser um comportamento normal do peixe, no entanto, se for com muita intensidade ou frequentemente, pode haver algo errado. Alguns fatores que podem ocasionar isso são excesso de amônia na água, estresse, falta de estimulação mental, íctio ou outros parasitas. Se a ocorrência for rara e não estiver causando danos ao seu peixe, muito provavelmente você não precisa se preocupar.

Agora que sabemos que essa ocorrência pode ser normal e que, mesmo quando não é, existem maneiras de tratar os sintomas e causas, vamos entender mais a fundo como lidar com esse problema.

Se esfregar nas rochas pode ser normal

Assim como nós, os peixes muita vezes podem ter coceciras e outros incômodos que são perfeitamente normais e, portanto, também podem se coçar. Mas como tudo na vida, o excesso é preocupante. Um peixe que de tempos e tempos e se esfrega em uma pedra, mas sem gerar danos a sua pele e sem mostrar uma fixação nesse comportamento, não deve gerar preocupação.

Ainda existem espécies que podem fazer isso com mais frequência, porém sem ter nenhum problema. É o caso, por exemplo, de muitos peixes de fundo. Eles tendem a se esfregar no substrato, plantas e outros objetos para achar alimentos e que possam estar escondidos por ali. Em casos como esse, é bom escolher substratos e decorações que não seja muito asperos ou pontiagudos, para não machucar o animal.

Portanto, se o seu peixe faz isso sem muita frequência, ou é uma dessas espécies com têndencia a esse comportamento, muito provavelmente você não precisa se preocupar. Mas sempre cheque seus peixes, para ter certeza que eles não estão se machucando.

Coridoras no fundo do aquário

Água com excesso de amônia e outros poluentes podem causar coceira

O acúmulo de amônia na água é um dos mais comuns problemas de aquário, no entanto, também é um dos que mais afeta seus peixes. Isso é especilamente comum em aquários que não foram ciclados, não tem um filtro decente ou não fazem trocas parciais de água regularmente.

Se seu peixe está se esfregando nas pedras, plantas e outros objetos, procure por outros sintomas de intoxicação por amônia. Alguns destes sintomas são: ficar deitado no fundo do aquário, procurando ar na supérfície, comendo pouco, letárgia, dentre outros.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Nesses casos, é preciso procurar a fonte do acúmulo de amônia, que pode ser devido á uma ciclagem mal feita, falta ou ineficiência do filtro ou poucas trocas parciais de água. Resolvendo esses fatores causadores, o problema deve acabar com o tempo, mas o melhor a se fazer é fazer uma grande troca parcial de água, logo que se constar que a amônia está muito alta. Assim você agirá no problema imediatamente, enquanto se prepara para as mudanças de mais longo prazo.

Peixes estressados tendem a se esfregar mais nos objetos

Outro grande fator que pode levar seu peixe a se esfregar nos objetos é o estresse. Além de se esfregar, outros comportamentos tem chance de aparecer nesses casos, como excesso de timidez, se escondendo de todos, letargia, ficar deitado no fundo do aquário, nado frenético por todo o aquário ou respiração alterada.

Muitos desses sintomas são comuns também com doenças de aquário, portanto tente identificar se existe algum fator estressante no seu aquário, ou perto dele. Barulhos altos, toques no vidro, excesso de iluminação para a espécie, trocas rápidas em parâmetros de água e, principalmente, superlotação, podem ser fatores que estressam muito seu peixe.

Achando alguns desses causadores de estresse, tente os eliminar e observar se o peixe para de se esfregar, ou se isso, pelo menos, diminui o comportamento.

Peixes entediados e sem estímulos podem se coçar mais

Por outro lado, assim como o estresse pode ser um problema, o tédio também pode incomodar seu peixe. Como outras espécies de animais, os peixes também precisam ter estímulos e motivos para exercitar corpo e mente. Isso é especialmente verdade para algumas espécies que são mais agitadas ou de cardume. Portanto, adicionar plantas flutuantes, alimento vivo ou simplesmente adicionar alguns companheiros de aquários (compátiveis), pode melhorar e muito o ambiente em que seu peixe vive.

Se esfregar em objetos é um dos grandes sintomas de Íctio

Existe uma doença que é fortemente associada com peixes se esfregando nas rochas. Essa doença é o íctio, provocada pelo protozoário chamado Ichthyophthirius. Portanto, sempre que seu peixe estiver se coçando muito e se esfregando em objetos, vale a pena investigar se ele está com íctio. Até mesmo, porque essa é uma das doenças mais comuns em aquário, afetando principalmente quando as temperaturas estão mais baixas, já que o parasita precisa de temperaturas baixas para se reproduzir.

O principal modo de identificar o íctio é procurar pontos brancos no seu peixe, já que esses pontos são os parasitas instalados no corpo do animal. Eles causam muito incomodo no anial, causando em uma grande parte dos casos, que o peixe se esfrege intensamente em objetos como rochas e plantas. Existem outros sintomas dessa doença como agitação, perda de apetite, problemas na respiração e pode até mesmo causar a morte do peixe.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Existem tratamentos para o íctio, que incluem aumentar a temperatura da água, além do uso de remédios específicos contra o protozoário. É uma doença absolutamente tratável, mas que precisa de cuidados par evitar a morte dos seus peixes. Após a cura dessa enfermidade, você provavelmente verá seus peixes parararem de se esfregar nas rochas.

Outros tipos de parasitas também causam coceira nos peixes.

Existem outros tipos de parasitas que podem atacar seu peixe. Eles se instalam na pele ou nas brânquias do peixe, causando coceira e lesionando o seu animal. Dessa maneira, evitar que seu aquário fique sujo e não deixar a temperatura subir muito, são algumas das melhores maneiras que se evita infestações desses parasitas. Além disso, quando a infestação já está instalada, é importante tratar o aquário contra parasitas.

Peixes nadando

Concluindo

Se seu peixe está se esfregando em rochas e outros objetos do aquário, é preciso não se desesperar, já que boa parte dos casos é normal. Quando de fato há algo de errado, é importante investigar as possívels causas citadas acima. Após isso, atacar as origens desse comportanto, preservando assim a saúde e bem estar do seu peixe. Felizmente, a taxa de recuperação para esses casos é muito alta, então trate já de cuidar do seus peixes.

Atualizado em 25 nov, 2022
Categorias:

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Doenças de peixes >

Peixe Colorido
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?
Doenças de peixes
Peixe Bota Aberta
Peixe ofegante ou respirando rápido. Porque acontece e como tratar.
Doenças de peixes
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes
Betta
Betta com fungos – Como identificar e tratar
Doenças de peixes
Kinguio nadando para cima
Peixe boiando de lado – Doença da bexiga natatória. O que fazer?
Doenças de peixes
Íctio
Íctio ou doença dos pontos brancos. O que é e como tratar?
Água Doce

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Otocinclus
11 peixes de fundo perfeitos para seu aquário
Peixes de Água Doce
água ficando verde no aquário
Água do aquário ficando verde. Veja por que acontece e como resolver.
Algas
Peixe Colorido
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?
Doenças de peixes
Aquário cristalino
Como cuidar de um aquário? 12 dicas para ter o aquário perfeito
Iniciante
Água da torneira
Pode colocar água da torneira no aquário?
Manutenção do aquário
Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta