Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe boiando de lado – Doença da bexiga natatória. O que fazer?

Por: Rodrigo Matos | Publicado em 27/04/2021

Já chegou em casa e viu seu peixe boiando de lado no aquário? É uma cena assustadora e se o peixe não estiver se mexendo, é bem comum que o aquarista pense que ele está morto. Mas muitas vezes, o peixe está vivo, só não consegue nadar normalmente. Em alguns casos, ele também não consegue ir para o fundo do aquário. O que pode causar esse comportamento estranho?

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!

Doença da bexiga natatória é um termo usado para descrever uma série de condições que costumam causar dificuldades na flutuação do peixe. Ou seja, se seu peixe está boiando de lado, ou de cabeça para baixo, existe uma grande chance dele estar enfrentando este problema. Outros sintomas podem incluir peixes que não conseguem sair do topo ou do fundo do aquário.

O que é a bexiga natatória?

A bexiga natatória é um órgão presente em boa parte dos peixes e tem a forma de um ‘balão’, onde oxigênio é armazenado. Através dessa concentração de ar dentro do seu corpo, o peixe consegue atingir uma flutuabilidade neutra, ou seja, ele não precisa gastar energia para se manter sem afundar.

Embora a maioria dos peixes tenham esse órgão, existem exceções, como o tubarão. Isso faz sentido, porque peixes com bexiga natatória, não podem se deslocar rapidamente entre diferentes altitudes, já que a pressão pode estourar o órgão. O tubarão sendo um grande predador tem a necessidade de se deslocar rapidamente tanto horizontalmente, quanto verticalmente, então ter uma bexiga natatória seria uma grande limitação.

Doença da bexiga natatória

Quando falamos da doença da bexiga natatória, estamos nos referindo a qualquer transtorno que possa afetar esse órgão, gerando estresse, problemas para nadar e podendo até causar a morte. É uma condição muito comum e todo aquarista, com algum tempo no hobby, já lidou com isso em algum momento.

As causas desse problema são as mais diversas, então quando encontramos um peixe com dificuldades para nadar, girando no seu próprio eixo, ficando de cabeça para baixo, ou sem conseguir se deslocar verticalmente, é quase certo que estamos lidando com algum transtorno da bexiga natatória.

Apesar de ser uma doença que causa algum risco de morte ao seu animal, se tratado rapidamente (e dependendo da causa) é possível curar totalmente seu peixe. Em certos casos, mesmo que o peixe não se recupere da doença, ele ainda consegue viver uma vida longa e feliz, apesar do seu nado ficar comprometido.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Sintomas da doença da bexiga natatória

Para checar se seu peixe está realmente com um problema na bexiga natatória, é preciso checar o seu comportamento e aparência. Através de uma observação cuidadosa é possível chegar a uma conclusão. No entanto, principal ponto que costuma ser afetado, é a capacidade de flutuação do peixe, que pode ser perdida ou profundamente afetada.

Dentre os principais sintomas da doença da bexiga natatória, temos:

Causas da doença da bexiga natatória

Existem muitas causas possíveis para a doença da bexiga natatória, sendo necessário avaliar as condições do peixe e do aquário, para entender o que pode ter causado esse distúrbio. A origem do problema pode estar desde excesso de alimentação, até problemas genéticos no peixe.

Dentre as principais causas da doença da bexiga natatória temos:

Tratamentos para doença da bexiga natatória

No caso da bexiga natatória, o tratamento depende muito da causa do problema. Se a origem do problema for constipação, um tratamento mais baseado na digestão do peixe é recomendado, já se o caso for originado de uma infecção, é preciso tratar com a medicação adequada, indicada por um profissional. Além disso existem algumas recomendações que ajudam na cura do peixe, independente da causa.

Dentre os principais tratamentos temos:

Resultado do tratamento

Problemas na bexiga natatória são muito comuns, mas são muito fáceis de tratar. Cuidando da alimentação e tratando possíveis infecções, a chance do seu peixe sobreviver é muito grande. No entanto, principalmente nos casos de origem genética, o peixe pode ter que conviver com a doença, que pode aparecer e desaparecer do nada.

Apesar da doença da bexiga natatória não ser um grande problema, seus sintomas podem ser confundidos com os da hidropsia, uma doença muito mais grave e potencialmente fatal. Portanto, se seu peixe não melhora mesmo após os tratamentos, investigue se ele pode estar com hidropsia (barriga d’água).

*Esse artigo relata tratamentos usados por muitos aquaristas, mas não substituem o conhecimento e experiência de um profissional. É fundamental consultar um veterinário.

Foto de Rodrigo Matos

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Doenças de peixes

peixe dourado triste
Doenças de peixes
Doença do Algodão em peixes de aquário: Prevenindo e Tratando

A Doença do Algodão é uma condição comum e muitas vezes incompreendida que afeta os…

Continue lendo
Degeneração das nadadeiras
Doenças de peixes
Degeneração das nadadeiras em peixes de aquário

Você já notou seus peixes de aquário com nadadeiras desgastadas ou deterioradas? Nesse caso, seu…

Continue lendo
Doença do Veludo
Doenças de peixes
Doença do Veludo (Oodiniose) – Veja os sintomas, causas e tratamentos

Todo aquarista sabe que às vezes nossos peixes podem ter problemas de saúde que precisam…

Continue lendo
Peixe Betta Colorido
Peixe Betta
Seu peixe Betta está doente? Veja as doenças mais comuns e tratamentos

Todo aquarista já viu um de seus peixes Betta com uma aparência estranha e comportamento…

Continue lendo
Peixe Colorido
Doenças de peixes
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?

Todos nós amamos peixes coloridos, por isso é tão assustador quando alguns deles começam a…

Continue lendo
Peixe Bota Aberta
Doenças de peixes
Peixe ofegante ou respirando rápido. Porque acontece e como tratar.

Ver seu peixe ofegante ou respirando rapidamente pode ser muito assustador. No entanto, saiba que…

Continue lendo