Logo PeixeseAquarismo.com

Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?

Todos nós amamos peixes coloridos, por isso é tão assustador quando alguns deles começam a perder a cor. Eles podem ficar com coloração cada vez menos intensa, e em alguns casos, até mesmo se tornar transparentes. Mas então, por que seu perdeu a cor?

As cores dos peixes dependem de muitos fatores, em especial sua alimentação. Dentre as principais causas para um peixe perder a sua coloração estão a dieta inadequada, aquários em más condições, estresse e doenças. No entanto, até mesmo a idade pode interferir.

Se você quer recuperar a cor do seu peixe, e entender como evitar que esse problema ocorra de novo, é precisa saber como oferecer para seu peixe uma dieta de qualidade, um aquário limpo e adequado e também como evitar doenças e fatores estressantes. Vamos falar de cada um desses pontos mais adiante.

Seu peixe perdeu a cor. Por que isso acontece?

Se você observou seus peixes, e notou que as cores estão menos intensas que de costume, é preciso investigar o que houve. Quando identificarmos o que causou este problema, então podemos pensar na solução. Porém, devemos começar entendendo mais sobre a dieta do seu peixe.

Peixe Amarelo

Dieta inadequada

A coloração de cada peixe é definida pelas células chamadas Cromatóforos, já que elas armazenam e sintetizam pigmentos, que ao receberem luz, refletem as cores que observamos. Mas de onde vem esses pigmentos que elas armazenam? Justamente da alimentação!

As cores são formadas misturando vários tipos de pigmentos, por isso, quanto mais desses pigmentos estiverem na dieta do seu peixe, mais coloridos eles devem ser. Por outro lado, quanto mais fraca for a alimentação, mais sem graça a coloração ficará.

Por isso, muitas marcas produzem rações especiais para acentuar e destacar as cores dos peixes. Essa é uma boa maneira de garantir que você está oferecendo toda gama de pigmentos que seu animal precisa. Mas sempre foque em marcas de qualidade, que além dos pigmentos, também ofereceram uma dieta balanceada para seu peixe.

Outra fator que contribui muito para melhorar a coloração do seu peixe é oferecer alimentos vivos, como artêmias e dafnias, por exemplo. Esse tipo de alimento é rico em pigmentos de cor, além de que a variação de alimentos beneficia também o bem-estar do seu peixe. Reduzindo, inclusive o estresse.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Estresse

Fora a alimentação, o estresse também afeta muito as cores do seu peixe. Quer um exemplo? Sabe quando você vai na sua loja preferida de aquário, compra peixes lindos e coloridos, mas quando chega em casa eles estão brancos ou transparentes? Isso acontece justamente por causa do estresse!

Neste caso, é muito fácil, é só esperar um pouco que após eles se acostumarem com sua nova casa, a cor volta. Mas nem sempre, identificar e acabar com estresse do peixe é tão fácil assim. Se o peixe que perdeu a cor, já for um morador antigo do seu aquário, é preciso entender que fatores podem estar contribuindo para o estresse do peixe. Alguns das fontes de stress mais comuns são:

  • Aquários pequenos – Cada espécie precisa de um tamanho mínimo de aquário. Por tanto se você tem pouco espaço para oferecer, escolha peixes para aquários pequenos.
  • Companheiros de aquário inadequados – Existem espécies de peixes que não são compatíveis, por exemplo, um peixe Betta macho não deve viver com outro Betta. Quando não respeitamos essas limitações os peixes se estressam.
  • Parâmetros de água errados – Peixes precisam viver em condições ideais para eles, por isso, devemos respeitar os parâmetros recomendados para cada espécie, em especial pH e temperatura.
  • Peixes de cardume mantidos sozinhos – Peixes de cardumes precisam sempre viver com mais exemplares da mesma espécie. Se não, eles ficam mais tímidos, estressados e, é claro, menos coloridos.
  • Falta de esconderijos – Algumas espécies de peixes são naturalmente mais tímidas, e portanto, precisam de lugares para se isolar de tempos em tempos. Quando eles não encontram, ficam estressados.

Existem muitas outras causas de estresse, todas elas podem contribuir para seu peixe perder a cor. Portanto, foque em eliminar todas as fontes de estresse possíveis. Isso deixará seu peixe mais colorido, e também mais saudável.

Água em más condições

Além dos fatores já mencionados, um aquário sujo ou mal cuidado, também pode levar seus peixes a perder as cores. Excesso de amônia, nitrito e nitrato, substâncias nocivas ao peixe, podem ocasionar todo tipo de doença, estresse e, inclusive perda de cor.

Mas como evitar que isso aconteça? Uma boa manutenção, com trocas parciais de água frequentes (20% por semana, é uma boa regra geral), ajuda muito a manter o aquário livre dessas substancias prejudiciais aos peixes. Além disso, ter um filtro de qualidade é essencial.

Outro ponto que pode contribuir para o aparecimento de amônia é o excesso de alimentação, por isso, nunca dê para seus peixes mais do que eles precisam. Qualquer ração que sobrar, se torna sujeira no seu aquário. Fora isso, um aquário super lotado também produz mais poluição, se tornando muito difícil manter um ambiente saudável.

Doenças

Um peixe doente, raramente vai mostrar as suas cores mais intensas. Até mesmo porque um peixe doente, muitas vezes está estressado e também não se alimenta muito bem. Nesses casos, é importante primeiro identificar a doença, em seguida tratá-la. Só após isso, se deve pensar em recuperar a cor do seu peixe.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Sinais como pontos brancos na pele, ou um peixe betta parado no fundo do aquário todo o tempo, podem acusar a presença de uma doença. Algumas das doenças mais comuns em peixes de aquário são: Hidropsia, íctio, doença da bexiga natatória, dentre outras.

Após o fim da doença, muito provavelmente seu peixinho irá recuperar suas cores. Mas todo esse processo pode demorar algumas semanas, até que o peixe recupere totalmente sua saúde.

Peixe Disco azul

Causas menos comuns para o peixe perder a cor

Também existem alguns motivos menos comuns para seu peixe estar menos colorido ou brilhante. São razões menos preocupantes e em alguns casos, não são exatamente um problema. Por exemplo, a cor que seu peixe mostra, depende também da iluminação do aquário.

Lâmpadas de cor branca costumam mostrar as cores mais “reais” dos seus peixes. No entanto, algumas tonalidades azuladas ou avermelhadas, também pode deixar seus peixes ainda mais deslumbrantes. Por isso teste as cores de luz que você mais gosta.

Outro ponto importante é que grande parte dos peixes perdem ou diminuem suas cores enquanto estão dormindo. Por exemplo, o Tetra Neon, que tem cores fortes e brilhantes, fica totalmente transparente enquanto dorme. Então, se seu peixe perde a cor no escuro, mas ela volta quando acende as luzes, isso é completamente normal.

O envelhecimento também é importante na hora de avaliar a coloração dos seus peixes. Em algumas espécies principalmente, como é o caso do peixe Betta. O peixe betta costuma perder a intensidade das suas cores, a medida que vai ficando mais velho. E o mesmo acontece com várias outras espécies.

Referência:

  1. National Library of Medicine – Fish Chromatophores–From Molecular Motors to Animal Behavior

Publicado em 31 out, 2022

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Doenças de peixes >

Peixe Bota Aberta
Peixe ofegante ou respirando rápido. Porque acontece e como tratar.
Doenças de peixes
Peixe se esfregando
Peixe se esfregando na decoração e nas pedras. O que fazer?
Doenças de peixes
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes
Betta
Betta com fungos – Como identificar e tratar
Doenças de peixes
Kinguio nadando para cima
Peixe boiando de lado – Doença da bexiga natatória. O que fazer?
Doenças de peixes
Íctio
Íctio ou doença dos pontos brancos. O que é e como tratar?
Água Doce

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Otocinclus
11 peixes de fundo perfeitos para seu aquário
Peixes de Água Doce
água ficando verde no aquário
Água do aquário ficando verde. Veja por que acontece e como resolver.
Algas
Peixe Colorido
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?
Doenças de peixes
Aquário cristalino
Como cuidar de um aquário? 12 dicas para ter o aquário perfeito
Iniciante
Água da torneira
Pode colocar água da torneira no aquário?
Manutenção do aquário
Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta