Logo PeixeseAquarismo.com

Espuma na água do aquário? Porque surge e como resolver.

Uma situação muito comum para todos os aquaristas é o surgimento de espuma na água do aquário. Por ser um problema tão corriqueiro, suas causas e tratamento são muito bem conhecidas.

Espuma no aquário. O que é?

A espuma no aquário surge devido ao acumulo de proteínas e compostos nitrogenados na água, que tem origem na decomposição da matéria orgânica, como sobras de ração, fezes, etc. A quantidade de proteínas também pode estar em desequilibro por fatores como filtro sujo, algum peixe que morreu e não foi retirado, plantas se decompondo, dentre outros.

Vamos entender mais sobre essas possibilidades, para traçarmos as origens do problema e o método correto para resolver.

O que pode causar esse acúmulo de proteínas e amônia?

Como dito acima, isso provavelmente se deve a um aumento na poluição do aquário. Material orgânico está sendo dissolvido em excesso gerando mais amônia e nitrito para sua colônia de bactérias remover. Algumas fontes comuns de detritos que podem poluir seu aquário são:

  • Excesso de comida: Se não consumida pelo peixes, as rações e outros alimentos ficam no aquário, se decompondo e aumentando os níveis de amônia. Até mesmo se os peixes estão consumindo toda a comida, é importante considerar se não está os alimentando demais (alguns peixes são muitos gulosos), porque isso aumenta a quantidade de excrementos na água, que também acabam por gerar amônia.
  • Peixes mortos: Algumas vezes, em aquários grandes ou com muitos esconderijos, um habitante pode morrer em algum canto que impede que ele seja notado. Se ele não for removido, ficará dias aumentando a poluição do seu aquário consideravelmente. Então, esse é um dos piores cenários para geração de poluição e apenas um peixe em decomposição, por dias, pode deixar seu aquário com níveis extremos de amônia e nitrito.
  • Plantas mortas: Assim como os peixes, as plantas também podem acabar morrendo no aquário, ou apenas perdendo partes que ficam se depositando no fundo do aquário, também criando problemas se não removidas. Além de criar um ambiente feio, também produzem substâncias que vão acabar aumentando a poluição.
  • Filtros sem manutenção: Os filtros acumulam muita sujeira. na filtragem mecânica principalmente. Toda água passa por eles varias vezes por hora. Então toda substância que estiver poluindo o aquário, mais cedo ou mais tarde, vai passar pelo filtro. A quantidade de detritos depositados ali pode ser enorme caso você não mantenha uma rotina adequada de manutenção recorrente.
    Você pode comprar um filtro bom diretamente na Amazon:
    Filtro Externo 240L E H 220V Maxxi Power
Espuma no aquário
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Passos para remover a espuma

Para lidar com esse problema é preciso melhorar a limpeza e manutenção do aquário. Portanto, cheque se seus níveis de amônia e nitrito estão zerados, caso não estejam é um grande sinal de que de fato você está lidando com um problema de detritos no aquário. Aqui está uma lista de como atacar as principais fontes de sujeira que citamos acima, caso você siga esses passos a qualidade da água irá aumentar muito, o que melhora a vida dos seus peixes e provavelmente também acabará com o acumulo de espuma na superfície.

  • Faça uma troca parcial de água: Para acelerar o processo de remoção da espuma, devemos começar fazendo uma generosa troca parcial de água (TPA). Remova de 20% a 30% da água do aquário e em seguida reponha com água nova. Não esqueça que é preciso tratar qualquer água que vá entrar no aquário, para remover o cloro e cloramina principalmente. Recomendo usar o Prime, que não apenas remove todo tipo de cloro e derivados, como também ajuda a diminuir os níveis de amônia na água. Você pode comprar Prime diretamente da Amazon:
    Condicionador Prime 100ml
  • Alimente seus peixes com cuidado: Idealmente, tente dar comida aos seus peixes com mais frequência, porém em menor quantidade. Alimenta-los duas a três vezes por dia, com pouca ração, é melhor do que uma vez com muita ração. Então, uma boa regra é a seguinte: De uma quantidade pequena de ração, se ela acabar em menos de trinta segundos, repita a quantidade até que o tempo para ela acabar seja maior que trinta segundos. Dessa maneira, você evita que o alimento se acumule no substrato. Também procure sempre usar rações de qualidade como as da marca Tetra.
  • Remova qualquer animal morto: Sempre que notar que um dos habitantes do seu aquário morreu, o remova imediatamente. Qualquer animal se decompondo pode causar uma explosão nos seu níveis de amônia e nitrito. Da mesma forma, se está a muito tempo sem ver um dos peixes, procure com mais atenção no seu aquário. Ele pode ter morrido em algum lugar de difícil acesso, o que pode fazer com que você não o note e ele acabe se tornando uma fonte oculta de muitos problemas.
  • Remova restos de plantas: Qualquer aquário plantado acaba gerando resíduos de plantas que se soltaram e ficaram pelo aquário. Sejam folhas, caules que morreram ou qualquer outro pedaço, é sempre importante remover qualquer acumulo de detritos. Plantas mortas não são tão prejudiciais quanto os peixes se decompondo, mas ainda são uma fonte relevante de poluição.
  • Limpe seu filtro com frequência: Cheque quinzenalmente a situação do seu filtro, se estiver muito sujo, o limpe. Mas nunca passe mais que um mês sem fazer essa manutenção, mesmo que ele não pareça tão sujo. Um filtro com muitos detritos não irá apenas ter um acumulo de sujeira se decompondo, ele também pode ficar entupido, diminuindo sua capacidade de filtragem. Essa publicação criada por vários veterinários explica mais sobre a importância dos filtros em um aquário.

Espuma no aquário do betta

É muito comum ver em aquários de bettas machos o surgimento de espuma na água, mas na verdade, isso se trata de um ninho de bolhas. Ou seja, é uma estrutura criada pelo betta macho, onde ficam fixados os seus ovos, após um processo de acasalamento. Leia o artigo sobre reprodução do betta, para entender mais sobre isso.

Então se você notar espuma na água do betta, observe bem o seu peixe. Se ele mesmo está criando bolhas na superfície da água, significa que ele está montando seu ninho de bolhas e você não tem nada com que se preocupar.

Espuma no aquário do betta

Um betta que está construindo um ninho de bolhas está mostrando que vê o aquário como seu território, está tão confiante e saudável que sente-se preparado para procriar, ainda que não tenha nenhuma fêmea por perto.

Agora se a espuma está surgindo sem ser criada pelo betta, é importante avaliar o que está errado e tratar seu aquário, usando as informações das seções acima.

Outras causas comuns de formação de espuma

Apesar de a causa mais comum para a espuma seja a poluição no aquário, esse nem sempre é o caso. Existem outras possibilidades. que precisam ser investigadas e caso de fato seja um problema, tratadas. Aqui vai uma lista de outras causas comuns de espuma no aquário:

  • Agitação da água: Na verdade, o próprio movimento da água pode causar uma produção em excesso de bolhas. Se a quantidade for muito grande, essas bolhas podem se acumular na superfície. Uma causa possível desse excesso de bolhas pode ser um filtro externo muito forte, causando uma quantidade exagerada. Com o tempo, as bolhas acabam se desfazendo, mas caso você esteja produzindo bolhas com mais rapidez do que elas explodem, pode acabar ficando com um acumulo na água. Mas aumentar o nível da água do aquário, pode diminuir a altura da queda d´água, reduzindo a quantidade das bolhas. Em todo caso, esse acumulo não prejudica em nada seu aquário, no máximo pode ter um impacto estético desagradável.
  • Ninho de bolhas: Alguns peixes, como parte do seu ritual de acasalamento, produzem ninhos de bolhas. Esses ninhos, que são formados pelo macho, atraem a fêmea para começar o processo de reprodução. Logo após o acasalamento os ovos são depositados no ninho de bolhas. Se esse for o caso, o ninho persiste na superfície até os ovos eclodirem com os alevinos. Esse é o caso com espécies como Bettas e Gouramis. Então, caso você tenha um desses peixes, e eles estejam formando o ninho, não se preocupe. Isso é na verdade um sinal de que seu aquário está em ótimas condições, pois peixes só costumam se reproduzir em aquários com ótimas condições e quase nenhuma poluição.
  • Medicamentos e outros químicos: Alguns produtos químicos e medicamentos podem deixar resíduos na água. Caso você tenha usado algum tratamento essa pode ser a causa. Sendo assim, após o fim do tratamento, aumente a quantidade e frequência das suas trocas parciais afim de eliminar todas as substâncias deixadas pelos medicamentos.
  • Sabão: Outra causa muito comum, porém muito perigosa, é o uso de sabão. Muitas vezes a espuma acumulada se deve a pequenos resíduos de sabão que se encontram no aquário. Estes podem ser, então, decorrentes do uso na limpeza de algum elemento do aquário (enfeites, pedras, etc.) ou até mesmo devido a uso de sabão e detergentes para limpar objetos perto do aquário. Se mesmo uma gota de detergente cair dentro, pode ocasionar uma grande quantidade de espuma. Esse é um dos casos mais perigosos, pois sabão é muito nocivo e pode até matar os peixes. Se você suspeita que isso tenha ocorrido, execute uma troca parcial grande (por volta de 50%) e nos dias subsequentes, trocas menores (por volta de 10%). Faça isso durante uma semana, para remover ou pelo menos reduzir muito a quantidade de sabão dissolvida na água.

Não se desespere, é um problema muito comum

Sempre que achar espuma na água do seu aquário, investigue as causas. Meça os níveis de amônia e nitrito. Se os níveis estiverem zerado, pense se pode ser uma das causas alternativas, citadas acima. Após achar a causa, trate o problema de forma adequada, mas não é necessário entrar em pânico.

Espuma é um problema corriqueiro, enfrentado por todos os aquaristas e, muito provavelmente, irá acabar em alguns dias ou semanas. Então, tenha paciência e continue cuidando do seu aquário.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 6 Maio, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Água Doce >

Aquário Ácido

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Aquário Ácido