Pode colocar água da torneira no aquário?
Para quem já tem aquários há bastante tempo essa pergunta pode parecer muito fácil de responder. No entanto, saber se pode colocar água da torneira no aquário é um dos conhecimentos mais fundamentais que um iniciante precisa adquirir. A qualidade da água do aquário é um dos fatores mais determinantes na saúde do seu peixe, então devemos tratar essa questão com todo cuidado.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!
Não se deve colocar água da torneira diretamente no aquário. As empresas de abastecimento injetam cloro ou cloramina na água para livrá-la de bactérias, virus e outros micróbios. A concentração dessas substâncias é baixa e, portanto, não afeta os humanos. No entanto, essa quantidade é suficiente para prejudicar imensamente seus peixes. Por isso, sempre precisamos tratar a água da torneira, antes de colocá-la no aquário.
Para escolher a maneira certa de tratar sua água, é interessante saber um pouco mais sobre alguns assuntos. Vamos falar nesse artigo sobre a composição da água que chega nas nossas casas, as melhores maneiras de tratar a água da torneira e a diferença entre cloro e cloramina.
Diferença entre cloro e cloramina
O cloro durante muito tempo foi a principal escolha das empresas de distribuição, na hora de manter a água limpa nos canais de abastecimento para as casas. Ou seja, era injetado na água para que ela continuasse livre de virus, bactérias e outros microrganismos enquanto ela viajava pelos longos canos que abastecem a cidade.
No entanto, o cloro é altamente volátil e abandona gradativamente a água, quando em contato com o ar. Logo, uma grande quantidade da substância acabava se perdendo, muito antes de chegar na casa dos consumidores. Por isso, começou a ocorrer uma migração para o uso da cloramina. Essa substância é muito menos volátil, mas continua sendo eficiente na hora de combater bactérias, vírus e etc. Assim, se tornou uma substância mais interessante para as empresas.
Como o cloro é mais volátil, ele é mais fácil de ser removido da água do que a cloramina, e portanto os métodos de tratamento para os dois podem ser um pouco diferentes. Além disso, existem empresas de abastecimento que usam cloro e outras que usam cloramina, tornando necessário tratar a água para as duas substâncias, ou então, descobrir a composição da água que chega na sua casa. Mas o importante é entender, que em ambos os casos, a água deve ser tratada antes de ir da torneira para o aquário.
Composição da água que chega nas nossas torneiras
O ministério da Saúde é quem define a qualidade mínima da água que chega na nossa casa, portanto as empresas de abastecimento e tratamento têm que seguir esses valores informados pelo ministério. De acordo com a Portaria 2914, o cloro residual livre deve ser no mínimo 2mg/L. Dessa maneira, a composição pode variar de empresa pra empresa, mas não fora dos limites definidos para todas.
No Brasil, é muito mais comum o uso do cloro do que da cloramina. Os sites da CEDAE (Rio de Janeiro) e SABESP, por exemplo não mencionam o uso da cloramina. Em Portugal, a EPAL também não menciona nada sobre o uso da substância. No entanto, caso você queira saber sobre sua região, é melhor entrar em contato direto com a empresa de abastecimento. Até mesmo porque a mesma empresa pode variar esse uso de região para região.
Como tratar a água da torneira antes de colocar no aquário
Existem dois métodos principais para tratar a água da torneira antes de colocá-la no aquário. Vamos falar sobre os dois aqui, mas é preciso entender que o primeiro método serve apenas para eliminar o cloro. Enquanto o segundo, elimina tanto o cloro quanto a cloramina.
Deixe a água descansar em um recipiente aberto
Se você precisa remover apenas o cloro da água, existe um método fácil e completamente sem custo.
- Encha recipientes com a quantidade de água que você precisa.
- Deixe os recipientes abertos por 48 horas. O cloro por ser muito volátil irá evaporar.
- Recomenda-se colocar uma bombinha de ar para ajudar a circular a água.
Prós:
- Muito barato
Contras:
- Remove apenas o cloro
- Sua eficiência é questionável, e muitos aquaristas acabam deixando os recipientes descansando por até uma semana, antes de colocar a água no aquário.
Utilize um condicionador de água
Agora se você não sabe a composição da água da sua torneira, ou sabe que ela tem cloramina, você estará muito mais seguro utilizando um condicionar de água. Estes são produtos que são criados especificamente para deixar a água em condições ideais para ser inserida no aquário.
Eles removem o cloro, a cloramina e alguns ainda ajuda na remoção de amônia, metais pesados e outras substâncias nocivas. Dentre os mais utilizados estão o Prime da Seachem e o Aquasafe da Tetra. Ambos produtos são de muita qualidade e garantem uma água adequada para seus peixes.
Para utilizar o condicionador de água, basta seguir as instruções do produto que você escolher. Em linhas gerais, todos seguem a mesma forma de utilização: pingue algumas gotas e espere alguns minutos. Embora, alguns produtos, como o Prime, agem imediatamente.
Prós:
- Muito eficiente.
- Remove cloro e cloramina.
- Também pode remover outras substâncias nocivas, como metais pesados.
Contras:
- Possui custo, mas existem alguns condicionadores mais baratos.
Qual a melhor opção?
Eu poderia dizer que os dois métodos são validos e que cada um escolhe a opção que mais se adequa as suas necessidades. Mas a verdade é que eu recomendo fortemente o uso de condicionadores de água para aquários.
A composição da água que vem das empresas de abastecimento varia muito, e nunca temos como ter certeza se estamos utilizando cloro, cloramina, ou até mesmo se temos outras substâncias nocivas que entraram no sistema de distribuição.
Deixar a água descansando por 48 horas ainda é um método válido e pode ser usado caso precise se economizar dinheiro. No entanto, ainda podem ocorrer problemas. Ou seja, é contar um pouco com a sorte.
Por esses motivos, acredito que a melhor opção para os aquaristas é comprar um condicionador de água de qualidade. Seus peixes agradecem!