Logo PeixeseAquarismo.com

Água do aquário ficando verde. Veja por que acontece e como resolver.

Você se esforça para manter seu aquário lindo e saudável, mas de repente, começa a notar um tom esverdeado surgindo. Pouco tempo depois, a água do aquário está ficando verde e turva, quase impossibilitando que você veja seus peixes. Soa familiar? Você está passando por isso agora? Não se preocupe! Esse é um problema totalmente solucionável, e vamos te mostrar um passo a passo para deixar seu aquário lindo outra vez.

A cor verde na água do aquário se deve a um grande aumento na quantidade de algas suspensas. Quando esse crescimento não é combatido, as algas se proliferam sem controle, podendo deixar a água tão verde, que você não consegue nem ver seus peixes lá dentro. E o problema é que essas algas suspensas se reproduzem com uma facilidade muito grande. Mesmo se você trocar 50% da água do aquário, muito provavelmente no dia seguinte, ela já estará tão verde quando no anterior. Apesar de não causar grandes danos, esse é um problema que deixa o aspecto do aquário horrível, portanto quanto antes resolvermos, melhor!

Quais as causas de água verde no aquário?

Como dito anteriormente, a água fica verde no aquário devido a uma explosão no número de algas em suspensão. Porém esse aumento não acontece do nada, pelo contrário, quase sempre é resultado de algum problema no aquário. Dentre as causas, 5 se destacam:

Luz em excesso

A luz é fundamental para as plantas do seu aquário. No entanto, as algas também fazem fotossíntese, portanto a luz também incentiva seu crescimento. O excesso de luz pode ser causado por uma lâmpada muito intensa ou por deixar o aquário com iluminação por períodos muito longos. Outro fator que pode ser prejudicial, é se o aquário recebe luz solar, já que ela é muito mais intensa do que as plantas de aquário precisam.

Excesso ou falta de nutrientes

As plantas precisam de nutrientes para crescer, mas as algas também! Então qualquer nutriente em excesso, que não é consumido pelas plantas, pode ficar a disposição para as algas. Por outro lado, a falta também pode causar a morte das plantas, que consumirão menos nutrientes, e com isso, os disponibilizarão outra vez para as algas. Logo, é preciso encontrar o equilíbrio nessa quantidade.

Pouca ou nenhuma manutenção do aquário

Um aquário precisa de manutenção para se manter bonito e saudável. Ou seja, trocas parciais de água, manutenção do filtro e testes de água, são atividades importantes, que precisam ser feitas com frequência. Se não, a qualidade da água acaba se degradando com o tempo, incentivando o aumento de algas e até mesmo doenças.

Água verde no aquário

Como acabar com a água verde do aquário

Os passos a seguir ajudarão na resolução desse problema tão irritante. Infelizmente pode ser um tratamento longo, podendo demorar de alguns dias até 2 semanas para a eliminação total. Mas tenha paciência e disciplina, pois logo você terá seu aquário com água cristalina de novo.

Passo 1 – Trocas parciais de água maiores e com maior frequência

Trocar 20% da água do aquário todo dia (ou pelo menos uma vez a cada dois dias) durante o tratamento, permite acelerar a eliminação das algas. Fora isso, as trocas também ajudam a manter a química do aquário balanceada, reduzindo a concentração de nitrato e outras substâncias apreciadas pelas algas. Esse passo não ajuda na resolução permanente do problema, mas acelera bastante o processo.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Passo 2 – Reduzir a luz

O segundo passo para combater a água verde é garantir que você está oferecendo a quantidade certa de luz para suas plantas. Isso não é apenas sobre se a luz é forte ou fraca, mas também sobre quantas horas ela fica ligada. Cada aquário tem necessidades diferentes, mas em geral, as lâmpadas devem ficar ligadas no máximo 8 horas, e para tratar esse problema, podemos até reduzir ainda mais esse horário.

Além disso, a intensidade da luz também é importante, portanto você precisa saber quantos lumens por litro suas plantas precisam e nunca oferecer mais do que isso. E se seu aquário recebe luz solar, o remova para outro lugar o mais rápido possível. Já em aquários sem plantas, a luz deve ser apenas o suficiente para iluminar o tanque, não havendo necessidade de lâmpadas mais potentes.

Caso você não tenha plantas, ou tenha plantas muito resistentes, um “apagão” também é uma boa alternativa. Essa abordagem consiste em bloquear todas as luzes de entrarem no aquário (até as luzes do ambiente). Fazendo isso por 5 dias, as algas verdes morrem ou pelo menos se reduzem muito.

Passo 3 – Tenha um filtro eficiente

O filtro do aquário deve ter uma vazão entre 5 a 10 vezes o volume do aquário. Portanto, se o seu filtro não obedece essa regra, adquira um novo. Mas não é apenas isso, os filtros precisam de manutenção, ou seja uma vez ao mês, você deve limpá-lo da maneira correta. Com um filtro funcionando adequadamente, a eliminação da água verde e turva se torna muito mais eficiente.

Passo 4 (Opcional) – Use um filtro UV

Esse é o caminho mais rápido e fácil para acabar com a água verde no aquário. A água passa dentro do filtro Ultravioleta e as algas em suspensão são eliminadas. O lado bom desse método é sua rapidez e eficiência, além de que também acaba com vírus e outros organismos nocivos. O lado negativo é que isso tem um custo razoável e a instalação do filtro pode ser difícil para iniciantes.

O filtro Ultravioleta irá acabar com o problema rapidamente e de uma vez por todas, enquanto você continuar usando o filtro. Como ele não trata a origem do problema (desequilíbrio de nutrientes, excesso de luz e falta de manutenção), se você parar de utilizá-lo, a água verde pode voltar.

Passo 5 (Opcional) – Use produtos especializados em deixar a água cristalina

Essa é uma solução para ser usado apenas em último caso, já que devemos, sempre que possível, evitar colocar substâncias químicas no aquário. No entanto, se você quiser eliminar a água verde rapidamente, produtos como Clarity da Seachem e Cristal da Labcon podem fazer isso em muito pouco tempo (algumas vezes em menos de 1 dia). O lado negativo é que esses produtos só tratam os sintomas, mas não a causa do problema. Portanto, se você não executar o passo 1, 2 e 3 citados acima, muito provavelmente a água voltará a ficar verde no futuro.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Como impedir que a água do aquário fique verde

Para prevenir que a água verde volte, é preciso se atentar para as 3 causas principais dessa proliferação das algas suspensas: excesso de luz, desequilíbrio de nutrientes e manutenção ineficaz no aquário. Portanto, para evitar que isso ocorra de novo, devemos adotar os seguintes cuidados na nossa rotina de cuidados com o aquário:

  • Luzes ligadas no máximo 8 horas por dia (Mas adaptar às necessidades das plantas);
  • Trocas parciais de água de pelo menos 20% uma vez por semana;
  • Manutenção mensal do filtro;
  • Não dê alimentos em excesso para os peixes;
  • Não tenha peixes em excesso no aquário. Saiba quantos peixes você pode colocar por litro;
  • Tenha plantas naturais. Elas competem por nutrientes com as algas, ajudando no seu controle.
  • Se você usa fertilização líquida no seu aquário, ofereça apenas a quantidade ideal para as necessidades das plantas.

Seguindo esses passos, raramente você terá qualquer problema com água ficando verde no aquário.

A água verde prejudica meus peixes e plantas?

A boa notícia, é que a água verde não vai prejudicar seus peixes! E até mesmo as plantas raramente são danificadas devido a presença dessas algas em suspensão. A única exceção é quando a água fica tão verde que bloqueia a entrada de luz, pois nesses casos prejudicará a fotossíntese das plantas.

Publicado em 20 nov, 2022

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Algas >

algas no vidro
Peixes comedores de algas. Quais os melhores?
Algas
algas verdes
Algas verdes no aquário. Causas e como eliminar?
Água Doce
Infestação de alga peteca
Como eliminar alga peteca? Aprenda o modo mais eficiente.
Água Doce
Alga marrom no vidro
Alga marrom no aquário. Como prevenir e remover?
Algas

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Otocinclus
11 peixes de fundo perfeitos para seu aquário
Peixes de Água Doce
água ficando verde no aquário
Água do aquário ficando verde. Veja por que acontece e como resolver.
Algas
Peixe Colorido
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?
Doenças de peixes
Aquário cristalino
Como cuidar de um aquário? 12 dicas para ter o aquário perfeito
Iniciante
Água da torneira
Pode colocar água da torneira no aquário?
Manutenção do aquário
Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta