Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe betta com olho inchado: Aprenda como prevenir e tratar

Alguns tipos de peixes são apreciados por seus olhos grandes, redondos e salientes, como certas espécies de peixinho dourado. No entanto, se você ver que seu peixe betta está com os olhos inchados, é um sinal de uma condição séria que requer atenção imediata; o tratamento precoce pode evitar a cegueira ou até mesmo a morte do seu peixe.
Neste artigo, separamos diversas informações de porque isso acontece, como prevenir e tratar seu peixe betta com olho inchado.

Betta com o olho inchado. O que é?

A doença conhecida como “Pop Eye”, também chamada de doenças dos “olhos saltados”, é caracterizada por inchaço de forma anormal na região dos olhos do peixe betta, geralmente com um anel branco ao redor dos olhos. Seu tratamento é simples e eficiente, se feito nos estágios inicias.

De acordo com o Betta Fish Rescue, a condição resulta de uma de três causas:

  • Infecção bacteriana: se o aquário do seu betta não estiver totalmente limpo, uma infecção bacteriana no olho pode ser a causa do inchaço.
  • Doença interna: em alguns casos a doença já faz parte da genética do peixe e acontece de forma espontânea, em outros alguma outra doença provoca o inchaço nos olhos do peixe betta.
  • Lesão: quando apenas um olho é afetado, a causa pode ser uma lesão física no olho do peixe.

Um ferimento pode ser causado pela decoração do tanque ou após sua captura para algum tipo de manuseio mas, no geral, as bactérias são a causa mais comum da doença.

Com o tratamento imediato, a maioria dos casos de “Pop Eye” são curáveis. Porém, se a doença estiver muito avançada, o peixe pode perder um dos olhos ou até mesmo morrer.

As más condições da água também podem contribuir para o inchaço dos olhos. Se um ou mais peixes em seu aquário apresentarem olhos saltados para fora, teste a água para determinar se algo está errado com sua química.

Tratamento para a doença

Se o seu peixe betta mora sozinho, você pode administrar o medicamento de que ele precisa para tratar a doença adicionando-o diretamente à água.
Se ele tem outros companheiros, você precisará isolá-lo em um tanque particular assim que você notar o inchaço no olho do seu peixe betta.

Como a doença pode ser causada pelas más condições da água, deve-se preparar um tanque com as condições ideais para a transferência dele e a água atual do aquário deve ser totalmente trocada.

Enquanto seu betta estiver doente, planeje trocar a água do tanque completamente a cada dois ou três dias. Certifique-se de usar um condicionador de água para remover o cloro e outros aditivos que podem deixar seu betta ainda mais doente.

Betta de cauda laranja
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Tipos de remédio para o tratamento

Existem três tipos de tratamento que você pode adicionar à água do seu peixe para curá-lo:

  • Antibióticos: Existem vários tipos de antibióticos que pode ser usados, sendo a ampicilina um dos mais famosos. Ela vem em cápsulas que você pode quebrar na água. Certifique-se de adicionar uma nova cápsula sempre que fizer a troca da água. Tanques menores podem exigir apenas meia cápsula, portanto, siga cuidadosamente as instruções no rótulo do medicamento. No entanto, só um veterinário pode indicar o melhor medicamento para doenças parasíticas.
  • Sais de aquário: embora os bettas sejam peixes de água doce, adicionar um pouco de saís de aquário pode ajudá-los a construir uma camada de limo saudável que ajuda a proteger contra bactérias. Siga as instruções com cuidado e não o use por mais de 10 dias para evitar ferir seu betta.
  • Banho de sal Epsom: Se você suspeitar que seu peixe sofreu um ferimento que causou o inchaço em apenas um lado da cabeça, administre um banho de sal Epsom. Em um tanque separado, adicione 1 colher de sopa de sal Epsom por galão de água e deixe dissolver completamente. Coloque o peixe no banho de sal Epsom por 10 minutos antes de movê-lo de volta ao aquário principal.

Cuidado, se o seu peixe tiver problemas para respirar ou demonstrar que está perdendo a consciência, remova-o do banho de sal e coloque-o de volta em seu ambiente de água doce limpo imediatamente.

Como prevenir o inchaço nos olhos em peixes betta

Como o inchaço é causado por uma grande variedade de problemas, não há solução mágica para prevenir sua ocorrência. No entanto, se o tanque for bem conservado, trocas de água são realizadas regularmente e os peixes são alimentados com uma ração nutritiva, as chances de adoecerem são bastante reduzidas.

Monitore a química da água do tanque e observe seus peixes diariamente em busca de sinais de doença. Se os cuidados básicos forem seguidos meticulosamente, é improvável que ocorra o inchaço dos olhos de seu peixe betta; e se isso acontecer, provavelmente não será fatal.

Para manter seu aquário e peixe saudáveis, recomendamos um bom condicionador e uma ração nutriente, que podem ser encomendados na Amazon:

Anticloro e Condicionador Prime 100ml
Spirulina Fish 100g Nutricon

Dicas gerais para manter seu betta saudável

Como os peixes betta costumam ficar sozinhos, é menos provável que entrem em contato com doenças do que outros peixes. Mesmo assim, existem alguns passos básicos que você deve seguir para proteger seu betta contra doenças e mantê-lo saudável. Todas essas dicas inclusive contribuem para evitar o aparecimento do Pop Eye.

Betta cauda amarela

Em primeiro lugar, certifique-se de que tudo o que você adicionar ao aquário esteja limpo. Ao comprar plantas de aquário vivas, é uma boa ideia lavá-las completamente para não transferir algo acidentalmente para o seu aquário. Ao adicionar novas decorações, primeiro limpe-as cuidadosamente.

Outro componente importante para manter seu betta saudável é manter a química da água em seu tanque estável. Ter um sistema de filtragem instalado é fundamental – certifique-se de que ele forneça filtragem mecânica e química e mantenha o filtro limpo e em boas condições.
É possível encomendar um filtro diretamente do Amazon:
Filtro Externo Maxxi Power Hf-360 360L

Um aquecedor de aquário submersível o ajudará a manter uma temperatura estável no aquário. Você também pode testar a água uma vez por semana ou mais para ter certeza de que a química está estável.

O peixe betta é de longe uma das espécies de água doce mais bonitas. São animais de estimação maravilhosos para os aquaristas iniciantes. Se você quiser aproveitar seu betta o máximo possível, certifique-se de fornecer a ele um aquário grande o suficiente e tome medidas para manter a alta qualidade da água. No caso de seu betta adoecer, resolva o problema rapidamente para garantir uma recuperação completa.

*No caso de seu peixe adoecer, o melhor caminho sempre é consultar um veterinário. Este é o profissional mais capacitado para diagnosticar e definir o melhor tratamento para qualquer animal.

Publicado em 12 dez, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta Amarelo

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta Amarelo