Quanto tempo vive um Peixe Betta
Revisado por: Marcelo PedrazHome > Peixe Betta >
É bastante comum escutar de lojistas de aquário e até mesmo de aquaristas, que o Peixe Betta vive por pouco tempo. Essa informação, no entanto, não é verdade. Quando são cuidados corretamente, peixes Bettas vivem por volta de 5 anos.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!
Nesse artigo, vamos disponibilizar bastante informação sobre quanto tempo o Peixe Betta vive, e como você pode aumentar a expectativa de vida do seu peixe.
A expectativa de vida do Peixe Betta
A expectativa de vida do Peixe Betta varia entre 2 à 5 anos. Sua carga genética, a dieta e a qualidade do seu habitat, são os principais fatores que vão influenciar o quanto seu peixe vai viver. Quando mantidos em aquários pequenos e com a água de má qualidade (com mudanças de temperatura e acúmulo de amônia, por exemplo), o Betta provavelmente não chegará à um ano de idade.
Agora, quando o Betta é mantido em uma aquário de tamanho apropriado e com a água nas condições ideais, seu peixe pode viver por anos. E não é apenas isso, ele será mais colorido, mais ativo e muito mais saudável.
Como fazer seu Betta viver por mais tempo
O bem-estar e saúde do Peixe Betta são responsabilidades do aquarista, logo ele é o único que pode ajudar seu peixe a viver mais. Para tanto, temos que fornecer ao peixe tudo que é necessário para que ele viva feliz e por muito tempo. Felizmente, as necessidades do Peixe Betta são bem básicas:
- Um ambiente apropriado para viver;
- Dieta completa e balanceada;
- Enriquecimento ambiental
Alguns desses termos podem assustar os iniciantes, mas são conceitos muito fáceis de se entender e aplicar. Vamos discuti-los mais a fundo nos próximos tópicos.
Ambiente apropriado
Quando falamos de construir um ambiente positivo para o Betta, estamos falando de garantir a qualidade da água (livre de substâncias tóxicas, como amônia), ter os parâmetros físicos e químicos adequados à espécie (como pH e Temperatura), e manter os aquários (e equipamentos) sempre limpos e funcionando. Além disso, precisamos fornecer ao Betta o espaço necessário para se deslocar de maneira satisfatória. Alguns equipamentos como filtro e aquecedor também ajudam muito no bem-estar e, consequentemente, na saúde do seu peixe.
É muito fácil manter o ambiente ideal para o Peixe Betta. Você deve providenciar um aquário de ao menos 18 litros (idealmente 25), com um sistema de filtragem (não esqueça de ciclar o aquário antes) e um aquecedor para manter a temperatura constante. Usando alguns testes encontrados nas lojas, você pode sempre checar se os parâmetros estão corretos. O mínimo que devemos ter em casa é um termômetro, um kit de teste de amônia e outro kit de teste de pH.
No caso dos Bettas, deve se procurar manter o pH perto de 7, a temperatura por volta de 26ºC e a amônia zerada.
Dieta
A alimentação é um dos principais fatores que afetam o quanto seu Peixe Betta vive. Logo, se você quer aumentar a expectativa de vida do seu peixe, use apenas rações de qualidade e na quantidade certa. Alimentos de má qualidade, ou em excesso, afetam a saúde do seu peixe, além de destruírem a qualidade da sua água, a deixando poluída rapidamente.
Então, se você deseja fornecer uma alimentação rica e balanceada para seu Betta, forneça comida de qualidade, de 3 a 5 vezes por dia, mas em pouca quantidade. Cada vez que for alimentá-lo, dê uma quantidade de comida equivalente ao tamanho do olho do peixe.
Enriquecimento ambiental
O enriquecimento ambiental consiste em técnicas e procedimentos para melhorar o ambiente que seu peixe vive, aumentando assim seu bem-estar e, logo, sua expectativa de vida. Na prática, isso significa fornecer ao seu peixe o maior aquário possível, com plantas, troncos, rochas e etc. Todos esses elementos ativam a curiosidade do peixe, evitando que ele fique entediado ou deprimido (sim, cientistas dizem que peixes podem ficar tristes).
Além disso, essas decorações também criam esconderijos, onde o betta pode ficar para descansar ou se proteger. Toda essa preocupação com o bem-estar e ambiente do seu peixe acaba valendo a pena, já que aumenta em muito a expectativa de vida dele.
Quanto tempo vive um Peixe Betta na natureza?
A resposta dessa pergunta pode surpreender, pois na natureza os Bettas acabam vivendo consideravelmente menos. Isso ocorre devido as mudanças sazonais nos ambientes em que a espécie vive. O habitats naturais desses animais estão sujeitos a períodos de seca e de inundação ao longo do ano.
Toda essa variação torna o ambiente quase inóspito, obrigando esses peixes a viverem por longos períodos em pequenas poças de água durante o período de seca. Dentre as adversidades ambientais encontradas pelo Peixe Betta, podemos destacar:
- Viver em poças rasas e pequenas;
- Água poluída, devido ao pequeno volume de água;
- Poucos esconderijos contra predadores;
- Alta incidência de predadores no ambiente;
- Maior concentração de parasitas e outras agentes patogênicos.
Esses são alguns dos principais fatores que fazem o Betta poder viver muito mais tempo no aquário, do que na natureza. Enquanto em aquários eles podem chegar à 5 anos de vida, na natureza não costumam chegar à 2 anos.
Referências
Woodhead, A.D. (1974). Aging changes in the siamese fighting fish, Betta splendens—I. The tests. Experimental Gerontology, 9(2), 75-78.
Bukhori, M.A.S. (2016). Study the early life cycle of Siamese fighting fish, Betta splendens spp (Doctoral dissertation, Faculty of Agro-Based Industry).
Das, M. (1994). Age determination and longevity in fish. Gerontology, 40(2-4), 70-96.
Song, M. (2006). Caring for Betta Fish.
Woodhead, A.D. (1974). Aging changes in the siamese fighting fish, Betta splendens—I. The tests. Experimental Gerontology, 9(2), 75-78.