Logo PeixeseAquarismo.com

Quanto tempo vive um Peixe Betta

Por: Rodrigo Matos | Publicado em 22/12/2022 Revisado por: Marcelo Pedraz

É bastante comum escutar de lojistas de aquário e até mesmo de aquaristas, que o Peixe Betta vive por pouco tempo. Essa informação, no entanto, não é verdade. Quando são cuidados corretamente, peixes Bettas vivem por volta de 5 anos.

Nesse artigo, vamos disponibilizar bastante informação sobre quanto tempo o Peixe Betta vive, e como você pode aumentar a expectativa de vida do seu peixe.

A expectativa de vida do Peixe Betta

A expectativa de vida do Peixe Betta varia entre 2 à 5 anos. Sua carga genética, a dieta e a qualidade do seu habitat, são os principais fatores que vão influenciar o quanto seu peixe vai viver. Quando mantidos em aquários pequenos e com a água de má qualidade (com mudanças de temperatura e acúmulo de amônia, por exemplo), o Betta provavelmente não chegará à um ano de idade.

Agora, quando o Betta é mantido em uma aquário de tamanho apropriado e com a água nas condições ideais, seu peixe pode viver por anos. E não é apenas isso, ele será mais colorido, mais ativo e muito mais saudável.

Como fazer seu Betta viver por mais tempo

O bem-estar e saúde do Peixe Betta são responsabilidades do aquarista, logo ele é o único que pode ajudar seu peixe a viver mais. Para tanto, temos que fornecer ao peixe tudo que é necessário para que ele viva feliz e por muito tempo. Felizmente, as necessidades do Peixe Betta são bem básicas:

Alguns desses termos podem assustar os iniciantes, mas são conceitos muito fáceis de se entender e aplicar. Vamos discuti-los mais a fundo nos próximos tópicos.

Betta laranja

Ambiente apropriado

Quando falamos de construir um ambiente positivo para o Betta, estamos falando de garantir a qualidade da água (livre de substâncias tóxicas, como amônia), ter os parâmetros físicos e químicos adequados à espécie (como pH e Temperatura), e manter os aquários (e equipamentos) sempre limpos e funcionando. Além disso, precisamos fornecer ao Betta o espaço necessário para se deslocar de maneira satisfatória. Alguns equipamentos como filtro e aquecedor também ajudam muito no bem-estar e, consequentemente, na saúde do seu peixe.

É muito fácil manter o ambiente ideal para o Peixe Betta. Você deve providenciar um aquário de ao menos 18 litros (idealmente 25), com um sistema de filtragem (não esqueça de ciclar o aquário antes) e um aquecedor para manter a temperatura constante. Usando alguns testes encontrados nas lojas, você pode sempre checar se os parâmetros estão corretos. O mínimo que devemos ter em casa é um termômetro, um kit de teste de amônia e outro kit de teste de pH.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

No caso dos Bettas, deve se procurar manter o pH perto de 7, a temperatura por volta de 26ºC e a amônia zerada.

Dieta

A alimentação é um dos principais fatores que afetam o quanto seu Peixe Betta vive. Logo, se você quer aumentar a expectativa de vida do seu peixe, use apenas rações de qualidade e na quantidade certa. Alimentos de má qualidade, ou em excesso, afetam a saúde do seu peixe, além de destruírem a qualidade da sua água, a deixando poluída rapidamente.

Então, se você deseja fornecer uma alimentação rica e balanceada para seu Betta, forneça comida de qualidade, de 3 a 5 vezes por dia, mas em pouca quantidade. Cada vez que for alimentá-lo, dê uma quantidade de comida equivalente ao tamanho do olho do peixe.

Enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental consiste em técnicas e procedimentos para melhorar o ambiente que seu peixe vive, aumentando assim seu bem-estar e, logo, sua expectativa de vida. Na prática, isso significa fornecer ao seu peixe o maior aquário possível, com plantas, troncos, rochas e etc. Todos esses elementos ativam a curiosidade do peixe, evitando que ele fique entediado ou deprimido (sim, cientistas dizem que peixes podem ficar tristes).

Além disso, essas decorações também criam esconderijos, onde o betta pode ficar para descansar ou se proteger. Toda essa preocupação com o bem-estar e ambiente do seu peixe acaba valendo a pena, já que aumenta em muito a expectativa de vida dele.

Quanto tempo vive um Peixe Betta na natureza?

A resposta dessa pergunta pode surpreender, pois na natureza os Bettas acabam vivendo consideravelmente menos. Isso ocorre devido as mudanças sazonais nos ambientes em que a espécie vive. O habitats naturais desses animais estão sujeitos a períodos de seca e de inundação ao longo do ano.

Toda essa variação torna o ambiente quase inóspito, obrigando esses peixes a viverem por longos períodos em pequenas poças de água durante o período de seca. Dentre as adversidades ambientais encontradas pelo Peixe Betta, podemos destacar:

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Esses são alguns dos principais fatores que fazem o Betta poder viver muito mais tempo no aquário, do que na natureza. Enquanto em aquários eles podem chegar à 5 anos de vida, na natureza não costumam chegar à 2 anos.

Referências

Woodhead, A.D. (1974). Aging changes in the siamese fighting fish, Betta splendens—I. The tests. Experimental Gerontology, 9(2), 75-78.
Bukhori, M.A.S. (2016). Study the early life cycle of Siamese fighting fish, Betta splendens spp (Doctoral dissertation, Faculty of Agro-Based Industry).
Das, M. (1994). Age determination and longevity in fish. Gerontology, 40(2-4), 70-96.
Song, M. (2006). Caring for Betta Fish.
Woodhead, A.D. (1974). Aging changes in the siamese fighting fish, Betta splendens—I. The tests. Experimental Gerontology, 9(2), 75-78.

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Peixe Betta

Betta fazendo ninho de bolhas
Peixe Betta
Por que o peixe Betta faz bolhas

Qualquer pessoa que tenha um peixe Betta macho já deve ter se deparado com a…

Continue lendo
Betta sozinho no aquário
Peixe Betta
Por que o peixe betta tem que viver sozinho?

Quando pensamos nos peixes Betta, a primeira imagem que nos vem à mente é um…

Continue lendo
Peixe betta laranja e azul
Peixe Betta
A impressionante origem do peixe Betta e como ele virou o peixe de briga

O peixe Betta é um dos peixes mais populares no mundo. Eles são originários do…

Continue lendo
Betta triste no aquário
Peixe Betta
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?

Poucas coisas são mais tristes do que perder um peixe que nós gostamos muito. Ainda…

Continue lendo
Betta quieto
Peixe Betta
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?

Você está achando seu betta muito parado, quieto ou simplesmente mais “devagar” do que o…

Continue lendo
Betta Nadando
Peixe Betta
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?

O betta é um peixe lindo e de comportamento fascinante, no entanto eles também podem…

Continue lendo