Logo PeixeseAquarismo.com

Peixes que não precisam de oxigênio (bombinha)

Essa é uma pergunta de muitos iniciantes no hobby: Qual peixes podemos criar sem (bombinha de) oxigênio? Essa indagação surge devido ao costume que algumas pessoas tem de criar bettas em aquários sem filtro e sem bomba de oxigênio, mas será que essa é uma boa condição para manter um peixe?

Não existe peixe que não precise de oxigênio para respirar. Mas existem espécies que, além do oxigênio dissolvido na água, conseguem absorver oxigênio diretamente do ar. Dentre eles estão os Bettas, Trigocaster, Colisa, Paraíso e Beijador.

Sendo assim, estes peixes não precisam de uma grande quantidade de oxigênio injetada na água. Porém, isso não significa que estas espécies não precisam de um filtro. Já que o filtro exerce duas funções, eles auxiliam na oxigenação da água, mas também mantém a qualidade da água do aquário.

Meu peixe precisa de uma bombinha de oxigênio?

Em sua grande maioria, os peixes respiram apenas consumindo o oxigênio dissolvido na água, no entanto isso não significa que seu aquário necessite de uma bombinha de oxigênio. Na verdade, o que muita gente não sabe, é que nenhum aquário realmente necessita de uma bombinha de oxigênio. A maioria das pessoas pensa que aquelas bolhas que aparecem saindo da bomba é o que oxigena a água, mas isso não é verdade.

O modo como a água se abastece de oxigênio, é principalmente devido a trocas gasosas acontecendo na superfície da água. E como fazemos para facilitar essas trocas gasosas? Precisamos manter a agitação da superfície, isso faz com que a tensão superficial da água seja quebrada e ocorre a livre troca de oxigênio com o ar.

Uma bombinha de ar ajuda a criar essas condições, já que as bolhas sobem e movimentam a superfície também, mas o modo mais inteligente de fazer isso, é usando um filtro.

Os filtros devem ser montados de maneira que puxem a água da parte de baixo do aquário, e na hora de retornar esta água, a devolva na parte superior, quebrando a tensão superficial. É muito fácil observar esse efeito em filtros externos hang on, onde é possível até formar uma pequena cascata, movimentando fortemente a superfície. Isso gerará trocas suficientes para oxigenar seu aquário. Além de ter os benefícios padrões de um filtro, como água mais limpa, saudável e cristalina.

Você pode adquirir diretamente na Amazon os filtros:

Maxxi HF 240 para aquários de até 80 litros

Maxxi HF 60 para aquários de por volta de 20 litros

Espécies de peixes que não necessitam muito oxigênio dissolvido na água

Existe uma pequena minoria de peixes que conseguem respirar tanto o oxigênio dissolvido na água, quanto o que está disponível no ar. Esses peixes são da família dos anabantídeos, é o caso do betta, por exemplo. Esse tipo de peixe possui um órgão chamado labirinto e através desse órgão que esses peixes respiram o oxigênio diretamente do ar. A maior parte desses peixes evoluíram na Ásia em poças e córregos de alta temperatura e com pouca quantidade de água, por isso se acostumaram a uma baixíssima densidade de oxigênio.

Assim eles evoluíram para conseguir sobreviver nessa condição mortal para outros peixes (além de ter contribuído para a agressividade do betta). E até mesmo quando estão em condições horríveis, em sua maioria são tão resistentes que sobrevivem por anos.

Algumas dessas espécies são:

Betta – Peixe de aparência exuberante, famosos pelas suas caudas longas e coloridas. O macho é extremamente agressivo com peixes da mesma espécie, enquanto as fêmeas conseguem viver com outras das mesma espécie. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não deve ser mantido em aquários de menos de 18 litros.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Betta

Tricogaster – Espécie pacífica quando em aquários de tamanho adequado, pode se tornar territorial em aquário pequenos. Existem vários tipos de coloração e são peixes considerados muito resistentes.

Tricogaster

Colisa – Uma espécie específica de Trigocaster, é muita famosa pela sua beleza, sendo muito comum as colorações azul e amarela. É um peixe pacífico e muito comum em aquários comunitários.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Colisa

Paraíso – Peixe com aparência marcante, chamando atenção devido a suas faixas azuis e vermelhas. Não é um peixe muito pacífico, podendo ser territorial. Mantê-lo em um cardume com em torno de 6 peixes pode ajudar a diminuir a agressividade. Um aquário de tamanho adequado também é importante.

Peixe paraíso

Beijador – Peixe fascinante devido ao seu comportamento de “beijar” outros membros da espécie. Acredita-se que esse comportamento está ligado a disputas por dominância entre os peixes. É pacífico mas pode se tornar agressivo com outros Gouramis. Deve ser mantido em aquários de grande porte devido a seu tamanho, que pode chegar a muitas dezenas de centímetros.

Beijador

Isso significa que estes peixes podem viver sem filtros?

Todos estes peixes conseguem sobreviver sem filtro e sem bombinha para oxigênio, porém eles estarão vivendo em uma péssima situação e sofrerão com isso. Ter uma quantidade boa de oxigênio dissolvido na água, melhora muito a qualidade de vida dessas espécies, já que elas respiram das duas formas. Além disso, é importante entender que o papel do filtro vai muito além de apenas oxigenar a água.

Aquários sem filtros podem ter uma série de problemas, que afetarão a beleza do seu aquário e a saúde do seu peixe. Isso prejudica profundamente a imunidade dos animais. Em bettas que vivem nessas condições é muito comum observar caudas desgastadas e partidas. Além disso, o aquário pode apresentar água turva e maior quantidade de algas.

É importante não apenas fazer com que seus peixes sobrevivam, mas também consigam viver tendo qualidade de vida, livres de doenças e estresse excessivo, portanto escolha um filtro sempre que montar um aquário.

Porque muitas pessoas criam bettas (dentre outras espécies) sem filtros?

Essa ideia errada de que, por conseguirem respirar direto do ar, os bettas não precisam de filtro precisa ser combatida fortemente. Ela causa a morte de inúmeros animais todos os anos, além de ensinar novas gerações de aquaristas ideias muito erradas sobre criar peixes, focando apenas na beleza destes, e não no esforço que é necessário para manter estes animais felizes e saudáveis.

Portanto, sempre que ouvir este tipo de informação, um aquarista responsável deve educar os outros sobre como é importante dar as condições necessárias para seus peixes se desenvolverem com qualidade de vida e ter um filtro é um dos pontos mais básicos.

Fontes:

THE AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY – https://digitallibrary.amnh.org/bitstream/handle/2246/5077/N2983.pdf?sequence=1

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 24 nov, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixes de Água Doce >

Melanotaenia Neon
Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Peixes de Água Doce
Acará Bandeira
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Acará bandeira
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Peixes de Água Doce
Colisa Chuna
Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie
Peixes de Água Doce
Peixes Coloridos
Peixes Coloridos – 18 espécies para encher seu aquário de cor
Peixes de Água Doce
Colisa Lalia
Colisa Lalia (Trichogaster lalius) – Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Melanotaenia Neon
Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Peixes de Água Doce
Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Acará Bandeira
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Acará bandeira
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Peixes de Água Doce
Colisa Chuna
Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie
Peixes de Água Doce