Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Home > Aquário de Água Doce > Peixes de Água Doce >
Existem muitos tipos de peixes de aquário, alguns são mais sensíveis, enquanto outros aguentam muito bem condições adversas. Quando estamos iniciando no mundo dos aquários, é importante focar em peixes de aquário para iniciantes, que irão aguentar os erros que certamente cometeremos no caminho.
Pensando nisso, montamos uma lista com as espécies mais adequadas para os iniciantes no hobby. Para definir essa lista usamos alguns critérios, sendo o principal, serem peixes resistentes. Além disso, demos preferência para peixes que não costumam ter problemas com outras espécies, e é claro, peixes bonitos, para você já começar bem nesse hobby encantador.
- TOP 17 espécies de peixes de aquário para iniciantes
- 1. Tetra Mato Grosso (Hyphessobrycon eques)
- 2. Tetra Neon/Cardinal (Paracheirodon axelrodi)
- 3. Platy (Xiphophorus maculatus / Xiphophorus variatus)
- 4. Molinésia (Poecilia sphenops)
- 5. Peixe espada (Xiphophorus hellerii)
- 6. Guppy (Poecilia reticulata)
- 7. Coridoras
- 8. Betta (Betta splendens)
- 9. Acará Bandeira (Pterophyllum scalare)
- 10. Rasbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha)
- 11. Colisa (Trichogaster lalius)
- 12. Tetra do Congo (Phenacogrammus interruptus)
- 13. Paulistinha (Danio rerio)
- 14. Barbo Cereja (Puntius Titteya)
- 15. Tricogaster Azul (Trichogaster trichopterus)
- 16. Peixinho dourado comum (Carassius auratus)
- 17. Tetra Foguinho (Hyphessobrycon amandae)
- Então, é a hora de escolher sua fauna, com peixes de aquário para iniciantes!
TOP 17 espécies de peixes de aquário para iniciantes
A nossa lista têm os mais diversos tipos de peixes, com as mais diversas cores e adequados para vários parâmetros de água. Aproveite e escolha logo a fauna do seu aquário!
1. Tetra Mato Grosso (Hyphessobrycon eques)
Esse pequeno peixe de cores intensas é um favorito no mundo do aquarismo. Eles são super resistentes, vivem bastante tempo e ainda conseguem se reproduzir em aquários. São uma ótima espécie para aquários comunitários, mas apesar de pacíficos, eles podem mordiscar caudas de peixes mais lentos. No entanto, isso não costuma ser um problema muito grande. Deve se manter um cardume de pelo menos 5 indivíduos da espécie.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 20°C – 30°C
pH: 5.0 a 7.6
Tamanho recomendado do aquário: 50 Litros
2. Tetra Neon/Cardinal (Paracheirodon axelrodi)
Um dos peixes de aquários mais populares em todo o mundo. Com lindos tons de azul e vermelho, esse pequeno tetra ainda tem um brilho natural que encanta a todos. Além disso, é uma das espécie mais pacíficas de peixes ornamentais, sendo muito recomendado para aquários comunitários. É especialmente usado em aquários plantados, já que seu tamanho diminuto e comportamento calmo é perfeito para preservar e até destacar as plantas. Manter em cardume de pelo menos 5 peixes da mesma espécie.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 24°C – 30°C
pH: 4,0 – 7,0
Tamanho recomendado do aquário: 54 litros ou mais
3. Platy (Xiphophorus maculatus / Xiphophorus variatus)
Espécie muito resistente, que se reproduz com facilidade e que possui inúmeras variações de cores. É um peixe com aparência chamativa e também é muito fácil de cuidar. Quase sempre presente em aquários comunitários de águas alcalinas. Deve se manter em grupos de 1 macho para cada 3 fêmeas, afim de evitar que o macho importune uma mesma fêmea por muito tempo.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 18°C – 28°C
pH: 7.0 – 8.0
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros
4. Molinésia (Poecilia sphenops)
Muito similar ao Platy, a Molinésia também se reproduz com facilidade e possui muitas variedades de cores. Também deve ser respeitada proporção de 1 macho para cada 3 fêmeas. Um fato curioso sobre este peixe é que ele pode viver em água doce e também em águas salobras.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 18°C – 28°C
pH: 7.5 – 8.5
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros
5. Peixe espada (Xiphophorus hellerii)
Mais um peixe da família Poecillidae, o Peixe Espada é muito similar ao Platy e a Molinésia. Possui cores fortes, comportamento ativo. Sua característica mais marcante é o alongamento na cauda do macho, que lembra uma espada (dando nome ao peixe). Também se reproduz com muita facilidade e deve ser mantido na proporção de 1 macho para 3 fêmeas.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 7.0 – 8.0
Tamanho recomendado do aquário: 50 litros
6. Guppy (Poecilia reticulata)
Peixe muito diminuto mas com cores vivas e chamativas, sendo uma das espécies favoritas do hobby, criada por aquaristas experientes e também por iniciantes. É um peixe muito forte, ativo e que se reproduz muito rápido. É uma ótima opção para aquários comunitários, mas deve se evitar peixes muito maiores, já que podem tentar se alimentar deles. Deve ser mantido a proporção de um macho para três fêmeas.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 7.0 – 8.5
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!
7. Coridoras
Existem os mais tipos de Coridoras, e quase todas são muito resistentes. É um peixe de aparência exótica, com uma beleza diferente. Além disso, seu comportamento é uma atração a parte, ficando maior parte do tempo mexendo no substrato atrás de comida. Fora sua aparência, as coridoras também ajudam a manter o aquário limpo, já que reviram o substrato, jogando os detritos na coluna de água, facilitando a remoção dessas impurezas. Por essa característica, coridoras são uma ótima opção de peixes de aquário para iniciantes.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 24°C – 30°C
pH: 6.0 – 7.2
Tamanho recomendado do aquário: 50 litros
8. Betta (Betta splendens)
Esse peixe dispensa apresentações, sendo certamente um dos mais famosos do mundo. Sua beleza é indiscutível, com suas caudas e nadadeiras longas, belas e coloridas. Muitos iniciantes começam no hobby justamente com um exemplar de peixe betta. No entanto, infelizmente a espécie é muito maltratada justamente porque muitas pessoas os adquirem sem nenhuma noção de como cuidar deles.
Como são peixes muito fortes, acabam vivendo por anos mesmo em condições ruins. Justamente por essa grande resistência é um dos peixes de aquário recomendados para iniciantes, mas ainda assim, deve se aprender como cuidar bem da espécie para ter um peixe bonito e saudável. Para iniciantes, é recomendo os manter sozinhos, já que pode ser um peixe territorial com algumas espécies.
Temperamento: Territorial
Temperatura: 22°C – 30°C
pH: 6.6 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 18 litros
9. Acará Bandeira (Pterophyllum scalare)
Outra espécie extremamente popular o Acará Bandeira é uma ótima opção de peixe para iniciantes, devido a sua resistência. É um animal que pode crescer bastante, então não é recomendado para aquários pequenos. Deve ser mantido em uma proporção de um macho para cada 2 ou 3 fêmeas, afim de evitar disputas entre os machos.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 24°C – 30°C
pH: 5.5 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 200 litros (75 litros mínimo para um casal)
10. Rasbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha)
A Rasbora Arlequim, nativa de Singapura e outros países da Asia, se tornou popular no mundo todo. Com cores que ficam entre o laranja e o rosa, ela é bastante popular devido a seu comportamento de cardume e aparência chamativa. É uma ótima opção para aquários comunitários de iniciantes. Deve ser mantida em cardumes de pelo menos 5 peixes.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 5.0 – 7.0
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros
11. Colisa (Trichogaster lalius)
Esse lindo peixe pacífico é outra ótima opção para aquários de iniciantes, devido a sua grande adaptação a diversos parâmetros. Devido a sua resistência, aguenta algumas instabilidades de parâmetros de água, comuns em aquários de iniciantes. Possui cores que vão do azul até o vermelho, apresentando uma aparência extremamente chamativa quando estão confortáveis no aquário.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 6 – 7.5
Tamanho recomendado do aquário: 56 litros (no mínimo 36 litros)
12. Tetra do Congo (Phenacogrammus interruptus)
Um dos peixes mais bonitos para aquários de água doce, são também recomendados para iniciantes. Esse Tetra africano é dos peixes mais ativos e interessantes para se ter em um aquário. Seu corpo prateado e brilhante tem tons de verde e laranja, fazendo com que eles roubem a atenção de qualquer um que esteja admirando o aquário. Além disso, são peixes que nadam sem parar, necessitando de um aquário de tamanho razoável para que sejam mantidos confortavelmente.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 23°C – 28°C
pH: 6.0 – 8.0
Tamanho recomendado do aquário: 150 litros para um cardume
13. Paulistinha (Danio rerio)
Outro campeão das resistência esse pequeno peixe é muito famoso nos mais diversos tipos de aquário. Sendo um peixe de pH neutro está presente em montagens com águas ácidas e alcalinas. É muito recomendado para iniciantes, no entanto é recomendado ter um tampa no seu aquário, já que a espécie passa bastante tempo na superfície da água e tende a pular.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 18°C – 24°C
pH: 6.0 – 8.0
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros
14. Barbo Cereja (Puntius Titteya)
Essa espécie vai trazer muita cor para seu aquário. Como o nome já diz, esse pequeno barbo tem uma cor avermelhada, deixando essa espécie com uma aparência extremamente interessante. Além disso, são muito flexíveis quanto a parâmetros, dessa maneira vão suportar bem os pequenos erros cometidos por iniciantes. Prefere viver em grupos de 5 ou mais indivíduos da espécie e também vivem muito bem em aquários comunitários.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 23°C – 27°C
pH: 6.8 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 60 litros
15. Tricogaster Azul (Trichogaster trichopterus)
O Tricogaster é da mesma família das Colisas e também um peixe apropriado para iniciantes. Ele é forte, flexível quanto a parâmetros e, no geral, é muito pacífico. Ele é recomendado para aquários comunitários, no entanto, ele não costuma se dar muito bem com outros peixes da mesma família. Então, se você possui Colisas, Bettas ou outros peixes dessa família, é bom evitar o Tricogaster Azul.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 30°C
pH: 6.0 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 96 litros
16. Peixinho dourado comum (Carassius auratus)
Também chamado de Kinguio, é outro peixe super famoso e também um dos mais fortes. O Peixinho Dourado é tão resistente, que sobrevive até nas péssimas condições que algumas pessoas os criam, por exemplo em aquários pequenos, redondos e sem filtro. No entanto, isso é muito ruim para o peixe, já que ele necessita de cuidados como todas as outras espécie. O Kinguio é um peixe pacífico, muito fácil de cuidar, mas que cresce muito. Portanto, não o coloque em aquários com menos de 128 litros.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 10°C – 28°C
pH: 7.0 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 128 litros
17. Tetra Foguinho (Hyphessobrycon amandae)
O Tetra Foguinho é uma ótima opção de peixe de aquário para iniciantes, especialmente se você procura um peixe pequeno, ma que fará um grande impacto. Com suas cor que varia de amarelo até vermelho, ele é extremamente pacífico e fácil de cuidar. Além disso, também é um peixe resistente e não muito sensível a pequenas variações de parâmetros. Ficam lindos em aquários plantados, devido as suas cores que se destacam contra o verde das plantas. Vivem bem em aquários comunitários, desde que não sejam colocados com peixes muito agressivos ou muito maiores que eles.
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 24°C – 28°C
pH: 6,0 – 7,0
Tamanho recomendado do aquário: 50 Litros
Então, é a hora de escolher sua fauna, com peixes de aquário para iniciantes!
Agora que você já sabe os melhores peixes de aquário para iniciantes, defina seus favoritos e monte seu aquário dos sonhos para iniciar no hobby da maneira certa! Só lembre de sempre respeitas os parâmetros de água exigidos por cada espécie, o tamanho do aquário e também a compatibilidade entre as espécies que você escolher.