Logo PeixeseAquarismo.com

Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre

Por: Rodrigo Matos | Atualizado em 18/10/2022

O Arco Íris Neon é um peixe extremamente bonito e chamativo. Com cores muito brilhantes e tons azulados, essa espécie deixa qualquer aquário mais atrativo e interessante. Além disso, é um peixe muito resistente e ativo, sendo bastante recomendado para iniciantes.

É um peixe muito sociável, que pode ser mantido em aquários comunitários, com espécies pacíficas e até algumas semi agressivas. Por todas essas características tem se tornado um peixe cada vez mais popular e presente em aquários por todo o mundo.

Ficha do Tetra

Nomes comunsMelanotaenia Neon, Arco íris Neon
Nome científicoMelanotaenia praecox
Nível de dificuldadeFácil
TemperamentoPacífico
Temperatura23ºC – 28ºC
pH6.8 – 7.5
Tamanho do aquário70 litros
Expectativa de vida3 – 5 anos
Tamanho AdultoAté 8 cm
AlimentaçãoOnívoro
Dureza da água5 – 15 GH

A espécie Melanotaenia Neon

Se você está procurando um peixe bonito, colorido, nem muito grande e nem muito pequeno, essa é a espécie para você. Não é a toa que a Melanotaenia Neon está se tornando tão popular, já que sua aparência e seu comportamento cativam aquaristas de todos os níveis de experiência. Além disso, tem sido considerado a escolha perfeita para aquários comunitários, devido ao seu comportamento ativo, mas pacífico.

Seus cardumes, com cores brilhantes e azuladas, se destacam contra o verde, portanto são muito procurados devido ao contraste que fazem com as plantas. Além disso, não costumam danificá-las, muito menos comê-las. Assim, a Melanotaenia Neon, também conhecida como Peixe Arco Íris Neon, se tornou uma das espécies favoritas para aquários plantados.

Classificação da Espécie

ClasseActinopterygii
OrdemAtheriniformes
FamíliaMelanotaeniidae
EspécieMelanotaenia praecox

Comportamento Típico

É um peixe de cardume, então deve ser mantido com pelo menos mais 5 da mesma espécie. Quando estão em um cardume de tamanho adequado, se tornam muito ativos e curiosos, percorrendo todo o aquário. De fato, eles estão entre os peixes mais interessantes de se observar, em termos de comportamento. É possível vê-los interagindo com decorações, plantas flutuantes e principalmente com os alimentos.

A hora de os alimentar é um show a parte, eles correm atrás da comida com muita voracidade, podendo até tornar difícil a competição para peixes mais lentos. Mas apesar de toda essa energia, é uma espécie pacífica, quando mantida em cardume. Para evitar disputas, é recomendado ter pelo menos metade do cardume formado por fêmeas.

Cardume de Melanotaenia Neon

Aparência da espécie Melanotaenia Neon

A espécie é muito parecida com outras espécies de Melanotaenia, no entanto a Neon costuma ser um pouco menor chegando no máximo a 8 cm, mas 5 cm é um tamanho mais comum. Seu corpo é alongado e tende a ficar cada vez mais, a medida que o peixe envelhece.

Suas cores são um dos pontos mais atrativos da espécies. Seu corpo tem um tom azulado e brilhante, que reflete a luz, destacando ainda mais o peixe. Suas nadadeiras também tem cores muito fortes, sendo vermelha nos machos e mais amarelada nas fêmeas. Essa aparência fenomenal torna a Melanotaenia Neon uma espécie realmente encantadora.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Melanotaenia Neon

Aquário para Melanotaenia Neon

Apesar de ser um peixe relativamente pequeno, a Melanotaenia Neon exige viver em cardume e é extremamente ativa, portando precisa de um aquário de no mínimo 70 litros. É recomendado investir em um aquário longo, pois esses peixes adoram nadar em velocidade.

Deve se ter um filtro de vazão adequada para o tamanho do aquário, afim de manter a água limpa, sem acúmulos de substâncias como amônia e nitrito. O filtro também ajudará a aumentar a quantidade de oxigênio dissolvida na água.

Para fazer seus peixes se sentirem ainda mais em casa, é recomendado adicionar plantas naturais ao aquário. Em seu ambiente natural, eles gostam de ficar em regiões com vegetação densas, portanto as plantas são um grande aliado em um aquário para Melanotaenia Neon.

Alimentação para Melanotaenia Neon

São animais omnívoros e portanto se beneficiam muito de uma dieta completa e balanceada. Deve se oferecer rações de qualidade para manter sua saúde. Para ter um peixe ainda mais ativo, colorido e feliz, pode se oferecer também artêmia ou outras comidas vivas, uma ou duas vezes por semana.

É um peixe que não costuma apresentar dificuldades na hora da alimentação e aceitam praticamente tudo que é oferecido. Mas devido a esse super apetite, precisa se tomar cuidado para não alimentar os demais. Comida em excesso pode afetar a saúde do seu peixe, além de poluir o aquário. Portanto ofereça pequenas quantidades de alimento duas vezes ao dia, mas a cada vez, dê apenas um quantidade que eles consigam comer em até 1 minuto.

Que peixes manter com a Melanotaenia Neon

Como dito anteriormente, eles são peixes de cardume, portanto devem viver com peixes da mesma espécies. Mas nada impede que eles possam ter companheiros de aquário de outas espécies. Eles costumam se dar muito bem com peixes de tamanho similar e que sejam pacíficos. Deve se evitar peixes muito maiores que eles, ainda mais se forem peixes agressivos ou semi agressivos.

Além disso, como eles são peixes de superfície, se dão super bem com peixes de fundo, como coridoras. Os peixes de fundo também ajuda a consumir a comida que cai no fundo do aquário, já que dificilmente a Melanotaenia Neon descerá para consumir essas sobras.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Algumas espécies recomendadas são:

Distribuição na Natureza

O ambiente natural da Melanotaenia Neon é a região do rio Mamberamo na Indonesia, um local de muitas florestas tropicais. A espécie é encontrada em pequenos riachos no meio da mata, onde tende a ficar em áreas com densa vegetação onde pode se esconder de predadores.

Diferenciar entre macho e fêmea

A diferenciação entre macho e fêmea não é das mais difíceis, já que existem algumas características mais marcantes. O macho é maior que a fêmea, além de ter também cores mais intensas, inclusive nas suas nadadeiras, que tendem a ser vermelhas em um tom bastante intenso.

No entanto, as fêmeas são menores e mais largas. Suas cores são menos intensas, tanto no corpo quanto nas nadadeiras. As nadadeiras das fêmeas costumam ter uma coloração que se assemelha mais ao laranja ou amarelo.

Reprodução

A Melanotaenia Neon não é uma espécie muito difícil de se reproduzir, especialmente se comparada com outros peixes de aquário. No entanto, você precisará de um aquário extra, já que eles não costumam cuidar dos ovos e podem até comê-los.

A parte mais difícil da reprodução é fazer com que os alevinos recém eclodidos sobrevivam aos primeiros dias de vida. Já que são muito frágeis, pequenos e sensíveis as condições da água. Para aumentar as chances de sucesso, o aquário de reprodução deve ter água com pH por volta de 7.0, além disso a temperatura deve ficar 23 e 26 graus Celsius. Também é recomendado adicionar um filtro para manter o fluxo e ajudar a dissolver mais oxigênio na água.

Para deixar os adultos preparados para a reprodução é recomendado os oferecer pro vários dias comida viva ou congelada. Quando os machos estiverem mais coloridos e ativos, e as fêmeas mais rechonchudas, significa que estão prontos para procriar. Para incentivar o acasalamento, um aumento de um grau na temperatura pode ajudar.

Os pares irão produzir ovos por um período que pode ir de dias, a semanas. E todo dia terão novos ovos no aquário, mas como os adultos podem comer os ovos, recomenda-se deslocar os ovos para um novo aquário, com as mesmas condições do aquário de reprodução. Os ovos geralmente são colocados perto de plantas e são tão pequenos que pode ser difícil os achar.

Os ovos eclodiram por volta de 8 dias e os pequeninos alevinos precisarão de uma dieta apropriada para seu diminuto tamanho. Infusória é uma ótima opção nesses primeiros dias Depois de uma ou duas semanas, eles já poderão se alimentar de artêmia recém eclodida.

Resumo da espécie

Fichar Arco Íris Neon

Referências

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Peixes de Água Doce

Otocinclus
Peixes de Água Doce
11 peixes de fundo perfeitos para seu aquário

Os peixes de fundo são aqueles que passam uma parte muito grande do tempo no…

Continue lendo
Acará Bandeira
Peixes de Água Doce
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.

O Acará Bandeira é uma das espécies mais populares do aquarismo, sendo amado por ambos…

Continue lendo
Acará bandeira
Peixes de Água Doce
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher

Existem muitos tipos de peixes de aquário, alguns são mais sensíveis, enquanto outros aguentam muito…

Continue lendo
Colisa Chuna
Peixes de Água Doce
Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie

Você quer um peixe lindo, pacífico e marcante para colocar no seu aquário? A Colisa…

Continue lendo
Peixes Coloridos
Peixes de Água Doce
Peixes Coloridos – 18 espécies para encher seu aquário de cor

Todos nós amamos um aquário cheio de peixes coloridos e é sempre um prazer escolher…

Continue lendo
Axolote
Peixes de Água Doce
Axolote, Axolotle (Ambystoma mexicanum) – Guia da espécie

Os Axolotes estão ficando cada vez mais populares no mundo todo e é fácil entender…

Continue lendo