Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Home > Aquário de Água Doce > Peixes de Água Doce >
O Arco Íris Neon é um peixe extremamente bonito e chamativo. Com cores muito brilhantes e tons azulados, essa espécie deixa qualquer aquário mais atrativo e interessante. Além disso, é um peixe muito resistente e ativo, sendo bastante recomendado para iniciantes.
É um peixe muito sociável, que pode ser mantido em aquários comunitários, com espécies pacíficas e até algumas semi agressivas. Por todas essas características tem se tornado um peixe cada vez mais popular e presente em aquários por todo o mundo.
- Ficha do Tetra
- A espécie Melanotaenia Neon
- Classificação da Espécie
- Comportamento Típico
- Aparência da espécie Melanotaenia Neon
- Aquário para Melanotaenia Neon
- Alimentação para Melanotaenia Neon
- Que peixes manter com a Melanotaenia Neon
- Distribuição na Natureza
- Diferenciar entre macho e fêmea
- Reprodução
- Resumo da espécie
- Referências
Ficha do Tetra
Nomes comuns | Melanotaenia Neon, Arco íris Neon |
Nome científico | Melanotaenia praecox |
Nível de dificuldade | Fácil |
Temperamento | Pacífico |
Temperatura | 23ºC – 28ºC |
pH | 6.8 – 7.5 |
Tamanho do aquário | 70 litros |
Expectativa de vida | 3 – 5 anos |
Tamanho Adulto | Até 8 cm |
Alimentação | Onívoro |
Dureza da água | 5 – 15 GH |
A espécie Melanotaenia Neon
Se você está procurando um peixe bonito, colorido, nem muito grande e nem muito pequeno, essa é a espécie para você. Não é a toa que a Melanotaenia Neon está se tornando tão popular, já que sua aparência e seu comportamento cativam aquaristas de todos os níveis de experiência. Além disso, tem sido considerado a escolha perfeita para aquários comunitários, devido ao seu comportamento ativo, mas pacífico.
Seus cardumes, com cores brilhantes e azuladas, se destacam contra o verde, portanto são muito procurados devido ao contraste que fazem com as plantas. Além disso, não costumam danificá-las, muito menos comê-las. Assim, a Melanotaenia Neon, também conhecida como Peixe Arco Íris Neon, se tornou uma das espécies favoritas para aquários plantados.
Classificação da Espécie
Classe | Actinopterygii |
Ordem | Atheriniformes |
Família | Melanotaeniidae |
Espécie | Melanotaenia praecox |
Comportamento Típico
É um peixe de cardume, então deve ser mantido com pelo menos mais 5 da mesma espécie. Quando estão em um cardume de tamanho adequado, se tornam muito ativos e curiosos, percorrendo todo o aquário. De fato, eles estão entre os peixes mais interessantes de se observar, em termos de comportamento. É possível vê-los interagindo com decorações, plantas flutuantes e principalmente com os alimentos.
A hora de os alimentar é um show a parte, eles correm atrás da comida com muita voracidade, podendo até tornar difícil a competição para peixes mais lentos. Mas apesar de toda essa energia, é uma espécie pacífica, quando mantida em cardume. Para evitar disputas, é recomendado ter pelo menos metade do cardume formado por fêmeas.
Aparência da espécie Melanotaenia Neon
A espécie é muito parecida com outras espécies de Melanotaenia, no entanto a Neon costuma ser um pouco menor chegando no máximo a 8 cm, mas 5 cm é um tamanho mais comum. Seu corpo é alongado e tende a ficar cada vez mais, a medida que o peixe envelhece.
Suas cores são um dos pontos mais atrativos da espécies. Seu corpo tem um tom azulado e brilhante, que reflete a luz, destacando ainda mais o peixe. Suas nadadeiras também tem cores muito fortes, sendo vermelha nos machos e mais amarelada nas fêmeas. Essa aparência fenomenal torna a Melanotaenia Neon uma espécie realmente encantadora.
Aquário para Melanotaenia Neon
Apesar de ser um peixe relativamente pequeno, a Melanotaenia Neon exige viver em cardume e é extremamente ativa, portando precisa de um aquário de no mínimo 70 litros. É recomendado investir em um aquário longo, pois esses peixes adoram nadar em velocidade.
Deve se ter um filtro de vazão adequada para o tamanho do aquário, afim de manter a água limpa, sem acúmulos de substâncias como amônia e nitrito. O filtro também ajudará a aumentar a quantidade de oxigênio dissolvida na água.
Para fazer seus peixes se sentirem ainda mais em casa, é recomendado adicionar plantas naturais ao aquário. Em seu ambiente natural, eles gostam de ficar em regiões com vegetação densas, portanto as plantas são um grande aliado em um aquário para Melanotaenia Neon.
Alimentação para Melanotaenia Neon
São animais omnívoros e portanto se beneficiam muito de uma dieta completa e balanceada. Deve se oferecer rações de qualidade para manter sua saúde. Para ter um peixe ainda mais ativo, colorido e feliz, pode se oferecer também artêmia ou outras comidas vivas, uma ou duas vezes por semana.
É um peixe que não costuma apresentar dificuldades na hora da alimentação e aceitam praticamente tudo que é oferecido. Mas devido a esse super apetite, precisa se tomar cuidado para não alimentar os demais. Comida em excesso pode afetar a saúde do seu peixe, além de poluir o aquário. Portanto ofereça pequenas quantidades de alimento duas vezes ao dia, mas a cada vez, dê apenas um quantidade que eles consigam comer em até 1 minuto.
Que peixes manter com a Melanotaenia Neon
Como dito anteriormente, eles são peixes de cardume, portanto devem viver com peixes da mesma espécies. Mas nada impede que eles possam ter companheiros de aquário de outas espécies. Eles costumam se dar muito bem com peixes de tamanho similar e que sejam pacíficos. Deve se evitar peixes muito maiores que eles, ainda mais se forem peixes agressivos ou semi agressivos.
Além disso, como eles são peixes de superfície, se dão super bem com peixes de fundo, como coridoras. Os peixes de fundo também ajuda a consumir a comida que cai no fundo do aquário, já que dificilmente a Melanotaenia Neon descerá para consumir essas sobras.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!
Algumas espécies recomendadas são:
- Tetras
- Coridoras
- Otocinclus
- Danios
- Platys
- Guppys
- Barbos
- Colisas
Distribuição na Natureza
O ambiente natural da Melanotaenia Neon é a região do rio Mamberamo na Indonesia, um local de muitas florestas tropicais. A espécie é encontrada em pequenos riachos no meio da mata, onde tende a ficar em áreas com densa vegetação onde pode se esconder de predadores.
Diferenciar entre macho e fêmea
A diferenciação entre macho e fêmea não é das mais difíceis, já que existem algumas características mais marcantes. O macho é maior que a fêmea, além de ter também cores mais intensas, inclusive nas suas nadadeiras, que tendem a ser vermelhas em um tom bastante intenso.
No entanto, as fêmeas são menores e mais largas. Suas cores são menos intensas, tanto no corpo quanto nas nadadeiras. As nadadeiras das fêmeas costumam ter uma coloração que se assemelha mais ao laranja ou amarelo.
Reprodução
A Melanotaenia Neon não é uma espécie muito difícil de se reproduzir, especialmente se comparada com outros peixes de aquário. No entanto, você precisará de um aquário extra, já que eles não costumam cuidar dos ovos e podem até comê-los.
A parte mais difícil da reprodução é fazer com que os alevinos recém eclodidos sobrevivam aos primeiros dias de vida. Já que são muito frágeis, pequenos e sensíveis as condições da água. Para aumentar as chances de sucesso, o aquário de reprodução deve ter água com pH por volta de 7.0, além disso a temperatura deve ficar 23 e 26 graus Celsius. Também é recomendado adicionar um filtro para manter o fluxo e ajudar a dissolver mais oxigênio na água.
Para deixar os adultos preparados para a reprodução é recomendado os oferecer pro vários dias comida viva ou congelada. Quando os machos estiverem mais coloridos e ativos, e as fêmeas mais rechonchudas, significa que estão prontos para procriar. Para incentivar o acasalamento, um aumento de um grau na temperatura pode ajudar.
Os pares irão produzir ovos por um período que pode ir de dias, a semanas. E todo dia terão novos ovos no aquário, mas como os adultos podem comer os ovos, recomenda-se deslocar os ovos para um novo aquário, com as mesmas condições do aquário de reprodução. Os ovos geralmente são colocados perto de plantas e são tão pequenos que pode ser difícil os achar.
Os ovos eclodiram por volta de 8 dias e os pequeninos alevinos precisarão de uma dieta apropriada para seu diminuto tamanho. Infusória é uma ótima opção nesses primeiros dias Depois de uma ou duas semanas, eles já poderão se alimentar de artêmia recém eclodida.
Resumo da espécie
Referências
- Integrated Taxonomic Information System – Melanotaenia praecox (Weber and de Beaufort, 1922)
- International Union for Conservation of Nature’s Red List of Threatened Species – Melanotaenia praecox
- Romero, P., 2002. An etymological dictionary of taxonomy. Madrid, unpublished.
- Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea.
- The National Center for Biotechnology Information – Melanotaenia praecox (Weber & de Beaufort, 1922)