Logo PeixeseAquarismo.com

Peixes Coloridos – 18 espécies para encher seu aquário de cor

Todos nós amamos um aquário cheio de peixes coloridos e é sempre um prazer escolher novas espécies para nossos aquários. Muitas vezes, acabamos sempre adquirindo os mesmos tipos de peixe, porque não conhecemos os outros, ou porque não sabemos como cuidar deles.

No entanto, existem milhas de espécies de peixes coloridos no mundo, e uma grande parte delas estão disponíveis para serem mantidas em aquários. E não estamos falando apenas de peixes caríssimos de água salgada. Na verdade, alguns dos mais bonitos peixes do mundo vivem muito bem em aquários de água doce.

Se você quer fazer um aquário lindo e cheio de cores, mas não sabe por onde começar, continue lendo porque vamos resolver seu problema. Listamos aqui as melhores espécies de peixes coloridos para que você saiba quais são e em que tipo de aquário vivem. Com essas informações, você finalmente saberá quais peixes colocar no seu aquário.

Peixes coloridos para aquários de água doce

Existe um mito, que apensa peixes marinhos são muito coloridos, mas isso é uma grande mentira. Os peixes coloridos de água doce são tão numerosos, que dificilmente alguém é capaz de conhecer todos. Além disso, eles têm a vantagem de serem mais simples de manter e mais baratos também.

Então veja agora nossa lista com as melhores espécies de peixes coloridos para ter no seu aquário.

Ramirezi

Esse pequeno ciclídeo é um dos peixes mais procurados em todo mundo. É um peixe pequeno, colorido e muito bonito. Se destaca muito devido as faixas pretas e pontos azuis distribuídos pelo corpo. Além disso, eles são um peixe pacífico, ao contrário de boa parte dos outros ciclídeos e, portanto, muito comuns em aquários comunitários.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Ramirezi

Não é um peixe muito difícil de se cuidar, mas exige alguns cuidados, e são sensíveis à águas de má qualidade ou com muita variação de parâmetros. São muito fáceis de reproduzir e em muitos aquários acabam formando casal e procriando. É uma ótima espécie de peixe colorido para colocar em um aquários comunitário.

Nome científico: Mikrogeophagus ramirezi
Nível de dificuldade: Moderado
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 24°C – 30°C
pH: 4.5 – 7.0
Tamanho recomendado do aquário: 54 Litros

Tetra Neon / Cardinal

Esse peixe originário da Amazônia está presente em aquários em praticamente todos os países do mundo. No seu habitat natural, as águas costumam ser mais escuras e marrons, acredita-se que por isso ele evolui para ter cores tão brilhantes. Formam cardumes com milhares de peixes nos rios, onde nadam e se alimentam juntos. Por isso mesmo, deve ser mantido com pelo menos 5 peixes dessa mesma espécie.

Sua reprodução em aquários é muito difícil, por isso a maior parte desses peixes são coletados diretamente da natureza. Eles são muito populares devido as suas cores vermelho e azul brilhante, além de comportamento pacífico e facilidade para cuidar. Então é um peixe colorido ideal para aquários comunitários.

Tetra Neon / Cardinal

Nome científico: Paracheirodon axelrodi
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 24°C – 30°C
pH: 4,0 – 7,0
Tamanho recomendado do aquário: 54 litros ou mais

Tetra Foguinho

Esse peixe se destaca por dois pontos principalmente, seu tamanho muito pequeno e sua cor avermelhada/alaranjada. É um peixe muito divertido de se ter e cuidar, além disso é um dos poucos peixes que pode conviver com camarões anões de aquário.

Tetra Foguinho Nadando

Fora seu tamanho diminuto e cor forte, ele também tem outras qualidades. Para começar, é um peixe muito fácil de se cuidar, sendo bem resistente. Outra vantagem da espécie, é que eles são extremamente pacíficos, portanto podem viver muito bem em aquários comunitários. Só é preciso se atentar ao tamanho dos companheiros de aquário, já que pode ser facilmente comido por peixes maiores.

Nome científico: Hyphessobrycon amandae
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 24°C – 28°C
pH: 6,0 – 7,0
Tamanho recomendado do aquário: 50 Litros

Tetra Mato Grosso

Esse pequeno Tetra é um dos peixes mais interessantes de se ver em um aquário. É um peixe de cardume que precisa viver com pelo menos mais 4 da mesma espécie. Também é um peixe pequeno, mas não deve viver em um aquário pequeno, já que é um peixe extremamente ativo.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Tetra Mato Grosso

É uma espécie extremamente resistente, que come de tudo e se adapta a vários parâmetros de água. Mas ele só exibe sua coloração mais intensa e bonita, quando está vivendo perto das condições perfeitas para a espécie. É outro peixe muito bom para aquários comunitários, no entanto deve se evitar peixes muito lentos e com caudas longas, já que eles tem o hábito de mordiscar nadadeiras de outros peixes.

Nome científico: Hyphessobrycon eques
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 20°C – 30°C
pH: 5.0 a 7.6
Tamanho recomendado do aquário: 50 Litros

Colisa Lalia

Esse peixe se tornou um dos maiores queridinhos dos aquários, já que hoje em dia é difícil achar uma loja de aquarismo que não tenha pelo menos uma Colisa Lalia. São lindas, coloridas e de nado gracioso. Além disso ainda são bastante resistentes e consideradas fáceis de cuidar.

Colisa Lalia

São peixes um pouco tímidos e que podem se esconder, quando atiçados por peixes mais agressivos ou ativos, apesar disso é uma ótima opção para aquários comunitários, desde que com peixes mais calmos e pacíficos. Possuem coloração vermelha e azul, além de outras variações, que podem ser quase totalmente azul, ou quase totalmente vermelha.

Nome científico: Trichogaster lalius
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 6 – 7.5
Tamanho recomendado do aquário: 56 litros (no mínimo 36 litros)

Acará Disco

Essa linda espécie é um dos peixes mais desejados e adorados do hobby, por isso mesmo o Disco é chamado de rei do aquário de água doce. Eles são muito famosos e merecem esse reconhecimento. Com certeza estão entre os peixes mais coloridos e bonitos, com diversas tonalidades e padrões diferentes, impressionam à qualquer um.

Acará Disco

Eles podem ser azuis, verdes, vermelhos, amarelos e muitas outras cores. Além disso, tem padrões de corno seu corpo que são realmente maravilhosos de ver, com listras, manchas e pontos que parecem até desenhados. São relativamente pacíficos, mas também são muito sensíveis aos parâmetros de água errados.

Nome científico: Symphysodon aequifasciatus
Nível de dificuldade: Moderado
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 26°C – 30°C
pH: 5.0 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 200 litros

Barbo Cereja

Flexíveis quanto a parâmetros, é um ótimo peixe para iniciantes. Além disso, é uma ótima opção de peixe colorido, devido a sua coloração vermelha intensa. Preferem viver em grupos com mais 5 peixes da mesma espécie, mas devido a seu comportamento pacífico é perfeito para um aquário comunitário.

Barbo Cereja
Photo: Brian Gratwicke / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Outro ponto interessante, é que essa é uma espécie muito fácil de reproduzir em aquários. Hoje em dia estão inclusive ameaçados de extinção na natureza, apesar de serem muito comuns em aquários, São peixes relativamente pequenos, muito interessantes para aquários plantados.

Nome científico: Puntius Titteya
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 23°C – 27°C
pH: 6.8 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 60 litros

Betta

Esse peixe lindo dispensa apresentações, o betta é um dos peixes mais famosos do mundo, especialmente quando falamos de aquários. Chama atenção devido a suas cores exuberantes e caudas longas, mas também é muito conhecido devido ao seu comportamento muito territorial.

Betta Colorido

Infelizmente também é uma espécie muito mal tratada, devido ao pouco conhecimento sobre eles e os muitos mitos que existem sobre o betta. Se escolheu ter um, então faça questão de saber como cuidar do peixe betta antes.

Nome científico: Betta splendens
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Territorial
Temperatura: 22°C – 30°C
pH: 6.6 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 18 litros

Killifish

Esses pequenos peixes certamente estão entre os mais coloridos e interessantes para aquários de água doce. Com muitas variações de cores e padrões. Também são relativamente fáceis de cuidar e tem comportamento pacífico, por isso não é um desafio tão grande para iniciantes.

Killifish

Aguenta uma variedade grande de parâmetros, no entanto podem ser sensíveis as variações muito bruscas. Logo, tente manter os parâmetros estáveis e dentro da faixa pedida pela espécie. Assim você não terá muitos problemas para manter esse peixe colorido no seu aquário.

Nome científico: Fundulopanchax gardneri
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 25°C
pH: 6.0 – 7.0
Tamanho recomendado do aquário: 40 litros

Platy

Outra espécie muito colorida, ativa e nada tímida. Esses pequenos peixes da América Central são ótimos para iniciantes devido a sua resistência, fácil adaptação à diversos parâmetros, além disso sua capacidade de reprodução é muito elevada.

Platys nadando

Devido a essa facilidade de se reproduzir, podemos achar hoje muitas variações de cores, que encantam e colorem qualquer aquário. Algumas das cores mais comuns são vermelho, preto, amarelo e branco. Ou seja, com certeza você achará uma que combina com seu aquário.

Nome científico: Xiphophorus maculatus / Xiphophorus variatus
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 18°C – 28°C
pH: 7.0 – 8.0
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros

Colisa Chuna

Outra espécie de Colisa muito famosa, possui uma coloração amarela intensa, deixando assim, qualquer aquário mais colorido e bonito. É uma espécie um pouco tímida, mas que não se incomoda de viver em aquários comunitários.

Colisa Chuna

É um peixe resistente, ou seja, que pode ser recomendada para iniciantes. Um ponto de atenção é que se você tiver outras Colisas no aquário, é bom ter bastante plantas e esconderijos. Porque elas podem precisar se esconder durante as disputas hierárquicas que devem ocorrer.

Nome científico: Trichogaster chuna
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 6.0 – 8.0
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros

Guppy

Peixe muito popular e resistente, sendo uma das principais opções para iniciantes. Gostam de água com pH alcalino. Apresenta diversas possibilidade de cores e padrões, sua cauda é um espetáculo a parte, sendo talvez a principal característica física da espécie.

Guppy nadando

É importante apontar que essa espécie se reproduz com uma velocidade incrível, mesmo sem qualquer esforço para incentivar isso. Em condições minimamente adequadas, eles devem procriar espontaneamente, por isso cuidado com superlotação no aquário.

Nome científico: Poecilia reticulata
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 7.0 – 8.5
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros

Molinésia

Outra linda espécie originalmente da América Central, as Molinésias são peixes fáceis de criar, de aparência muito bonita e cores intensas. Além disso, são peixes pacíficos por natureza, ideais para aquários comunitários.

Molinésia

Sendo outra espécie fácil de reproduzir em aquários, elas já sofreram muitas mutações. Por isso hoje é muito fácil encontrar Molinésias das mais diferentes cores, cada uma mais linda que a outra.

Nome científico: Poecilia sphenops
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 18°C – 28°C
pH: 7.5 – 8.5
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros

Peixe Paraíso

Se você quer um peixe cores muito diferentes e bonitas, então o Peixe Paraíso pode ser a espécie para você. Possui cores vibrantes em tons de vermelho, laranja e azul, distribuídas em faixas verticais por todo seu corpo. Além disso, possuem uma cauda linda que chama tanta atenção quanto suas cores.

Peixe Paraíso

O único fator complicante na hora de ter um peixe dessa espécie é que eles podem ser bastante territoriais, especialmente com peixes da mesma família. Portanto, evite colocá-los com Colisas, Bettas, entre outros.

Nome científico: Macropodus opercularis
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Territorial
Temperatura: 16°C – 26°C
pH: 6.0 – 8.0
Tamanho recomendado do aquário: 54 litros

Rasbora Galaxy

Este pequeno peixe de água doce, muito presente em aquários plantados, encanta à todos. Sua coloração é muito impressionante, com barbatanas avermelhadas e corpo azulado com manchas brancas. Ou seja, são peixes extremamente coloridos.

Rasbora Galaxy

Quanto ao seu comportamento, são peixes tímidos e de nado lento, então podem não se dar muito bem com peixes muito rápidos, agressivos ou muito grandes. Devido a disputas relacionadas a reprodução, muitas vezes esses peixes podem acabar danificando as nadadeiras um dos outros. No entanto, quanto mais exemplares no cardume, menor a chance de ataque.

Nome científico: Danio margaritatus
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 27°C
pH: 6.5 – 7.5
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros (mínimo)

Arco-íris Boesemani (Melanotaenia)

Esse lindo peixe de cardume é uma ótima opção para alegrar seu aquário. E como todos os peixes nesse artigo, também é bastante colorido. Seu corpo brilhante tem varias tonalidades que vão do azul até o vermelho, assim como sua nadadeira pode variar de amarelo a um vermelho vivo.

Arco-íris Boesemani

São peixes pacíficos, então são uma ótima escolha para um aquário comunitário. Não incomodarão as outras espécies, mas é bastante normal que ocorram disputas entre machos da mesma espécies. No entanto, isso não costuma gerar brigas muito intensas, nem ferimentos.

Nome científico: Melanotaenia boesemani
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 6.6 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário: 96 litros

Rasbora Arlequim

A Rasbora Arlequim pode não ser o peixe com as cores mais intensas e brilhantes, mas o seu tom laranja avermelhado vai deixar seu aquário muito mais coloridos. Um pequeno cardume desses peixes vão deixar seu tanque muito mais interessante.

Rasbora Arlequim
Photo: Juan R. Lascorz / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Além disso, o pequeno detalhe preto que eles têm nos seus corpos gera um contraste que chama bastante atenção. A espécie também é fácil de se manter, mas eles precisam ser mantidos em grupos de pelo menos 8 peixes da mesma espécie.

Nome científico: Trigonostigma heteromorpha
Nível de dificuldade: Fácil
Temperamento: Pacífico
Temperatura: 22°C – 28°C
pH: 5.0 – 7.0
Tamanho recomendado do aquário: 36 litros

Monte seu aquário com as espécies escolhidas

A escolha das espécies que você quer é um dos passos mais importantes na hora de montar um aquário. Lembre-se de sempre escolhe espécies que são compatíveis entre si em relação aos parâmetros de água e comportamento. Agora você já fez sua escolha, então chegou a hora de ir na loja e pegar seus peixes coloridos, que vão deixar seu aquário muito mais bonito e interessante.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 23 jul, 2022

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixes de Água Doce >

Colisa Lalia
Colisa Lalia (Trichogaster lalius) – Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Kinguios, peixes de água doce
Peixes de aquário: Tipos e principais espécies de peixes ornamentais
Iniciante
Mocinha
Peixe Mocinha (Characidium fasciatum) – Ficha técnica com fotos
Peixes de Água Doce
Guppy ou Lebiste
Guppy ou Lebiste (Poecilia reticulata) – Tudo Sobre a Espécie
Peixes de Água Doce
Ramirezi
Ramirezi (Mikrogeophagus ramirezi) – Tudo sobre a espécie
Peixes de Água Doce
Cardume de Rodostomus
Rodostomus / Tetra Rodóstomo (Hemigrammus rhodostomus): Tudo Sobre
Peixes de Água Doce

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Peixes Coloridos
Peixes Coloridos – 18 espécies para encher seu aquário de cor
Peixes de Água Doce
Axolote
Axolote, Axolotle (Ambystoma mexicanum) – Guia da espécie
Anfíbios
Colisa Lalia
Colisa Lalia (Trichogaster lalius) – Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Kinguios, peixes de água doce
Peixes de aquário: Tipos e principais espécies de peixes ornamentais
Iniciante
Mocinha
Peixe Mocinha (Characidium fasciatum) – Ficha técnica com fotos
Peixes de Água Doce
Betta Nadando
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?
Peixe Betta