Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?

Observou seu betta boiando ou nadando de lado? Sim, pode ser muito assustador, mas não é necessário se desesperar, a principal causa desse comportamento raramente é fatal nos bettas. É precise se manter a calma, observar o peixe e entender o que é preciso ser feito para restaurar o bem estar do seu animal.

A causa mais provável para o seu peixe betta estar boiando de lado é a doença da bexiga natatória. Este termo abrange uma série de condições que afetam a capacidade do peixe de flutuar. Pode ser fatal, porem é facilmente tratável.

Não é rara a incidência da doença da bexiga natatória nos bettas, por isso é importante conhecer essa condição, aprender a identificá-la e tratar da melhor maneira.

O betta está boiando de lado, e agora?

Como dito anteriormente, essa é uma condição séria, mas não é uma sentença de morte para o seu betta. Então, mantenha a calma e observe o estado do seu peixe, procure sinais de outras doenças, como íctio ou doença do algodão. Se você não vê outro sintoma mais sério, é quase certo que seu peixe está com a bexiga natatória afetada.

Após alguns dias de tratamento, o mais provável é que seu peixe se recupere totalmente e volte a nadar normalmente por todo o aquário.

betta vermelho
Curso Aquarismo de Água Doce
Curso On-line Completo de Aquarismo

O que é a doença da bexiga natatória e como ela afeta o betta?

Quando falamos da doença da bexiga natatória, estamos falando, na verdade, de uma série de condições que podem afetar a bexiga natatória do betta. Dessa maneira, qualquer lesão, doença ou disturbio que afete esse órgão, recebe o nome de Doeça da Bexiga Natatória.

A bexiga natatória controla a capacidade de flutuar do betta, o ajudando a se manter flutuando na altura desejada, sem que o peixe tenha que usar sua energia para nadar para cima ou para baixo. Esse órgão, que é como um balão que se enche e esvazia, está em contato direto com outros órgãos. Dessa maneira, um problema em qualquer um deles, pode também afetar ou pressionar a bexiga natatória, prejudicando seu funcionamento.

betta nadando
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Principais sintomas da doença da bexiga natatória no betta

Existem uma série de sintomas que podem estar ligados direta ou indiretamente a doença da bexiga natatória, sendo os mais comuns, os ligados a flutuação e nado do betta. Observe seu peixe atentamente, sempre que ele demonstrar algum comportamento estranho, assim você terá mais condições de entender que mal aflige seu betta.

Alguns dos sintomas mais comuns na Doença da Bexiga Natatória no betta são:

  • Problemas de flutuação – O seu betta pode não conseguir sair do fundo do aquário, ou seja, ele se desloca apenas perto do substrato, sem subir em nenhum momento. Por outro lado, ele também pode não conseguir descer do topo do aquário, flutuando sem parar perto da superfície e, muitas vezes, boiando de lado.
  • Nado irregular – Seu betta também pode estar se deslocando de maneira estranha, por exemplo, nadando girando em torno do seu próprio eixo, ou puxando sempre para o mesmo lado.
  • Barriga inchada – É um sintoma clássico de doenças da bexiga natatória causada por constipação. Nesses casos, o betta não consegue evacuar e isso fica demonstrado pela distensão abdominal, porém se as escamas estiverem eriçadas, pode ser um sinal de hidropsia.
  • Betta pendendo para um lado – O betta pode ter dificuldades de manter uma posição normal, ou seja, está sempre pendendo para um lado. Ele pode estar tendendo a dobrar para a esquerda ou direita, também pode estar sempre abaixando a parte frontal ou traseira do corpo.
  • Falta de energia e apetite – Devido ao estresse e condição desgastada do betta, ele pode se tornar mais quieto e pode parar de comer. Além disso, devido aos problemas de nado, ele pode não alcançar a comida.

Tratando a doença da bexiga natatória no betta

O tratamento da doença da bexiga natatória precisa compreender todos os diferentes tipos de causas do transtorno. Dentre as principais causas temos:

  • Excesso de alimentação
  • Constipação
  • Betta engolindo ar
  • Parasitas e infecções bacterianas

Se a causa for excesso de alimentação, constipação e betta engolindo ar o tratamento consiste de:

  • Evite alimentar o peixe por cerca de 3 dias, enquanto ocorre o processo de digestão do que já foi ingerido.
  • Aqueça o aquário e o mantenha entre 25 e 27 graus, já que isso aumenta a velocidade do processo de digestão.
  • Após 3 dias, alimente o betta com ervilhas cozidas sem casca e mantenha essa alimentação por alguns dias, antes de voltar a dieta normal do peixe. Não se deve dar mais que uma ervilha por dia por peixe.
  • Evitar rações flutuantes durante a doença e alguns dias depois da cura, pois essas rações são a principal causa do betta engolir ar.

Se a causa da doença for parasitas ou infecções bacterianas:

  • Deve se usar remédios específicos para infeções bacterianas e/ou remédios antiparasitários, mas sempre lembrando de seguir a bula. Esses remédios devem ser prescritos por veterinários e recomenda-se comprá-los de fontes confiáveis, como pet shops de qualidade ou farmácias.
  • Alguns aquaristas também relatam sucesso com o uso de sal de aquário no tratamento da doença da bexiga natatória. No entanto, é importante lembrar que certas espécies como coridoras, não toleram nenhuma concentração de sal no aquário.

Outras recomendações que auxiliam o tratamento:

  • Reduzir a altura da água do aquário é benéfico, pois reduz o deslocamento do betta, que consegue conservar suas energias e tem mais facilidade no acesso a comida.
  • É recomendado diminuir a potência de filtros e outras fontes de correnteza na água, já que o betta está com sua habilidade de flutuação e natação prejudicada.

Com evitar que seu peixe fique boiando de lado

A prevenção da doença da bexiga natatória consiste em oferecer uma alimentação de qualidade e na quantidade certa para o peixe betta. Além disso, é preciso manter a imunidade do betta alta para combater infecções bacterianas e parasitas. Dessa maneira, manter um aquário com filtragem adequada, do tamanho certo e sem superlotação, é fundamental.

*Neste artigo, são relatados tratamentos muito usados por aquaristas, porém isso não substitui o conhecimento e recomendações de um profissional. Um veterinário deve ser sempre consultado em caso de enfermidades nos animais.

Quer que seu betta fique colorido e saudável? Quer um betta forte e resistente a doenças? Além disso, sabia que você pode fazer o betta viver até o dobro do tempo? No curso Peixe Betta Saudável você decubrirá como criar o Aquário Perfeito, Ter um Peixe Betta que Vive o Dobro do Tempo com Muito Mais Saúde e Energia, Sem Precisar Gastar Dinheiro com Equipamentos Desnecessários!

Curso do Peixe Betta Saudável

Publicado em 19 Maio, 2021

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Doenças de peixes >

Betta
Betta com fungos – Como identificar e tratar
Doenças de peixes
Kinguio nadando para cima
Peixe boiando de lado – Doença da bexiga natatória. O que fazer?
Doenças de peixes
Íctio
Íctio ou doença dos pontos brancos. O que é e como tratar?
Água Doce
Peixe com hidropsia
Peixe inchado: O que pode ser? Hidropsia, constipação…
Água Doce
Betta Azul e Branco
Peixe betta perdendo a cor. Por que acontece e o que fazer?
Água Doce
betta cauda desfiada
Peixe betta: Cauda desfiada? Aprenda o que fazer.
Água Doce

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Peixes em Aquário
Veja mais de 150 Nomes Para Peixes de Aquário e escolha o seu
Iniciante
Peixe Palhaço
Peixe Palhaço – Guia Completo com fotos. Aprenda como cuidar da espécie.
Peixes de Água Salgada
Otocinclus
Peixe Limpa Vidro – Otocinclus. Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes
algas no vidro
Peixes comedores de algas. Quais os melhores?
Algas
Platy
Peixe Plati/Platy: Guia com cuidados, fatos e características da espécie
Peixes de Água Doce