Por que o peixe betta tem que viver sozinho?
Revisado por: Marcelo PedrazHome > Peixe Betta >
Quando pensamos nos peixes Betta, a primeira imagem que nos vem à mente é um Betta solitário no seu aquário. Os machos são agressivos e irão atacar outros Bettas e peixes de aspecto semelhante. Por isso, muita gente diz que o Betta tem que viver sozinho. Mas com um pouco de conhecimento, é possível manter estes peixes em aquários comunitários.
Nos meus muitos anos de hobby, ouvi bastante histórias de pessoas que juntaram mais de um macho no aquário e os peixes acabaram por matar uns aos outros. Isto pode ser facilmente evitado com um pouco de pesquisa e conhecimento sobre os hábitos desta espécie. Neste artigo, vamos explicar porque é que os peixes Betta vivem sozinhos.
Agressividade do Peixe Betta
Uma das razões pelo qual as pessoas acreditam que o peixe betta tem que viver sozinho é pelo seu temperamento. Os peixes bettas são conhecidos por serem agressivos e são até usados como peixes de briga em grande parte do sudeste da Ásia. Sua agressividade se deve ao seu comportamento territorial, principalmente quando está cuidando do ninho e dos ovos.
A ideia de manter o peixe Betta isolado em pequenos aquários se popularizou pela forma como os criadores asiáticos mantêm seus peixes de briga: peixes sozinhos e em um pequeno volume de água. Esse manejo passou a ser feito entre aqueles que reproduziam linhagens de briga, com peixes extremamente agressivos. Para o aquarista comum, isso não faz muito sentido.
Peixe Betta em aquários domésticos
Quando mantidos por sua natureza ornamental, os peixes Betta podem ser facilmente mantidos em aquários comunitários, tão bem quanto em um aquário dedicado. As fêmeas não são territoriais e podem viver em grupos de mais de três indivíduos sem grandes problemas.
Nem todos os peixes são iguais, alguns indivíduos são mais agressivos que outros. Devemos sempre respeitar as características únicas de cada indivíduo, adaptando-nos ao animal que queremos manter. Devemos manter nossos peixes Betta em aquários maiores que 5 litros (recomendamos 18 litros), com sistema de filtragem e aquecimento.
Quando mantidos em tanques pequenos, os Bettas podem ficar deprimidos ou entediados. Para evitar essas condições, que levam ao estresse e ao aparecimento de doenças, basta fornecer aos peixes um aquário espaçoso, com enfeites, plantas, tocas e espaços para explorar. Em outras palavras, podemos dizer que o Betta é um peixe ideal para um aquário comunitário.
Peixe Betta no aquário comunitário
Agora que já sabemos que o Betta não tem que viver sozinho, temos que dizer que eles são peixes perfeitamente adaptáveis à aquários comunitários. São animais curiosos, que estão sempre observando o que está acontecendo ao seu redor e interagindo com o ambiente e com seus companheiros de tanque. Basta ficar atento a alguns fatores para que seu Betta nunca cause problemas no aquário.
Companheiros de tanque parecidos
Os exuberantes peixes de nadadeiras longas podem ser confundidos com outros Bettas machos, fazendo com que o macho ataque os outros peixes. Embora sejam compatíveis, tenha cuidado ao manter o Betta com Guppies, Mollies e peixes com barbatanas de véu.
Mordedores de barbatana
A grande beleza do peixe Betta, juntamente com suas belas cores iridescentes, são suas longas nadadeiras. Peixes como tetras são conhecidos como beliscadores de cauda. Esses peixes têm uma predisposição para perseguir peixes mais lentos e mordiscar suas longas barbatanas. Essas picadas causam lesões que são uma porta de entrada para fungos e bactérias, além de estressar os peixes e desfiar a cauda do Betta.
Peixe agressivo
Colocar peixe Betta junto com peixes agressivos como ciclídeos africanos não funcionará. Por mais que os Bettas sejam peixes territoriais, com outros peixes, são calmos e dificilmente respondem a ameaças. Nesse caso, seu Betta será um alvo fácil.
Peixe grande
Utilize sempre peixes de tamanho compatível com o do Betta. Peixes grandes como os ciclídeos podem ser agressivos e até comer o Betta.
Aquário com bastante espaço
O aquário deve ser grande o suficiente para acomodar todos os animais, dando-lhes espaços para explorar, se esconder e nadar livremente. Ao popular um aquário, use o bom senso e evite a superlotação. Use as diferentes decorações para formar diferentes áreas no tanque, como espaços abertos, cavernas, áreas plantadas, etc.
Estas são as principais diretrizes para o sucesso com Bettas em aquários comunitários.
Bettas fêmeas
As fêmeas, em sua maioria, são mais pacíficas que os machos. Porém devemos sempre lembrar da individualidade de cada peixe, algumas são muito agressivas, e não aceitam viver em grupos. Estas devem ser mantidas sozinhas.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!
É vital ao optar por manter mais de uma fêmea Betta no aquário, que sempre tenhamos no mínimo 3 indivíduos. Assim a agressão será dispersa entre mais de um peixe, evitando mortes e brigas sérias.
Machos e fêmeas não podem viver juntos. Nunca misture peixes de sexos diferentes.
Como evitar que seu Betta fique entediado
Se você optar por manter seu Betta em um aquário só para ele, não deixe de oferecer o que chamamos de bem-estar animal. O bem-estar animal se resume a você oferecer atividades que façam seus peixinhos saírem da rotina.
O ideal é ter sempre um aquário acima de 5 litros, com filtragem, aquecimento e bem decorado. Com isso, o peixe já terá um espaço para explorar. Mesmo assim, com o tempo, cairá na mesmice e poderá ficar deprimido. Combater esses problemas é fácil, basta proporcionar atividades diferenciadas para seus peixes. Por exemplo:
- Alimente-o em horários diferentes;
- Use outros alimentos além da ração diária;
- Fornecer decorações (rochas, troncos…) e plantas;
- Crie um ambiente que estimule os peixes a explorar;
- Colocar companheiros de tanque como pequenos invertebrados.
São dicas fáceis de serem seguidas, que com certeza irão melhorar muito a vida do seu Betta.
Conclusão
Manter um Betta sozinho ou em um aquário comunitário é uma tarefa fácil, desde que você ofereça companheiros compatíveis, água de boa qualidade e um ambiente com locais para explorar.
Embora sejam peixes ideais para um aquário comunitário, o Betta não tem que viver sozinho.
Ter um aquário apenas com o Betta, também é perfeitamente aceitável. Embora o peixe seja suscetível a ficar entediado ou até deprimido, desde que o aquário esteja nas condições corretas, e que seja mantido o manejo correto do animal, dificilmente isso acontecerá. De qualquer forma, quanto maior o bem-estar animal, mais feliz será o peixe e mais tempo viverá. Que tal irmos ao nosso aquário Betta e mudarmos um pouco a rotina deles?
Referências
- Cain, N. W., & Baenninger, R. (1980). Social organization and the maintenance of aggressive behavior in community-housed male Siamese fighting fish (Betta splendens). Animal Learning & Behavior, 8(1), 171-176.
- Goldstein, S. R. (1975). Observations on the establishment of a stable community of adult male and female Siamese fighting fish (Betta splendens). Animal Behaviour, 23, 179-185.
- Lichak, M. R., Barber, J. R., Kwon, Y. M., Francis, K. X., & Bendesky, A. (2022). Care and Use of Siamese Fighting Fish (Betta splendens) for Research. Comparative Medicine, 72(3), 169-180.