Logo PeixeseAquarismo.com

Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?

Poucas coisas são mais tristes do que perder um peixe que nós gostamos muito. Ainda mais um Peixe Betta, que além de lindo, costuma criar laços com seus donos. Se você passou por isso, sabe como pode ser uma situação confusa e estranha. Fica parecendo que o Betta morreu do nada. Mas será que foi isso mesmo?

Se o Betta realmente morreu do nada, entre as principais causas estão choques por mudança intensa de temperatura ou de outros parâmetros de água, como pH. No entanto, esses casos são raros. Na maioria das vezes, os Bettas morrem pouco a pouco, devido às condições ruins da água e do aquário. Só que, infelizmente, muitas pessoas não sabem identificar quando seu peixe está debilitado. Logo, acham que foi “do nada”.

Mas vamos entender mais à fundo, o que pode ter acontecido com seu Betta, analisando sinais que ele pode ter dado e que você não notou. Além disso, vamos entender como evitar que isso ocorra de novo.

O Peixe Betta não costuma morrer do nada, ele deve viver por anos

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os Bettas não são peixes frágeis, que vivem no máximo um ano. Eles são um dos peixes mais resistentes do mundo dos aquário, sobrevivendo por muito tempo, mesmo em situações adversas, como aquários pequenos e sem filtros.

Quando mantidos em condições ideais, eles podem ter uma vida longa e feliz. Sua expectativa de vida é entre três e quatro anos, portanto se seu Betta morreu com apenas alguns meses de vida, é muito provável que algo o enfraqueceu e afetou sua saúde.

É claro que existem doenças e condições genéticas que podem adoecer um animal repentinamente, mas a verdade é que são casos mais raros. E até mesmo no caso de doenças, um Betta que vive em um ambiente adequado, tem muito mais probabilidade de evitar enfermidades, e também de conseguir se curar com o tempo.

Principais sinais de um Betta que está perto de morrer

Quando achamos que nosso Betta morreu do nada, muitas vezes é porque não estamos familiarizados com os sinais de um peixe debilitado. Existem certas características que facilitam muito a identificação de um Betta que está doente, ainda mais se ele estiver perto de morrer. Vamos falar de alguns dos sinais mais comuns.

Mudanças no comportamento

Os Bettas costumam ser peixes ativos e que nadam por todo o aquário. No entanto, cada peixe é um indivíduo e, portanto, tem seu próprio comportamento. Então, não tem problema se seu peixe é um pouco mais agitado do que os outros, da mesma forma não importa se ele for um pouco mais calmo e quieto. Agora se seu peixe repentinamente fica muito mais quieto, letárgico ou fica parado no fundo do aquário o tempo todo, é um grande sinal de que ele está doente ou com algum outro problema

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Betta Azul e Vermelho no fundo do aquário

Cores sumindo

Bettas fortes e saudáveis tem cores intensas que podem ser até mesmo brilhantes, no caso dos machos. E embora as cores possam mudar um pouco ao longo dia (quando dormem, por exemplo), elas devem voltar ao normal logo depois. Se seu Betta perdeu suas cores intensas, é mais um sinal de que ele está debilitado.

Cauda desfiada ou danificada

Outro sinal de que seu Betta não está bem é quando suas caudas estão desfiadas. A espécie é famosa por suas caudas lindas e coloridas. No entanto, quando o Betta está muito estressado, vivendo em águas sujas ou doente, muitas vezes a sua cauda fica cortada, desfiada ou danificada de alguma outra maneira. Apesar deles serem capaz de as curar com o tempo, isso só acontece quando sua saúde se restabelece.

Falta de apetite

O Peixe Betta não costuma ter problemas para comer, muito pelo contrário, as vezes até exageram. Então se seu peixe está rejeitando comida por muito tempo, provavelmente ele não está se sentindo bem e pode ser um sinal de saúde debilitada.

Pontos Brancos no corpo, barriga inchada ou olhos inchados

Algumas sinais físicos pode indicar doenças no seu Peixe Betta. Então, se seu betta apresenta pontos brancos no corpo, pode ser por causa de uma doença chamada Íctio. Já se ele está com a barriga inchada, uma doença chamada hidropisia, pode ser a origem do problema. Se ele estiver nadando erraticamente, ele pode estar com a Doença da Bexiga Natatória. Outro problema comum em Bettas, é ficar com os olhos inchados, doença também conhecida como “Pop Eye”. Todas essas condições podem levar à morte do Betta, porém a maioria tem cura, se tratadas no ínicio.

O que pode ter causado a morte do Peixe Betta

Existem muitas razões para o adoecimento e morte de um Betta. A grande maioria está relacionado às condições em que ele vive. Um peixe que vivem em ambiente ruim, mais cedo ou mais tarde, sofrerá por isso.

Água suja ou fora dos parâmetros do Betta

As condições da água em que o Peixe Betta vive é talvez o fator mais importante para a saúde do animal. Água com uma concentração muito alta de amônia, nitrito e outra substâncias nocivas, é razão suficiente para levar o Betta a ficar doente.

Além disso, toda espécie tem necessidades específica quanto a parâmetros de água. No caso do Betta o pH deve estar sempre por volta de 7 e a temperatura deve ser o mais constante possível. Além disso, a temperature também tem que estar dentro da faixa de 22°C à 30°C. Se esses parâmetros não são respeitados a saúde do animal sofrerá.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Aquário muito pequeno

Apesar de dizerem por aí que o Betta vive bem em aquários pequenos, isso é uma grande mentira. Eles como qualquer outra espécie, precisam de espaço para viver. Portanto, eles devem viver em um aquário de pelo menos 18 litros, já que esse é considerado o tamanho ideal para um aquário de Betta. Quando em aquários menores, eles ficam mais estressados, menos resistentes e morrem mais cedo.

Betta com cores escuras em aquário pequeno

Companheiros de aquário inadequados

Betta não precisam viver sozinhos, mas isso não significa que eles possam viver com qualquer peixe. O Betta é um peixe territorial que se estressa muito quando tem que dividir espaço com outros peixes territoriais ou peixes que são muito parecidos com ele. Esse estresse constante pode deteriorar muito rapidamente a saúde do peixe. Portanto, só escolha peixes que podem viver com o Betta.

Aquário sem filtro

Dizem que o Betta não precisa de filtro ou bombinha porque consegue respirar o ar atmosférico, mas isso não é verdade. Apesar dele conseguir mesmo respirar direto da superfície, ele ainda precisa de um filtro no aquário. O filtro é um dos principais responsáveis por manter o aquário limpo, reduzindo fortemente a quantidade de amônia e nitrito na água. Um aquário sem filtro se torna sujo muito mais rápido e mais intensamente. Além disso, o filtro ajuda a dissolver mais oxigênio na água, e isso é benéfico para o Betta, já que ele também pode respirar oxigênio dissolvido na água. Devido a todos esses fatores, a falta de um filtro pode contribuir muito para o adoecimento do peixe.

Dieta inadequada

A nutrição é fator importante para a saúde de todo ser vivo e não diferente com o Betta. Portanto, excesso de comida, falta de comida ou rações de baixa qualidade, podem enfraquecer muito seu betta.

Mudanças bruscas de temperatura e outros parâmetros da água

Quando um parâmetro de água muda rapidamente, o Peixe Betta pode entrar em choque, sendo essa uma das poucas coisas que podem matar seu Betta do nada. Por isso é importante mantes todos eles o mais constante possível. É por isso também, que precisamos aclimatar o Betta quando o compramos, se simplesmente jogarmos o peixinho dentro da água, existe uma grande chance do choque o matar.

Substâncias nocivas que entraram no aquário

Uma outra causa que pode levar seu Betta a morrer do nada é quando alguma substância nociva cai dentro do aquário. Por exemplo, quando alguém está limpando a casa e derruba algum material químico dentro da água. Até mesmo, se algum spray for usado no ar, a substância pode cair dentro do aquário e fazer um estrago nos seus peixes. Todo cuidado é pouco nesse caso, portanto evite usar materiais químicos perto do aquário, como água sanitária, detergente ou até mesmo desodorantes.

Como evitar que seu betta fique doente e morra

Como podemos notar, a grande maioria das causas que leva o betta a morrer, tem a ver com as condições em que ele vive. Portanto se você cuidar bem do seu Betta, oferecendo uma casa adequada, água de qualidade e ração de primeira linha, ele tende a viver feliz por anos e anos.

Publicado em 26 set, 2022
Categorias:

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Peixe Betta >

Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Betta Nadando
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?
Peixe Betta
Peixe Betta Colorido
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)
Peixe Betta
Betta Amarelo
Como deixar o peixe betta feliz
Peixe Betta
Betta no fundo do aquário
Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário
Peixe Betta
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Otocinclus
11 peixes de fundo perfeitos para seu aquário
Peixes de Água Doce
água ficando verde no aquário
Água do aquário ficando verde. Veja por que acontece e como resolver.
Algas
Peixe Colorido
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?
Doenças de peixes
Aquário cristalino
Como cuidar de um aquário? 12 dicas para ter o aquário perfeito
Iniciante
Água da torneira
Pode colocar água da torneira no aquário?
Manutenção do aquário
Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta