Logo PeixeseAquarismo.com

Qual o tamanho ideal para aquário de betta?

A lenda de que o peixe betta pode viver em aquários pequenos (algumas vezes com menos de 1 litro) é a causa de muito sofrimento para uma enorme quantidade de exemplares dessa linda espécie. Nenhum peixe deve viver em espaços extremamente pequenos e o betta não é diferente. Mas então, qual o tamanho ideal para um aquário de betta?

O tamanho ideal para um aquário de peixe betta é de no mínimo 18 litros. Essa litragem vai ser suficiente para seu peixe viver com qualidade, pelo menos quanto ao espaço disponível para seu deslocamento. Um betta certamente pode sobreviver em espaços menores, mas de fato será sobreviver e não viver. Quando você adquire um animal, seja um cachorro, ou seja um peixe, você se torna responsável pela qualidade de vida dele, então trate seu betta com tanto cuidado quanto teria por seu cão ou gato.

Além disso não esqueça que ele também precisa de um filtro e alimentação de qualidade. Tendo espaço suficiente, água tratada e nutrição adequada, seu peixe será muito mais bonito, terá menos doenças e provavelmente será seu companheiro por muito tempo.

Tamanhos de aquário para o betta

É muito claro, para quem já tem bastante tempo no hobby do aquarismo, que a maior parte dos bettas vivem em aquários minúsculos de aquaristas de primeira viagem. Acredito que muitas das pessoas lendo este artigo, nunca viram um betta num aquário maior do que 20 litros. Pois saiba que essa é uma das maiores injustiças desse hobby.

Bettas em aquário muito pequeno
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

É exatamente por esta razão, que vamos tantos bettas maltratados, com cores desbotadas e caudas desfiadas. São peixes tão magníficos que conseguem sobreviver mesmo nessas condições degradantes para o animal. Por isso é preciso estressar bastante que o tamanho mínimo para um aquário de betta é 18 Litros. Qualquer valor abaixo disso, está a quem do que seu peixe precisa para viver em condições ideias.

Mas não é necessário que você se contente com o mínimo, ter um betta em um aquário de 36 litros ou mais, é uma ótima experiência. Você poderá ver todo o esplendor do animal, se movimentando ativamente por toda a extensão do aquário. Ainda mais se você fizer um aquário plantado, o contraste entre as cores do animal e o verde das plantas, vão chamar ainda mais atenção para seu animal.

Então procure investir de fato no aquário do seu betta. Com certeza vale a pena. Tanto para cuidar bem do seu animal, quanto para ter um aquário extremamente bonito.

Problemas gerados por aquários pequenos demais

O impacto de um aquário pequeno na vida do seu betta pode ser muito maior do que você imagina. Um peixe que vive num aquário muito pequeno será muito mais estressado, terá menos exercício e provavelmente será um animal muito deprimido.

Todas esses fatores afetam muito a imunidade do seu peixe, comprometendo assim, toda a saúde do seu animal. Assim como aquários sujos, o estresse é um dos principais fatores geradores de doenças em peixes. Dependendo do tamanho e do tempo que seu betta está no aquário, a imunidade dele pode ficar completamente comprometida.

Além disso, quanto menor o aquário, mas propenso a ficar sujo ele é. Aquários menores exigem trocas parciais de água muito frequentes, 2 a 3 vezes por semana, se não os próprios dejetos do animal, acabam destruindo completamente a qualidade da água. Aquários pequenos também são mais suscetíveis a mudanças bruscas de ph e de temperatura, ambas situações afetam muito a imunidade do seu animal. Portanto, ter um aquário muito pequeno só traz problemas para o seu peixe.

Se o seu betta vive doente, apresenta olhos ou barrigas inchadas, está coma cauda comida ou desfiada, está letárgico ou com cores desbotadas, uma das principais causas para esse problema, pode ser o tanque do seu peixe. Não é possível ter um betta totalmente saudável num aquário minúsculo como os que vemos por aí.

Outras lendas que prejudicam seu betta

Agora que você sabe que seu animal precisa de um aquário de dimensões decentes (pelo menos 18 litros) e que isso impacta diretamente na saúde dele, é preciso entender outros fatores que as pessoas costumam negligenciar na criação dos bettas. Por isso, também se atente a esses fatores:

O peixe betta precisa sim de filtro: Muitas pessoas perguntam se o peixe betta precisa de oxigênio. Nesse caso, até a pergunta está errada. Todo animal precisa de oxigênio, o betta apenas consegue conseguir esse oxigênio de duas maneiras diferentes: dissolvido na água, ou diretamente do ar na superfície. Mas o betta se beneficia, e muito, da oxigenação na água gerada por um filtro. Fora isso, o filtro é um equipamento essencial para qualquer aquário, pois ele tem uma função dupla: mantém a qualidade da água do aquário e oxigena sua água.

O peixe betta não é agressivo com todos os peixes: o betta é extremamente territorialista com peixes da mesma espécie ou de espécies similares a ele, mas isso não impede que você tenha um betta macho com outros tipos de peixe. Caso deseja fazer isso, saiba que precisa de um aquário maior ainda, para comportar os peixes estras. Também é preciso entender, quais peixes são os melhores companheiros para o betta.

Como melhorar o ambiente em que seu betta vive

Quando você já tiver seu betta num aquário de tamanho apropriado, ainda é possível melhor mais a qualidade de vida do seu animal. O peixe vai ser sentir mais confortável caso você crie um ambiente natural simulando, dentro das possibilidades, o seu habitat natural. Por isso, esqueça aqueles aquários de pedrinhas coloridas, com enfeites de resina horríveis, que deixam seu aquário mais parecendo um circo do que um ecossistema natural. Algumas dicas para isso são:

  • Use elementos naturais no seu aquário – Prefira usar rochas e troncos, ao invés de enfeites de resinas. São elementos que vão deixar seu betta muito mais confortável, além de fornecer proteção para o animal nas horas que ele se sentir mais tímido ou vulnerável. Mas vigie o seu peixe, para ver se ele não está se machucando no hardscape do aquário, caso alguma peça esteja arranhando seu animal, remova imediatamente.
  • Tenha plantas no seu aquário – Na natureza, os bettas costumam ficar entre a vegetação e até mesmo se apoiar nelas para descansar e esconder. Por isso, ter um aquário plantado acrescenta muito na qualidade vida do peixe. Não precisa ser um aquário densamente plantado, mas ter alguma vegetação, já pode causar um grande impacto positivo.
  • Bettas não gostam colunas de água muito grandes – Essa espécie não gosta muito de ficar no fundo em aquários muito grandes, por isso em aquários com mais de 30 cm de altura, você notará que ele raramente vai até o fundo e tende a se manter na parte superior. Então, ajude seu animal, caso seu aquário seja muito alto. Coloque plantas, rochas e troncos que possibilitem o descanso do peixe mais perto da superfície.
betta na superfície

Tendo um aquário de tamanho adequado e seguindo essas dicas, você terá um dos bettas mais felizes do mundo, e estará fazendo jus a beleza desse animal, tão mal tratado por aí.

Publicado em 9 jun, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Água Doce >

Aquário Ácido

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta Amarelo
Como deixar o peixe betta feliz
Peixe Betta
piranhas
Peixes Carnívoros de Aquário: Piranhas e outras espécies predadoras
Peixes de Água Doce
Como alimentar seus peixes durante viagens
Quanto tempo os peixes podem ficar sem comer?
Iniciante
Peixe se esfregando
Peixe se esfregando na decoração e nas pedras. O que fazer?
Doenças de peixes
Betta no fundo do aquário
Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário
Peixe Betta
Aquário Ácido