Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe betta precisa de oxigênio?

Existem muitos mitos sobre o peixe betta. Dentre eles, o mais famoso é de que ele não precisa de oxigênio, ou seja, se vira muito bem com um aquário pequeno de água parada e nenhuma espécie de filtro ou bomba. Mas será que isso é verdade?

Na verdade, o betta precisa de oxigênio tanto quanto qualquer outro peixe. A diferença é que ele consegue respirar puxando ar da superfície, através de um órgão chamado labirinto. Esse órgão, situado na cavidade branquial, faz com que o betta possa respirar de duas formas diferentes: através das branquias, puxando ar dissolvido na água, ou puxando o oxigênio direto do ar. Apesar de não necessitar de uma água com alta concentração de oxigênio, o betta se beneficia muito do uso de um filtro, que ajudará tanto na limpeza, quanto na oxigenação do aquário.

O peixe betta precisa de bomba de ar?

O betta certamente não precisa de uma bomba de ar para sobreviver. Ele pode respirar diretamente da superfície, mas isso não significa que ele não se beneficie de uma quantidade razoável de oxigênio dissolvida na água. Ter uma água com boa oxigenação, ajuda na qualidade de vida do seu peixe. Tendo dito isso, é interessante notar, que você não precisa de uma bomba para oxigenar um aquário. Na verdade, em situações normais, nenhum aquário precisa de bomba de ar. Eu sei que isso pode ser surpreendente para muitas pessoas, mas a bomba é completamente desnecessária, dependendo de como é a filtragem do seu aquário.

A função da bomba, quanto a produção de oxigênio, é justamente criar movimentação na superfície, para facilitar as trocas gasosas entre á água e o ar atmosférico. Sendo assim, existem maneiras mais eficientes de chegar a esse objetivo. Por exemplo, no caso do betta, vale muito mais a pena usar um filtro externo, que vai gerar uma pequena cascata em cima da água, movimentando a mesma e facilitando as trocas gasosas.

Além de possibilitar a oxigenação, é importante lembrar que o filtro tem uma função principal de manter a qualidade da água, através da filtragem mecânica, biológica e/ou química. Então como o filtro já é um item obrigatório, e já gera o oxigênio necessário, por que gastar mais dinheiro e energia em uma bomba de ar? Ou seja, em situações normais, não é preciso.

Existem alguns casos muito específicos em que uma bomba pode ser de ajuda, como algumas doenças em que o peixe precisa de mais oxigenação na água, ou na recuperação da flora bacteriana após um tratamento mais traumático no aquário. Mas nenhum dessas causas, justifica usar a bomba 100% do tempo.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Betta azul

Como o betta respira?

Como foi dito anterior, o betta pode respirar o ar dissolvido na água, como qualquer outro peixe, mas também pode respirar diretamente da superfície, como todos os peixes anabantídeos. Outras espécies que também tem essa capacidade são a colisa e o tricogaster.

Os anabantídeos tem um órgão chamado labirinto na cavidade branquial, que funciona como uma espécie de pulmão, absorvendo oxigênio diretamente do ar. Enquanto ainda pode respirar através das branquias como as outras espécies.

O betta adquiriu essa capacidade devido ao ambiente onde vivia na natureza.

O ambiente original dos bettas eram as plantações de arroz asiáticas, que eram cultivadas em campos alagados. Muitas vezes, especialmente no período de seca, os peixes ficavam presos em poças no meio dos campos, sem conseguir se locomover para corpos maiores de água. O oxigênio dissolvido nessas poças acabava muito rápido, o que ocasionou a necessidade da espécie se adaptar a essa baixíssima concentração de oxigênio na água.

Devido a essa origem, o betta se adapta muito melhor do que as outras espécies a ambientes sem muito oxigênio. Algumas pessoas acreditam também, que essa pouca disponibilidade de recursos (as poças obviamente também tinham falta de alimentos), gerou o comportamento agressivo do peixe.

Você pode se perguntar por que usar um filtro para gerar oxigênio, se na natureza ele vivia com escassez desse recurso? É importante lembrar, que o peixe betta se adaptou a viver em situações extremas. No limite entre a vida e a morte (como boa parte dos animais na natureza), mas quando temos um ser vivo sob nossos cuidados, devemos nos preocupar em dar as melhores condições possíveis para que ele viva bem e feliz. Não é a toa que muitos peixes tem uma expectativa de vida muito maior no aquário, do que no seu habitat de origem

Outras boatos sobre betta que prejudicam seu peixe?

A espécie costuma ser alvo de muitos boatos sem sentido, que acabam prejudicando muito o bem estar desses animais fascinantes. Ainda mais considerando que é muito comum dar bettas como brinde em feiras e aniversários, especialmente para crianças, com pouco ou nenhum conhecimento de como cuidar de um peixe.

Por ser um peixe muito resistente, ele acaba sobrevivendo mesmo nas piores condições possíveis, mas isso é uma tortura para o animal, além de reduzir significantemente o expectativa de vida e a beleza natural da espécie. Peixes que vivem nessas condições, costumam ter caudas rasgadas, cores desbotadas e viver parado pelos cantos do aquário.

Vamos discutir brevemente sobre alguns desses boatos:

  • Não pode viver com outros peixes: Não é verdade. O peixe betta pode sim conviver com algumas espécies de peixes. Eles só não se dão bem com peixes da mesma espécie, ou que tenham características semelhantes a deles, por exemplo caudas longas. Também vale a pena tomar cuidado com peixes muito maiores, que poderiam comer os bettas, ou peixes muito agressivos que podem ataca-lo.
  • Vivem em aquários pequenos: Um dos boatos mais nocivos. É comum ver peixes bettas vivendo em aquários de 0,5 litros. Isso é um completo absurdo e deve ser tratado como uma tortura para o animal. Um aquário desse tamanho, não possibilita qualquer movimentação para o peixe, além de acumular sujeira muito rapidamente, acabando com a qualidade de vida do animal. O aquário para o betta deve ter pelo menos 15 litros.
  • Não precisa de nada além de água e o vidro: Como discutimos, ele precisa, como todo o peixe, de filtro no seu aquário para oxigenar e manter a qualidade da água. Além disso, ter um aquário com plantas vai melhorar muito a qualidade de vida do peixe. As plantas melhoram a condição da água, além de servirem de locais de descanso para os bettas, sendo muito comum vê-los deitados nas folhas em aquários plantados.
Betta em aquário plantado

Agora que sabemos os fatos sobre o betta, é importante sempre educar outros quanto as condições para cuidar desse peixe maravilhoso, assim evitamos que esses boatos se perpetuem, gerando sofrimento para inúmeros exemplares da espécies.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 16 maio, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Água Doce >

Aquário Ácido
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido
Água Doce
Aquário
Como elevar o pH do aquário: Aprenda a deixar o pH alcalino
Água Doce
Aquário e aquapaisagismo
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.
Água Doce
TPA
Troca parcial de água: Como limpar seu aquário?
Água Doce
Coridora Albina
Coridoras. Cuidados, alimentação, longevidade e tudo sobre a espécie.
Água Doce
Ventoinhas
Como esfriar o aquário. Veja os 3 métodos mais eficientes.
Água Doce

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Melanotaenia Neon
Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Peixes de Água Doce
Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Acará Bandeira
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Acará bandeira
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Peixes de Água Doce
Colisa Chuna
Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie
Peixes de Água Doce