Logo PeixeseAquarismo.com

A impressionante origem do peixe Betta e como ele virou o peixe de briga

Por: Rodrigo Matos | Atualizado em 18/01/2023 Revisado por: Marcelo Pedraz

O peixe Betta é um dos peixes mais populares no mundo. Eles são originários do Sudeste Asiático e sua criação em cativeiro remonta à quase dois séculos. Mas no passado, o Betta não parecia nada com esses lindos peixe de caudas longas e cores intensas que encontramos nas lojas hoje. A linhagem original era muito mais discreta e simples. Mas independente da origem do peixe betta e da sua linhagem, eles são peixes fascinantes!

Em todos os meus anos no hobby, eu observei mudanças positivas em como cuidamos desse peixe. Toda essa evolução agrega muito ao aquarismo, contribuindo muito para gerar novos dados, usados inclusive, em matérias científicas. Nesse artigo, vamos discutir sobre a impressionante origem do Peixe Betta e como ele se tornou no famoso peixe de briga.

Betta Vermelho

História e origem do peixe Betta

Relatos de estudiosos e amantes do Betta remontam à mais de 170 anos, momento descoberta desse belo animal em seu habitat natural. Chamada no passado de Sião, a Tailândia é considerada a terra do peixe Betta. Nativos do país já tiveram como hobby apostar nas brigas desses pequenos animais, inclusive com apostas de grande valor, com pessoas perdendo tudo que tinham.

A espécie é muito conhecida por seu comportamento agressivo (que já fica claro pelo nome popular, Peixe de Briga) e pelos machos mostrando grande territorialismo. Essas duas características explicam porque eles se tornaram famosos nos países Asiáticos como peixes de luta competitiva.

Os Bettas selvagem tem coloração escura, com iridescência em tons esverdeados e azulados, além disso, possuem caudas curtas. Peixes com essas características originais, hoje em dia são chamados de Plakat. Ao contrários dos Bettas mais recentes, eles eram coletados e selecionados de acordo com suas características mais interessantes para lutas, como seu tamanho, agressividade e força.

Portanto, eles acabam sendo bem diferentes dos típicos Bettas de lojas de aquário, já que a cor não era tão importante quanto as outras características mais determinantes na decisão de uma briga. No entanto, em alguns lugares da Ásia, ainda é perfeitamente possível achar vendedores com as linhagens mais selvagens do Betta.

Bettas na Natureza

O típico habitat do peixe Betta na Ásia são pequenos lagos de água calma, com fundos lamacentos ou campos de arroz inundados. Nesses locais, a água tem geralmente tom de chá, com alta concentração de taninos e outros ácidos. A água costuma ter temperatura alta (acima de 26 graus Celsius), pouca concentração de oxigênio, alto nível de CO2, baixa salinidade e muita acidez.

Alguns fatores são considerados responsáveis pela evolução das espécies em direção ao uso de habitats rasos e marginais para viver e se reproduzir:

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

De maneira geral, os ovos fertilizados e bettas juvenis que começavam suas vidas em águas mais rasas, tinham uma taxa de sobrevivência maior dos que os que nasciam em águas mais profundas.

Bettas no aquarismo

Em 1840, o rei de Sião Mongkut passou vários indivíduos de sua coleção particular para um amigo, que mais tarde à passou para o Dr. Theodore Edward Cantor (1809-1860), um botânico e médico em um hospital em Bengala, na Índia. Theodore, em 1849, publicou um artigo nomeando a espécie Macropodus pugnax.

Em 1909, Charles Tate Regan (1878-1943), ictiólogo da Universidade de Cambridge, após verificar que já existia outra espécie chamada Macropodus pungnax, publicou um novo artigo mudando o nome do peixe para Betta splendens. Regan usou como inspiração para o nome uma tribo guerreira nativa chamada “Bettah”. Splendens (esplêndido) completa o título deste belo animal, “Guerreiro Esplêndido”.

A partir de 1900, a espécie já era predominante entre os aquaristas do mundo. Desde então, o peixe Betta permaneceu uma espécie sólida no hobby do aquário. O mercado de linhagens de combate, que existe desde o início da história registrada, não mudou muito.

Betta Vermelho

Linhagens modernas

Como mencionado acima, os bettas selvagens eram diferentes dos criados hoje. Peixes criados para luta são selecionados para ter um corpo atarracado com escamas duras e barbatanas menores para proteger contra ataques de oponentes. Nesse tipo de linhagem, cores e padrões não são vitais. Uma predisposição para a capacidade de atacar alvos vulneráveis, como barbatanas e cauda, ​​​​é uma característica essencial.

A comunidade científica de aquários acredita que na época das primeiras coletas de Plakat no Sião, os criadores identificavam animais com nadadeiras maiores e os separavam por acharem que não eram eficientes na luta contra outros peixes. Eram mais lentos e cansavam mais rápido, além de serem menos agressivos.

Popularização no Ocidente

Os Bettas chegaram à Europa em meados de 1896 na Alemanha e a partir de 1910 nos Estados Unidos.
Em 1967, o IBC (International Betta Congress), fundado pelo Dr. Gene Lucas para Pesquisa e Desenvolvimento de Peixes Bettas, desenvolveu várias linhas de pesquisa para determinar a rastreabilidade genética dos bettas. Mas os anos se passaram até por volta de 1980, quando criadores como Peter Goettner e Paris Jones desenvolveram linhagens modernas, peixes com caudas enormes e muito tecido entre as nadadeiras (como caudas Super Delta).

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Por volta de 1987, um criador francês chamado Guy Delaval importou alguns desses primeiros peixes modernos. E através de um trabalho genético contínuo, obteve os primeiros espécimes com abertura caudal de 180 graus (Halfmoon HM.)

A partir da década de 1990, com a criação contínua de novas linhagens e a disseminação desses peixes tão diferentes, começaram os primeiros problemas. Esses problemas foram devido à questão da endogamia.

Os criadores resolvem o problema com uma forte ligação entre aquaristas de diversas partes do mundo, que, através da troca de diferentes matrizes e peixes, conseguem reverter problemas de endogamia sem perder as linhagens já criadas e corrigidas. Esses peixes ainda são precursores das diferentes genéticas que encontramos por aí.

Conclusão

De um ponto de visto histórico e científico, nós temos pouca informação sobre vários tópicos relacionados ao peixe Betta. Já que estamos constantemente aprendendo sobre questões sociais, comportamentais e nutriocionais que modificam frequentemente o modo como cuidamos destes animais.

Muitas técnicas de reprodução e seleção evoluíram através dos anos, além de termos grandes avanços em toda cadeia de produção do peixe Betta, especialmente com relação a nutrição e qualidade da água. Todo esse conhecimento extra tornou muito mais fácil cuidar de maneira apropriada da espécie. Então agora que você sabe da fascinante origem do peixe Betta, que tal cuidar de um peixe dessa adorável espécie?

Referências

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Peixe Betta

Peixe Betta Vermelho
Peixe Betta
Quanto tempo vive um Peixe Betta

É bastante comum escutar de lojistas de aquário e até mesmo de aquaristas, que o…

Continue lendo
Betta triste no aquário
Peixe Betta
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?

Poucas coisas são mais tristes do que perder um peixe que nós gostamos muito. Ainda…

Continue lendo
Betta quieto
Peixe Betta
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?

Você está achando seu betta muito parado, quieto ou simplesmente mais “devagar” do que o…

Continue lendo
Betta Nadando
Peixe Betta
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?

O betta é um peixe lindo e de comportamento fascinante, no entanto eles também podem…

Continue lendo
Peixe Betta Colorido
Peixe Betta
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)

Não há dúvida que o Peixe Betta (Betta Splendens) é um dos peixes favoritos dos…

Continue lendo
Betta Amarelo
Peixe Betta
Como deixar o peixe betta feliz

Todos nos amamos nossos peixes bettas. São animais fantásticos, belos e interessantes devido ao seu…

Continue lendo