Peixe Betta – Como cuidar e características da espécie
Home > Peixe Betta >
Um dos peixes mais populares do mundo é também um dos que mais sofrem na mão de aquaristas inexperientes. Obviamente, estamos falando do peixe betta. Extremamente admirados pela sua beleza e cauda longa, o betta é o primeiro peixe de grande parte das pessoas que entram nesse hobby.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!
Por um lado, isso é bom, betta são peixes extremamente resistentes e conseguem sobreviver nas mais diversas condições. Mas esse também é o lado ruim, já que aquaristas inexperientes ainda não tem como saber que mesmo um peixe que está sobrevivendo, pode estar sofrendo muito em um aquário inadequado.
A razão por trás do sofrimento dessa espécie é uma serie de mitos espalhados sobre como cuidar do betta, sendo que a grande maioria não é verdade e ainda é extremamente prejudicial aos bettas.
Tópicos sobre o betta:
- Ficha do Peixe Betta
- Mitos comuns sobre o betta
- O que seu betta precisa de verdade
- Montando o aquário ideal pro betta
- Filtragem para aquário de betta
- Temperatura ideal para o peixe betta
- Como deve ser a iluminação para o betta
- Adaptação do betta no aquário
- O que bettas comem
- Diferenciando macho e fêmea
- Companheiros de aquário pro betta
- Doenças e problemas mais comuns do betta
- Como manter seu betta saudável.
Ficha do Peixe Betta
Nome científico | Betta splendens |
Nomes comuns | Betta, Peixe de Briga, Peixe de Briga Siamês |
Nível de dificuldade | Fácil |
Temperamento | Territorialista |
Temperatura | 22°C – 30°C |
Expectativa de vida | 3 anos |
pH | 6.6 – 7.4 |
Tamanho | 8 cm |
Alimentação | Carnívoro, mas aceita rações |
Mitos comuns sobre o betta
Dentre esses mitos que ouvimos o tempo todo, alguns se destacam. Aprenda agora as verdades sobre essa espécie magnifica que merece tantos cuidados quanto qualquer outro animal de estimação.
- Bettas na natureza vivem em pequenas poças? – Não é exatamente assim. No seu habitat natural, na Ásia (Indochina), os bettas viviam em corpos de água grandes, apesar de não muito fundos, o que é bem diferente de uma poça. O mito surgiu porque nos momentos de seca, muitos bettas conseguiam sobreviver até mesmo nas pequenas poças que sobravam, mas muitos também morriam, devido as condições inadequadas.
- Bettas não precisam de filtos? – Esse é um dos maiores e piores mitos. O betta consegue respirar diretamente do ar, devido a um órgão chamando labirinto, mas ele também se beneficia de oxigênio dissolvido na água (o filtro ajuda nesse ponto). Porém, mais importante ainda, é que os filtros mantém a qualidade da água, evitando o surgimento de amônia e outros elementos poluentes. Por isso, ele é extremamente necessário.
- O peixe betta pode viver em aquários muito pequenos? Outro mito extremamente prejudicial. Os bettas precisam de aquários de tamanho adequado a seu porte (é recomendado pelo menos 18 litros). Em aquários menores, eles se tornam estressados e viver menos. Além disso, aquários pequenos tendem a acumular mais poluição.
- O betta tem que viver sozinho? – Não necessariamente. O betta macho não deve ser colocado com outros bettas, mas ele consegue viver com peixes que não sejam parecidos com ele, desde que em um aquário de tamanho adequado. Já as fêmeas podem viver com outros bettas fêmeas, além de outras espécies.
- Betta não precisa de aquecedor? – Mentira. O betta precisa que seu aquário tenha uma temperatura constante (ou o mais próximo disso). Por isso, um aquecedor é importante, especialmente em lugares com muita variação de temperatura.
O que seu betta precisa de verdade
Esqueça, então, todos esses mitos e entenda que o betta, apesar de resistente, precisa de muito cuidado, atenção e equipamentos que deixem seu peixe, não apenas sobrevivendo, mas vivendo feliz e saudável.
Mas então, o que é necessário para ter um betta satisfeito e esbanjando saúde? Os mesmos cuidados de qualquer peixe: Um aquário de tamanho adequado e com um filtro de vazão suficiente. Além disso, ele precisa que o seu habitat tenha uma temperatura constante, o que exige um aquecedor com termostato. Outros pontos importantes são, uma alimentação de qualidade e iluminação que ajudem a criar um ciclo de noite e dia para o peixe.
Tendo esses cuidados básicos com seu animal, você estará garantindo muito mais qualidade de vida para seu betta. Em seguida, vamos mostrar mais a fundo como criar essas condições ideais
Montando o aquário ideal pro betta
Na hora de montar um aquário para seu betta, primeiro esqueça aqueles micro recipientes de 0,5 litros que você vê nos petshops. Manter um betta nessas condições é extremamente cruel.
Portanto, compre um aquário de pelo menos 18 litros, se você for manter apenas o betta. Se tiver companheiros no aquário, precisa ser muito maior. Use a regra do porte, para saber quantos litros são necessários, nesse caso.
Garantindo o tamanho certo, agora você pode decorar seu aquário da maneira que quiser. Comprar cascalho de rio é uma fácil e bonita maneira de deixar seu aquário mais bonito. Melhor ainda, é ter também algumas plantas, dando assim, um ar mais natural e confortável para o peixe.
O próximo passo é comprar uma filtragem adequada para o tamanho do seu tanque.
Filtragem para aquário de betta
Ao contrário do que todos dizem, o betta precisa, sim, de um filtro. Este aparelho vai ajudar a manter a água do seu aquário, limpa e adequada para seu peixe. Além disso, o filtro ajuda a dissolver mais oxigênio na água, possibilitando que o betta respire não apenas o ar atmosférico, mas também o dissolvido no aquário.
Para saber qual filtro comprar, os fatores mais importantes são o tamanho do aquário e a vazão do filtro. Sendo assim um filtro adequado deve ter vazão de 5 a 10 vezes o volume do seu aquário.
Então, um aquário de 20 litros deve ter um fluxo de pelo menos 100 litros por hora. Uma ótima recomendação é comprar um filtro hang-on, que são mais fáceis de instalar, baratos e muito eficientes.
Temperatura ideal para o peixe betta
Como todos os peixes, o betta precisa de uma temperatura relativamente constante para se manter saudável. Essa temperatura pode variar entre 22 e 30 graus Celsius, mas o melhor é se manter distante das extremidades.
O jeito mais eficiente de controlar a temperatura é usando um aquecedor com termostato. Esse aparelho irá manter a temperatura da água dentro da menor variação possível, mesmo que a temperatura do ambiente caía muito rapidamente.
Agora, se você mora em um lugar muito quente, pode ser necessário reduzir a temperatura, o aparelho para isso se chama chiller. Existem opções caseiras que também podem ajudar (como ventoinhas, garrafas de água congelada…), mas são muito mais difíceis de controlar e exigem mais manipulação pelo aquarista.
Como deve ser a iluminação para o betta
No caso dos bettas, a principal função da iluminação é criar o ciclo do dia e da noite, que possibilita a seu peixe, regular seu sono e outras atividades que são ligadas a passagem do tempo. Estabelecer esse ciclo é extremamente importante para qualquer peixe.
Quanto a qual luz comprar, não é uma grande preocupação. Só evite lâmpadas incandescentes, porque são muito ineficientes e esquentam demais. Lâmpadas leds são uma ótima opção, e não é necessário comprar lâmpadas muito potentes também, apenas compre uma que deixe seu aquário do jeito que você acha mais bonito.
Sobre a duração do período de luz, de 8 a 12 horas é mais do que suficiente, caso note excesso de alga surgindo no aquário, reduza um pouco o número de horas em que as luzes ficam ligadas.
Um ponto é, se o aquário do betta é plantado, use as regras de iluminação para aquário plantado. Plantas são muito mais exigentes com a luz do que os bettas.
Adaptação do betta no aquário
Bettas não gostam de mudanças bruscas nos parametros da água, e certamente, a água da loja onde você comprou seu peixe, não é igual a do seu aquário. Por isso, é necessário fazer a adaptação do betta, antes de colocá-lo na sua nova casa.
Para fazer isso, basta seguir estes passos:
- Pegue o saquinho que está com seu betta, e o deixe boiando por 15 minutos na água do seu aquário. Isso ajudará a evitar choques de temperatura.
- Após esse período, abra cuidadosamente o saco, retire um pouco da água da loja e jogue fora. Substitua a mesma quantidade, com água do seu aquário. Faça isso 3 vezes, uma vez a cada 5 mins. Isso ajudará a deixar mais parecidos os parâmetros do aquário e do saquinho.
- Depois desses passos, com uma rede, pegue seu betta e libere o no novo aquário.
- NUNCA jogue a água do saquinho dentro do aquário. Esta água deve ser jogada fora.
O que bettas comem
Como já foi dito, o betta é um peixe carnívoro e na natureza se alimenta principalmente de insetos, larvas, ovos e outras presas. Por isso, sua alimentação deve ser extremamente balanceada, se você visa dar o máximo de qualidade de vida e saúde para seu peixe.
Felizmente, hoje em dia, temos muitos tipos de rações feitos especialmente para os bettas. Elas contém justamente a concentração e proporção de nutrientes ideal para essa espécie, garantindo assim, o máximo de benefício para seu animal. Algumas marcas indicadas são a Tetra e Sera.
No entanto, não é indicado dar sempre a mesma ração para o peixe, isso pode o deixar desestimulado a comer, e até causar algumas deficiências, caso a ração foque mais em um tipo de nutrientes. Para resolver isso, deve se alternar entre diferentes rações.
Além disso, o peixe betta se beneficia fortemente de alimentos vivos. Oferecer esse tipo de alimentação uma a duas vezes na semana, causará um impacto muito benéfico ao animal. Alimentos como artêmias são ideais, estimulam a mente e ajudam a dar uma aparência ainda mais impressionante a seu betta. Outras opções de alimentos vivos são larvas de besouro e bloodworm.
Diferenciando macho e fêmea
Na hora de escolher seu betta, é importante saber se você terá uma macho ou uma fêmea. Mas por que isso é relevante? Principalmente devido ao comportamento do macho em comparação com o da fêmea.
O betta macho é muito mais territorialista que a fêmea, por isso, ele não deve conviver com outros peixes bettas ou similares. Já as fêmeas, podem conviver com outras fêmeas da mesma espécie, além de outras espécies.
Mas então, como diferenciar entre macho e fêmea? Vamos aprender agora.
Macho | Fêmea |
Nadadeiras e caudas mais longas | Nadadeiras e caudas mais curtas |
Cores mais intensas e vibrantes | Cores menos brilhantes |
Maior e corpo mais alongado | Menor e forma mais encorpada |
Não tem tubo ovipositor | Possui tubo ovipositor |
Constrói ninho de bolhas | Não constrói ninho de bolhas |
Companheiros de aquário pro betta
Ao contrário do que dizem, o betta não precisa viver sozinho. Mas ele não é um peixe territorialista? Sim, o betta é mais agressivo que a média dos peixes, porém essa agressividade não é direcionada para todos os peixes da mesma forma. Dessa maneira, se você quer ter um peixe junto com seu betta, é preciso observar alguns pontos.
Se seu betta é macho: Os machos NUNCA podem viver com outros peixes bettas. Isso só gera estresse para os animais, além de poder gerar danos físicos. O Betta macho só pode viver com outras espécies que tenham aparência diferente da deles. Ou seja, peixes com caudas longas, cores parecidas ou da mesma ordem (anabantídeos) devem ser evitados.
Exemplos de companheiros para machos: Neon, Rodóstomo, coridoras, ampulárias e etc.
Se seu betta é fêmea: As fêmeas apesar de ainda serem um pouco agressivas, podem viver com outras fêmeas de betta. No entanto, é importante observar os exemplares, porque é comum que algumas fêmeas briguem entre si, e nesse caso, devem ser separadas. Além disso, elas podem ser colocadas com os mesmos peixes que os bettas machos. Ou seja, caudas curtas e aparência diferente das do betta.
Exemplos de companheiros para fêmeas: Outras fêmeas de betta, Neon, Rodóstomo, coridoras, ampulárias e etc.
Doenças e problemas mais comuns do betta
Apesar de serem peixes muito resistentes, e mesmo que você cuide perfeitamente deles, sempre existe a possibilidade do seu betta adoecer. Mas felizmente, a maior parte dos problemas tem tratamento. Alguns dos problemas mais comuns que você pode encontrar são:
- Betta sem apetite – Muitas vezes o betta muda seus habitos alimentares e não come mais como antes. Este artigo explica como fazer seu betta voltar a se alimentar apropriadamente.
- Betta perdendo a cor – Devido a algumas condições, como aquários mal tratados, o betta pode perder sua cor. O tratamento para isso, costuma ser tratar os parâmetros da água. Para mais detalhes, este artigo explica como recuperar a cor do seu betta.
- Betta no fundo do aquário – Observar o betta no fundo do aquário, costuma assustar muito os aquaristas, mas não é necessariamente um problema. Para ajudar a avaliar esse comportamento, este artigo explica porque o betta está no fundo do aquário.
- Popeye (olhos inchados) – Não é uma exclusividade da espécie, mas olhos inchados são um problema muito como. O tratamento pode ser visto neste artigo sobre bettas com olhos inchados.
- Barriga inchada – Pode ser causada por muitos fatores, até mesmo constipação. Mas a maior preocupação é a hidropsia, que pode ser fatal. Este artigo explica como investigar o que está acontecendo com a barriga inchada do seu peixe.
- Fungos no Betta – Podem causar manchas brancas, semelhantes a tufos de algodão e geralmente são causadas pelo fungo Saprolegnia sp.
Como manter seu betta saudável.
Para fazer seu betta viver bem e viver mais, é necessário cuidar do bem estar do seu animal e do ambiente em que ele vive. Portanto, projete o aquário ideal para o seu peixe, cuide da qualidade da água, alimente o betta do jeito certo e você terá um animal muito mais saudável que a média. Fora isso, observe sempre seu betta e trate logo qualquer sinal de doença.
Referências:
Rainboth, W.J., 1996. Fishes of the Cambodian Mekong. FAO species identification field guide for fishery purposes. FAO, Rome, 265 p.
National Center for Biotechnology Information – Betta splendens
Caring for Betta Fish – Marcus Song
The Spruce Pets – Siamese Fighting Fish