Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário

Ver seu peixe betta deitado ou parado no fundo do aquário, certamente é uma imagem desesperadora. Será que meu betta morreu? Será que ele está doente? Como o ajudar? Antes de chegar à conclusões precipitadas é importante entender mais sobre esse comportamento do peixe.

Existem muitos motivos para seu peixe betta estar parado ou deitado no fundo do aquário. O betta pode estar sofrendo de intoxicação por nitrato e nitritos, pode ter alguma doença, pode ser apenas o temperamento do peixe, algo pode ter o estressado, a temperatura e o aquário podem estar inadequados, ou ele pode estar apenas dormindo. Algumas dessas causas são completamente normais, enquanto outras podem exigir um pouco da sua atenção para salvar seu peixe.

Porque o betta está deitado ou parado no fundo do aquário?

Como já explicado, existem inúmeras razões pelas quais seu betta pode estar parado na parte de baixo do seu aquário. Isso não significa que não seja possível diagnosticar a fonte real do problema. Existem muitas maneiras e sinais que podem te direcionar no caminho de sanar essa questão. A seguir vamos explicar os principais motivos para isso acontecer, assim você poderá identificar a causa mais provável para o seu caso, e se necessário, ajudar o seu peixe a sair dessa situação.

Aquário em condições inadequadas para o betta

O betta tem a fama de ser um peixe super resistente, que vive bem em qualquer situação. Isso não é verdade, apesar de ser uma espécie muito forte, o betta tem necessidade de um ambiente otimizado para que tenha qualidade de vida. Isso significa que aqueles aquários minúsculos vendidos nos petshops são extremamente prejudiciais para o seu peixe. Portanto, se você mantêm seu betta nessas condições, saiba que ele não está vivendo bem, ele está apenas tolerando esse ambiente, só que isso acaba afetando o bem-estar, a saúde e a longevidade do seu animal.

Uma das principais manifestações de que seu betta está sofrendo com esse espaço inadequado dedicado a ele, é justamente ficar deitado no fundo do aquário, se tornando muito inativo e deprimdo.

Portanto, esqueça essa ideia de que o betta vive sem oxigênio, ou que pode ser criado em aquários de tamanho pequeno. Assim como qualquer outro peixe, ele tem algumas necessidades básicas. As principais são:

  • Aquário de tamanho adequado baseado no porte do betta – Um aquário pequeno estressa e afeta de muitas maneiras o seu peixe.
  • Filtragem adequada para a quantidade litros do aquário – É mentira que o betta nao precisa de filtro, já que este equipamento garante a qualidade da água.
  • Aquecedor com termostato para controlar a temperatura -Em lugares frios, o betta pode sofrer muito com temperaturas baixas. Além de mudanças grandes e bruscas no parâmetro.
  • Manter o betta sozinho ou apenas com companheiros adequados para a espécie. – Apesar de ser possível manter o betta com outros peixes, ele pode ficar estressado e agressivo com certas espécies.
Bettas nadando.

Temperaturas muito baixas afetam seu betta

Um dos mitos mais famosos sobre o betta é que ele não precisa de aquecedor no aquário. Isso também não é verdade, já que o betta vêm originalmente de uma região quente da Asia, onde a temperatura raramente fica abaixo de 22º C. Dessa maneira, é importante fazer com que um aquário de betta se mantenha dentro do intervalo de 22 e 30 graus celsius. De preferência longe das extremidades (ou seja, idealmente entre 24 e 28 graus).

O aquecedor com termostato também tem outra função importante. Já que além de não deixar o aquário esfriar muito, ele também evita grandes variações de temperatura. Mudanças bruscas nesse parâmetro estressa o peixe e, portanto, pode afetar sua imunidade, o deixando mais suscetível a doenças, podendo causar que seu peixe betta fique parado deitado no fundo do aquário.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Além disso, as temperaturas mais frias também desaceleram o metabolismo do peixe, afetando o apetite e energia do betta, por consequência, ele se torna mais inativo.

Excesso de amônia, nitrato e nitrito podem estar afetando seu betta

Apesar de ser muito forte, o betta, como qualquer outro peixe, é muito sensível à água com substâncias nocivas como amônia, nitrito e nitrato. A amônia surge devido às substância orgânicas que se decompõem dentro do aquário, como as fezes dos peixes, restos de ração, peixes mortos que não são retirados e etc. Já o nitrito e o nitrato, são resultado das bactérias benéficas que existem no aquário, elas transformam a amônia que é altamente tóxica em nitrito e nitrato, que são substâncias menos nocivas.

No entanto, com o tempo, essas substâncias se acumulam e fazem um estrago na saúde do seu betta, podendo fazer com que ele fique deitado no fundo do aquário e se torne mais letárgico. Outro ponto importante, é que como muitos aquários de bettas não tem filtro (que é onde as bactérias benéficas se alojam com mais facilidade), a amônia não se transforma em nitrito na velocidade necessária, deixando o aquário com altos níveis dessa substância, o que pode levar seu animal até a morte rapidamente.

Para evitar e solucionar esse problema, você deve ter um filtro adequado para o aquário e, além disso, realizar trocas parciais de água com frequência. Dessa maneira, você eliminará os nitratos que se acumulam na água, evitando que seu peixe adoeça e fique deitado no fundo.

Betta para baixo.

Pouco oxigênio dissolvido na água

De fato, é verdade que peixes bettas podem respirar diretamente do ar, no entanto, isso não é um comportamento ideal. Na verdade, o betta consegue respirar tanto o oxigênio dissolvido na água, quanto o ar atmosférico. Para que ele esteja vivendo em condições ótimas, ele deve ter acesso aos dois tipos de respiração.

Para conseguir isso, basta ter um filtro ligado no aquário, a agitação gerado por este, já será suficiente para permitir trocas gasosas que aumentarão a quantidade de oxigênio na água.

Estresse é um grande problema para o peixe betta

Além de condições ruins no aquário e na água, outros fatores também podem estressar o peixe betta. Um peixe estressado, é um peixe doente, isso não é diferente no caso do betta. Sendo assim, é preciso evitar que ele seja afetado por estes causadores de estresse. Alguns dos mais recorrentes são:

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

  • Presença de outros bettas no mesmo aquário – O betta macho sempre rejeita qualquer outro betta no seu aquário. Já as fêmeas, podem viver com outras fêmeas, na maioria dos casos.
  • Peixes incompatíveis como companheiros de aquário – Existem algumas espécies que podem viver com os bettas, contanto que o aquário seja adequado para todas as espécies que contém.
  • Excesso de barulho perto do aquário – Barulho muito intenso, como música alta, instrumentos musicais em volumes exagerados e, obviamente, batidas no vidro do aquário, afetam profundamente o bem-estar do seu betta. Você deve evitar ao máximos que circunstâncias como essas ocorram perto do seu tanque.
  • Mudanças rápidas e intensas de parâmetros como temperatura e PH – Como todos os peixes, os bettas sofrem muito com essas mudanças bruscas, afetando intensamente sua saúde. Portanto, evite de todas as maneiras, variações grandes no ph, temperatura e química do aquário.
  • Falta de esconderijos no aquário – É ideal ter alguns lugares mais reservados no aquário, menos expostos, para que seu betta possa se esconder e se recuperar, caso esteja estressado ou amedrontado.

É importante sanar esses problemas, que geralmente tem soluções simples e rápidas. Dessa maneira, você terá um betta menos estressado, mais saudável e que não ficará desanimado no fundo do aquário.

Doenças também podem causar o betta ficar no fundo do aquário

Doenças e outros problemas de saúde são algumas das principais causas para o betta deitar no fundo do aquário. Existem muitos problemas que podem afligir o peixe betta. Como por exemplo, problemas na bexiga natatória, falta de apetite, constipação, olhos inchados, caudas desfiadas e até fungos.

Sempre olhe seu peixe com atenção e procure sinais de alterações em comportamento e na sua aparência, dessa maneira, você poderá notar sinais de doenças no início. Caso note algo estranho, procure logo ajuda. No nosso site, temos dezenas de artigos que falam sobre as doenças mais comuns do betta.

Será que seu betta está apenas dormindo?

Se o comportamento do betta estar deitado no fundo do aquário for recente, não se alarme de imediato, já que é muito comum que o peixe faça isso quando dorme. Espere para ver se, na manhã seguinte, ele sai e nada pelo aquário com o seu comportamento normal. Se ele costuma deitar no fundo do aquário durante o período de luz apagadas, mas nada normalmente de dia, claramente ele está apenas dormindo.

Aquário com água muito agitada para o betta

O betta é um peixe de águas rasas e calmas, ele consegue, inclusive, viver em poças de água nos períodos de seca no seu habitat original. Dessa maneira, não é recomendado o colocar em águas muito agitadas. Ou seja, é preciso controlar o fluxo dos filtros e bombas que você possa ter instalado no seu aquário.

Um peixe betta que é forçado a ficar em aquários de alta agitação na água, não vai mostrar seu comportamento natural. Assim, ele se cansará com facilidade, se tornando muito menos ativo e mais propenso a ficar escondido ou deitado no fundo do aquário.

Para evitar isso, existem algumas atividades que podem ajudar. A maior parte dos filtros modernos, tem um controle de fluxo, que podem deixar a movimentação da água mais adequada. Caso isso não seja possível, direcionar a queda d’água do filtro para uma grande peça de decoração ou qualquer outro anteparo, pode limitar o fluxo a apenas uma pequena área do aquário. Outra possibilidade, é adicionar muitos esconderijos no aquário, assim o betta pode se esconder quando se sentir cansado ou estressado pelo movimento das águas.

Seu betta pode estar mais parado devido a idade

Um betta no fundo aquário não é necessariamente algo problemático, mas é preciso analisar outros fatores, como apetite, aparência, comportamento natural, se algum desses fatores forem alterados, vale a pena investigar as causas levantadas acima para entender como recuperar seu peixe.

Em todo caso, é sempre bom observar se seu peixe não está apenas dormindo, e também se o seu comportamento mais calmo não é algo que começou gradativamente devido ao peixe estar mais velho.

Portanto, não se alarme desnecessariamente

Na grande maioria de vezes que observei um betta deitado no fundo do aquário, ele estava apenas descansando ou dormindo. Além disso, mesmo quando o fator causador do comportamento era o estresse, ele rapidamente se recuperou sozinho, após um dia ou dois. Dessa maneira, evite se desesperar e tente cuidar da água e das condições do seu aquário. Fazendo isso, seu betta estando doente ou não, ele se beneficiará das mudanças.

Caso o comportamento persista, cheque mais a fundo cada uma das causas listadas aqui. Tome as ações necessárias para acabar com a fonte do problema. No geral, a chance de recuperação do betta é bem alta, só tenha disciplina e consistência, mantendo o aquário e seu betta bem tratados.

Publicado em 20 jan, 2022
Categorias:

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Peixe Betta >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Betta Nadando
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?
Peixe Betta
Peixe Betta Colorido
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)
Peixe Betta
Betta Amarelo
Como deixar o peixe betta feliz
Peixe Betta
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Otocinclus
11 peixes de fundo perfeitos para seu aquário
Peixes de Água Doce
água ficando verde no aquário
Água do aquário ficando verde. Veja por que acontece e como resolver.
Algas
Peixe Colorido
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?
Doenças de peixes
Aquário cristalino
Como cuidar de um aquário? 12 dicas para ter o aquário perfeito
Iniciante
Água da torneira
Pode colocar água da torneira no aquário?
Manutenção do aquário
Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta