Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe betta não quer comer. O que fazer?

Perceber que seu betta não quer comer é uma das situações mais estressantes para quem cria essa espécie. Logo começa a preocupação com a saúde do animal e até mesmo o medo de que ele esteja morrendo. Mas será que falta de apetite é sempre um sinal de problemas sérios?

O peixe betta pode estar com pouco apetite devido a inúmeras razões como estresse, parâmetros da água, doenças ou até mesmo porque não gosta da comida oferecida. Você também pode estar simplesmente dando muita comida ou ele pode estar se alimentando de outras fontes de alimento sem você notar.

O importante é que não há razão para se assustar prematuramente, muitas vezes o peixe betta está apenas lidando com um pouco de estresse ou querendo novos tipos de comida. Em todo caso, seria preciso mais de uma semana sem comida para que seu peixe morresse de fome. Então vamos entender agora como descobrir a causa e como tratar a falta de apetite do seu betta.

Possíveis causas para o betta comer menos

Existem uma infinidade de razões para um betta alterar seus hábitos alimentares. Mas felizmente, também temos uma série de hipóteses e caminhos a tentar, na hora de desvendar a causa e escolher a solução para este problema tão comum.

Mas antes de começarmos a nos preocupar e procurar origens para o problema, é recomendável passar um ou dois dias, apenas observando atentamente o betta na hora da comida. Ele realmente não está comendo nada, ou apenas está comendo menos do que você espera? Muitas vezes, os donos acabam super alimentando o animal, mas bettas tem o estomago muito pequeno, então é perfeitamente comum que eles comam pouco. Nosso artigo sobre como alimentar o betta, explica tudo que você precisa saber neste assunto.

Se eu betta, de fato, não estiver comendo, precisamos lidar com as hipóteses seguintes para restabelecer seu apetite.

Betta não está satisfeito com a comida oferecida

Isso é muito comum em bettas recém adquiridos ou quando alteramos a alimentação do animal. Muitas vezes o betta já vem da loja onde foi comprado acostumado a uma dieta específica. Portanto, ele pode ter predileção por um tipo de alimento e recusar outros. É possível, inclusive, que ele não reconheça o alimento que você está dando como comida, já que talvez nunca tenha tido contato com este tipo antes. Você também notara com o tempo, que assim como nós, peixes também tem seus “pratos prédiletos”, que fazem com que eles comam mais do que de costume.

Solução: Caso seja mesmo um betta novo, o problema costuma se resolver sozinho. Eventualmente, ele provava a nova comida e começará a comer. Caso isto esteja demorando, você pode comprar outro tipo de ração e testar se ela apetece mais o seu betta. Em casos mais extremos, vale a pena entrar em contato com quem forneceu o animal para você e perguntar qual a ração utilizada por ele.

Variar fontes de alimento

Outro ponto importante, não apenas para o betta, mas para quase todo peixe, é que eles precisam variar sua dieta. Comer apenas um tipo de alimento, é extremamente desestimulante para o animal, podendo causar o desinteresse em se alimentar. Já usar vários tipos de alimento, tanto deixa o peixe mais satisfeito, quanto melhora sua saúde, pois você está garantindo diversos tipos de nutrientes diferentes.

Solução: É extremamente necessário oferecer uma dieta balanceada para o betta. Portanto procure rações de boa qualidade, indicadas para a espécie, mas também ofereça frequentemente (pelo menos duas vezes na semana) outros tipos de alimento, como alimento vivo ou congelado. Isso tornará seu animal mais saudável e mais ativo. Além de aumentar muito seu apetite.

É possível encomendar rações de qualidade diretamente da Amazon:
Ração TROPICAL Red Mico Color Sticks

Algo está estressando o betta

Outra possibilidade é que alguma fonte de estresse esteja afetando o apetite do seu betta. Estresse prejudica todo peixe de uma maneira geral, diminuindo a imunidade do animal, causando comportamentos atípicos e pode, inclusive, afetar hábitos alimentares. Quanto maior o estresse, maior o impacto.

Solução: Identifique a fonte de estresse e tente a neutralizar ou pelo menos atenuar. Algumas opções a investigar seriam:

Caso qualquer um desses itens sejam um problema no seu aquário, tente resolvê-lo o mais rápido possível. Isso provavelmente melhorará o apetite do seu betta.

Se quiser um aquário mais adequado, recomendamos encomendar um na Amazon:

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

BOYU MS-420 AQUARIO CURVO 31L

Se for um betta novo no aquário é completamente normal

Você compra um betta, chega em casa e o coloca no aquário. Nos primeiros dias ele simplesmente não come nada. Você fica morrendo de medo e preocupado com a saúde do animal.

Não se assuste, isso acontece com muita gente e é um dos problemas mais comuns para qualquer aquarista. Durante a fase de adaptação o peixe está estressado e se acostumando com o novo ambiente, portanto uma das primeiras coisas que são afetadas é o apetite. Mas então, o que fazer nesses casos?

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Betta azul nadando.

Solução: Tenha paciência. Em quase todos os casos, isso se resolve sozinho, após se habituar com a sua nova casa, o betta simplesmente volta a comer normalmente. Para aumentar as chances de que isso não ocorra com animais novos, tente sempre aclimatar adequadamente o peixe no aquário, não colocando o de uma vez, mas sim deixando ele se adaptar a temperatura e Ph do novo aquário. Outro ponto interessante, é sempre introduzir o animal no aquário, com as luzes apagadas, isso deixa o peixe mais calmo e menos exposto, facilitando a adaptação.

Temperatura inadequada

Um dos grandes fatores que influenciam o apetite do betta é a temperatura, na verdade, não apenas o apetite, mas todo o bem estar do animal depende disto. O betta não tem a capacidade de regular sua própria temperatura, por isso, ao estar em um ambiente muito frio, o metabolismo do seu peixe fica mais lento, assim como o seu processo digestivo, explicando a falta de apetite.

Em casos extremos a temperatura muito fria (ou muito quente) pode até matar seu animal, então não é uma boa ideia se descuidar nesse ponto.

Solução: Evite variações bruscas de temperatura no seu aquário. Toda espécie de peixe tem uma faixa de temperatura aceitável e até mesmo dentro dessa faixa, deve se evitar muitas mudanças. O melhor método para se conseguir isso, é comprando um termostato de capacidade apropriada, que manterá um valor constante de temperatura na água do aquário.

Parâmetros da água mudando drásticamente

Assim como citamos a temperatura, outros parâmetros sendo alterados podem acabar com a saúde, o bem estar e, consequentemente, com o apetite do betta.

Parâmetros como Ph e nível de amônia são extremamente importantes de se manter sob controle. Portanto, um animal que vive no Ph errado, ou está sendo exposto a um nível de amônia alto, com certeza terá diversos problemas. A falta de apetite talvez nem seja um dos mais graves.

Solução: Nunca se deve deixar nenhum peixe vivendo em faixas de Ph que não são apropriadas para ele, o betta não é diferente. Faça periodicamente testes de Ph na sua água, afim de garantir que ela continua apropriada para o animal. O mesmo deve ser feito com o nível de amônia, que idealmente deve estar sempre zerado. Outros testes que podem ser interessantes são o de nitrito e nitrato, mas são menos necessários que o de amônia. Caso note que os valores estão inadequados, execute trocas parciais de água e restabeleça os valores ideais para o betta.

Doenças podem afetar o apetite

Na pior das hipóteses o seu betta pode estar com alguma doença. Por mais bem tratado que seu animal e seu aquário sejam, ainda é possível que seu peixe desenvolva alguma doença. Quase todas elas podem afetar o apetite do betta, portanto é sempre importante evitar e tratar qualquer doença.

Solução: Se existe a suspeita de alguma doença, é importante primeiro diagnosticar e depois tratar adequadamente. Existem muitos remédios hoje em dia, dedicados a saúde dos peixes, além de muitos artigos que ajudam a entender mais sobre todos os tipos de doenças. Visite esses artigos para ter uma noção das doenças mais comuns que afetam peixes de aquário.

Betta

*Em caso de doenças, estes artigos são meramente informativos, e o melhor caminho a se seguir para tratamento, é consultar um veterinário.

Existem muitas razões para o betta estar sem apetite, mas poucas são muito problemáticas.

Como você pôde ver, existem muitas possibilidades para explicar porque seu betta não está comendo, mas a maior parte são causas temporárias e de fácil resolução. Portanto, tenha paciência, não se desespere e use toda a informação que você adquiriu agora, para auxiliar seu peixinho a restaurar seu apetite.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 28 jan, 2021

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Betta Nadando
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?
Peixe Betta
Peixe Betta Colorido
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)
Peixe Betta
Betta Amarelo
Como deixar o peixe betta feliz
Peixe Betta
Betta no fundo do aquário
Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário
Peixe Betta

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Melanotaenia Neon
Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Peixes de Água Doce
Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Acará Bandeira
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Acará bandeira
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Peixes de Água Doce
Colisa Chuna
Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie
Peixes de Água Doce