Logo PeixeseAquarismo.com

Betta com fungos – Como identificar e tratar

Por: Rodrigo Matos | Atualizado em 24/12/2022

Um betta com manchas brancas, semelhantes a tufos de algodão, é um grande candidato a estar com uma infecção por fungos. Sendo a mais provável, a famosa doença do algodão, provocada pelo fungo Saprolegnia sp.

O Saprolegnia, que causa os fungos no betta, é uma infecção oportunista que acomete peixes de água doce, especialmente aqueles com sistema imunológico enfraquecido. O betta acometido, fica com tufos brancos por sua pele.

Em casos extremos, doença do algodão pode até matar o peixe. Sendo recomendado tratar o betta assim que a doença surge. Além disso, é extremamente importante tomar as precauções necessárias para evitar o surgimento dessa, e de qualquer outra doença. Protegendo assim, o seu betta de infecções primárias e secundárias.

O que são os tufos brancos no betta?

Os tufos brancos parecidos com algodão que surgem no peixe, são o principal sinal da infecção pelo fungo. Esses tufos podem ser brancos ou acinzentados e costumam acometer principalmente a pele, nadadeiras e olhos do betta. No casos mais sérios, os tufos podem cobrir por volta de 80% da pele do animal.

Além dos tufos, a doença também pode causar letargia, perda ou danos na escama, apodrecimento das nadadeiras, dentre outros sintomas. Devido aos impactos, a infecção por Saprolegnia, pode ser uma grande ameaça a vida do seu peixe.

Saprolegnia – O que é?

A Saprolegnia é uma família de fungos muito comum e pode afetar praticamente todas as espécies de peixe da água doce. Quando infecta um peixe, o fungo se alimenta do material orgânico morto do peixe. Além disso, o fungo se reproduz por esporos, se espalhando na água, substrato e outras superfícies. Quando encontra um peixe debilitado, a infecção ocorre com muita facilidade.

Esporos de Saprolegnia

Causas da doença do algodão no betta

Como dito anteriormente, a saprolegnia é um fungo oportunista, então os betta mais suscetíves a infecção são justamente os que já tem algum espécie de dano ou doença. Além disso, peixes com a imunidade abalada, são alvos fáceis para a doença.

Então, qualquer fator que venha a atrapalhar a saúde do seu betta, pode contribuir para o aparecimento da doença do algodão. Dentre os fatores, podemos destacar:

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Como tratar os fungos no betta

Como com qualquer doença de animais de estimação, é preciso consultar um veterinário para ter um diagnóstico certo e receber uma recomendação de tratamento adequada. Portanto, os tratamentos listados abaixo, são apenas relatos de tratamentos mais utilizados para lidar com essa doença.

Fazendo o tratamento e cuidando da qualidade da água, portanto a mantendo limpa e nos parâemtros ideais, a recuperação é muito provável.

Como evitar fungos no betta

A melhor maneira de manter seu betta longe da doença do algodão é o manter saudável e com a imunidade forte. Um bom aquário, ou seja, de tamanho adequado e com um filtro, também é um fator extremamente importante para o bem estar do seu animal, e em consequência, ajudar a evitar a maior parte das doenças.

Algumas maneiras de manter seu betta forte contra a saprolegnia:

Fonte: (Kiesecker et al., 2001); From: Fungal Ecology, 2014

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Peixe Betta

Peixe betta laranja e azul
Peixe Betta
A impressionante origem do peixe Betta e como ele virou o peixe de briga

O peixe Betta é um dos peixes mais populares no mundo. Eles são originários do…

Continue lendo
Peixe Betta Vermelho
Peixe Betta
Quanto tempo vive um Peixe Betta

É bastante comum escutar de lojistas de aquário e até mesmo de aquaristas, que o…

Continue lendo
Betta triste no aquário
Peixe Betta
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?

Poucas coisas são mais tristes do que perder um peixe que nós gostamos muito. Ainda…

Continue lendo
Betta quieto
Peixe Betta
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?

Você está achando seu betta muito parado, quieto ou simplesmente mais “devagar” do que o…

Continue lendo
Betta Nadando
Peixe Betta
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?

O betta é um peixe lindo e de comportamento fascinante, no entanto eles também podem…

Continue lendo
Peixe Betta Colorido
Peixe Betta
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)

Não há dúvida que o Peixe Betta (Betta Splendens) é um dos peixes favoritos dos…

Continue lendo