Logo PeixeseAquarismo.com

Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?

Você está achando seu betta muito parado, quieto ou simplesmente mais “devagar” do que o normal? Com certeza isso assusta qualquer aquarista, ainda mais se é a primeira vez que isso acontece. Mas por que isso acontece? E você precisa mesmo se preocupar?

O Peixe Betta pode ficar quieto ou parado devido à doenças, água suja ou até mesmo temperaturas muito baixas. Para sabermos a causa, devemos investigar mais a fundo todos os sintomas apresentados. Mas é preciso saber que em algumas situações é normal que o Betta fique menos ativo. Além disso, alguns peixes simplesmente são calmos por natureza, não sendo necessário nenhuma intervenção, nesses casos.

Vamos entrar mais à fundo e entender se esse comportamento é um problema, suas origens e como abordá-lo.

Antes de mais nada, seu peixe pode estar apenas dormindo

Se você acabou de ver seu peixe parado em um canto e isso te assustou, saiba que ele pode simplesmente estar dormindo. Assim como nós, os peixes bettas também dormem. Além disso, eles tem outra semelhança com os seres humanos, os bettas costumam dormir a noite. No entanto, é perfeitamente normal que ele tire alguns cochilos durante o dia.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Betta Azul e Vermelho

Se não existe outro sintoma chamando atenção, se esse comportamento acontece algumas vezes durante o dia, mas principalmente a noite, ou se foi um caso isolado, muito provavelmente seu Betta está apenas descansando um pouco.

Lembrando que o peixe Betta não fecha o olho para dormir (ele não tem pálpebras) e ele dorme nas mais estranhas posições. Também é comum que descansem em cima de objetos de decoração. Portanto não se assuste se encontrar seu peixe descansando em cima de uma folha ou de uma rocha.

Seu peixe sempre foi muito quieto ou ocorreu uma mudança de comportamento?

É muito importante conhecer seus animais de estimação, e com peixes, não é diferente. Cada peixe tem sua própria personalidade, portanto vão existir Bettas mais calmos e outros mais ativos. Cabe ao dono, saber como é seu peixe para avaliar se aconteceu alguma mudança no seu comportamento, como ficar mais quieto que de costume.

Se o seu Betta sempre foi calmo, mas contido ou tímido, então não há nada de errado com ele. Ele só tem essa personalidade. Assim como também não há nada de errado com um Betta mais ativo e territorial. O problema está quando ocorre uma mudança muito acentuada no comportamento natural do seu peixe. Nesses casos, é importante investigar e solucionar a origem do problema.

Betta Azul

Água suja ou de má qualidade, pode deixar seu peixe debilitado

A maior parte dos problemas de aquário surgem com uma água de má qualidade. Ela pode deixar seu peixe doente, estressado, debilitado e, é claro, mais quieto e letárgico. Obviamente, existem doenças e parasitas que podem atacar seu peixe mesmo quando a água está própria. No entanto, quando a água está suja, o sistema imunológico do seu peixe fica afetado, o tornando um alvo muito mais fácil para todos esses problemas.

Portanto, se seu betta está apresentando um comportamento menos ativo do que o de costume, a primeira coisa a se fazer é testar a água do aquário. Teste a amônia, nitrito e ph do seu aquário. A amônia e o nitrito devem estar zerados ou muito perto disso. Já o pH para o peixe betta deve ficar por volta de 7. Se esses parâmetros tiverem oscilado muito em relação ao normal, ou se estiverem muito distantes do ideal para o Betta, faça imediatamente uma troca parcial de água.

Após isso, cuide para que os valores se mantenham daqui pra frente. Manter os parâmetros de água ideais para o peixe, faz toda a diferença no seu comportamento, saúde e longevidade. Ou seja, é um fator fundamental para fazer o seu Peixe Betta voltar a ser ativo como antes.

Temperaturas baixas afetam o metabolismo e podem deixar seu betta mais parado

Outro fator que afeta muito o bem estar do seu Betta é a temperatura. Como ele não consegue regular sua própria temperatura, o peixe betta é fortemente afetado pela temperatura do aquário. Portanto, quanto está muito frio, o betta fica muito mais letárgico, podendo inclusive, perder seu apetite. Temperaturas inadequadas também podem afetar a imunidade do seu peixe, especialmente se houve um mudança drástica e brusca nesse parâmetro.

Para evitar problemas como esse, é importante manter um aquecedor com termostato no seu aquário, para manter a temperatura entre 22ºC e 30ºC. Além disso, mesmo dentro dessa faixa, deve se tentar manter a temperatura mais constante possível. Isso é ainda mais necessário se você vive em um área de grande variação de temperatura. Caso note que seu aquário está mesmo com uma temperatura muito baixa, use o aquecedor para aumentar a temperatura de volta para uma faixa aceitável. Para evitar mudanças bruscas, e não causar um choque de temperatura, faça esse aumento gradativamente.

Infelizmente, uma doença pode ser a causa do seu betta estar muito quieto

Na maioria das vezes, a causa por trás do seu betta estar quieto é muito simples de resolver, no entanto em alguns casos, seu betta pode realmente estar doente. Isso é ainda mais provável se ele viveu muito tempo em água de má qualidade, ou se sofreu mudanças bruscas de parâmetros, como discutido acima.

Mas não é necessário se desesperar. Apesar de algumas doenças serem fatais, na maior parte dos casos, elas são tratáveis, se não estiverem já muito avançadas. Existem algumas espécies de enfermidade que são muito comuns, tanto em peixes bettas como outras espécies.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Algumas das doenças mais corriqueiras que podem afetar seu betta são o Íctio, Doença da Bexiga Natatória e o Pop-Eye. Todas são tratáveis se observadas logo no inícios. Cada doença tem suas causas e tratamentos, mas é possível destacar alguns dos sintomas principais.

No caso do Íctio, o peixe fica coberto de pontos brancos, que são justamente o parasita responsável pela doença. Já no caso da Doença da Bexiga Natatória, o peixe nada erraticamente pelo aquário, ou fica até mesmo sem a capacidade de se locomover. E no caso do Pop-Eye, o peixe apresenta o olho inchado ou avermelhado. Para saber mais sobre cada essas condições, no nosso site temos artigos sobre cada uma.

Manter seu aquário em bom estado é a melhor prevenção

Como dito anteriormente, um água de qualidade, com os parâmetros adequados para cada espécie é a melhor maneira de ter um peixe saudável, animado e que viva bastante. Já uma água suja e com parâmetros errados, fatalmente levará seu Peixe Betta a ficar quieto e triste no seu aquário.

Para manter seu aquário bem cuidado, sempre execute as trocas parciais de água (toda semana ou no máximo a cada duas), tenha um bom filtro e não exagere na hora da alimentação. Além disso, ofereça rações de qualidade, para manter uma dieta balanceada e de qualidade para seu peixe betta. Fazendo tudo isso, seu peixe estará sempre feliz e animado.

*Este artigo é meramente informativo, em caso de doenças o melhor caminho à se seguir para tratamento, é consultar um veterinário.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 19 set, 2022

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Betta Nadando
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?
Peixe Betta
Peixe Betta Colorido
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)
Peixe Betta
Betta Amarelo
Como deixar o peixe betta feliz
Peixe Betta
Betta no fundo do aquário
Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário
Peixe Betta
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Melanotaenia Neon
Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Peixes de Água Doce
Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Acará Bandeira
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Acará bandeira
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Peixes de Água Doce
Colisa Chuna
Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie
Peixes de Água Doce