Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe betta dorme? É possível ver seu peixe cochilando?

Uma grande curiosidade que muitas pessoas tem é se o betta (e peixes em geral) dormem. Como não os vemos fazendo barulho e fechando os olhos como cães, gatos e humanos, pode ser fácil achar que o betta nunca precisa dormir, mas será que isso é verdade?

O peixe betta dorme, assim como os seres humanos. Inclusive, os padrões de sono são similares aos nossos, ou seja, costumam ser ativos durante o dia e dormem a noite. Por isso, peixes betta são considerados bons peixes para se ter em quartos, já que não precisam de luz a noite.

Vamos entender um pouco mais sobre o sono do betta, como saber quando ele está dormindo, os lugares adequados para isso e fatores que ajudam ou pioram o sono do seu peixe.

Então, o peixe betta dorme?

Sim, a resposta é simples. Assim como nós, os peixes bettas precisam dormir, porém como é um animal que costumava viver na natureza, o seu sono é muito leve.

O que faz bastante sentido, já que um peixe na natureza, com o sono muito pesado é extremamente mais fácil de ser atacado por um predador. Além disso, peixes bettas são territoriais, e umas horinhas de sono profundo, poderia causar a perda do seu território para um outro macho que não estivesse tirando uma sesta.

Falando em sesta, assim como nós adoramos dormir um pouquinho depois do almoço, alguns bettas também gostam de descansar brevemente, mesmo quando ainda está claro. É justamente nesses momentos, que muitos aquaristas os vêem dormindo pela primeira vez.

Como saber quando o betta está dormindo

Mas como identificar se seu betta está dormindo? Temos algum sinal disso? Bem, se seu betta está parado imóvel, apoiado em algo, pode surgir a dúvida se ele está morto ou se está dormindo. A resposta para isso é fácil: bettas mortos não respiram.

Então se você estiver em dúvida sobre o estado do seu peixe, observe a boca e as guelras, pois se ele estiver dormindo você poderá ver a boca e as guelras abrindo. No entanto, observe bem, porque durante o sono a respiração será muito mais lenta e difícil de observar.

Enquanto dormem, é comum ver o peixe todo encurvado, como se estivesse se deixando confortável para dormir. No entanto, eles podem dormir de tantas maneiras que sempre será uma surpresa. Eles podem dormir inclusive com as barbatanas abertas e até mesmo na vertical, com a cabeça para baixo, perto do substrato.

Outro ponto importante, que o betta tem em comum com vários outros peixes, é que muitas vezes os bettas perdem a intensidade da sua cor enquanto estão dormindo. Então eles podem ficar desbotados, mais claros ou escuros, o que pode ser muito assustador para quem não está acostumado. Isso é completamente normal e não deve causar preocupação, porém quando eles acordam, a cor vai lentamente voltando. Se a cor não voltar, ele pode estar com alguma espécie de problema de saúde.

betta
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Que lugares o betta procura para dormir

O betta tem algumas preferências quanto ao seu sono, mas o lugar não parece ser uma dessas preferências, já que eles praticamente dormem em qualquer canto do aquário. Entre rochas, em cima de decorações, em cima do substrato e até mesmo em cima de folhas de plantas.

Na verdade, essa pode ser uma recomendação de “cama” para seu peixe, plantas perto da superfície parecem ser um dos lugares favoritos para eles descansarem.

Além disso, o peixe betta pode dormir flutuando na água do aquário, mas isso é bem raro, e na maioria das vezes que você encontrar um betta flutuando, é mais provável que ele esteja morto.

Outro jeito de dormir que pode ser muito surpreendente é quando eles dormem fora da água, por exemplo em uma planta que a folha cresceu além da altura da água no aquário. Nesses casos, eles não ficam muito tempo nessa posição, já que, apesar de conseguir respirar diretamente do ar, o betta precisa manter seu corpo úmido.

O que melhora o sono do seu betta

Assim como os seres humanos, os peixes também precisam descansar, então privar seu betta de sono, pode ter efeitos muito ruins para o peixe. Sendo assim, existem algumas condições e dicas que você pode seguir para deixar seu betta propenso a dormir mais e melhor.

  • Illuminação: Os bettas não tem pálpebras como nós. Então a luz pode ser um grande dificultador na hora de dormir. É preciso ter um ciclo de noite e dia também para o aquário, então na hora de dormir é recomendado desligar todas as luzes do seu aquário e até do cômodo em que ele se encontra. Esse é um dos fatores mais determinantes para definir uma rotina de sono para seu peixe. Para evitar que o aquarista se esqueça de ligar ou desligar as luzes, o ideal seria usar um temporizador, programado para ativar e desativar as luzes.
  • Sombras no aquário: Como falamos anteriormente, alguns bettas gostam de ter pequenos descansos durante o dia, mas a iluminação pode ser um problema. Um jeito de contornar isso, é providenciando pontos de sombra no aquário. Existem maneiras fáceis de conseguir isso, por exemplo usando plantas altas, que vão bloquear a luz vinda das luminárias do aquário. Outra prática muito comum é criar tocas ou cavernas dentro do aquário, para que os peixes possam se esconder quando querem um pouco mais de privacidade.
  • Invista em plantas que fiquem perto da superfície: bettas são peixes de águas rasas e muitas vezes preferem ficar perto da superfície, ao invés do fundo do aquário. Portanto, ter algumas plantas perto da superfície pode fazer seu peixe descansar nelas com muita frequência. Como nenhum animal é igual, isso não é uma regra, então melhor ainda seria ter plantas por todo o aquário, dando uma infinidade de opções para o betta.

Deixe seu betta descansar

Por mais que um betta dormindo costume chamar atenção de quem não está acostumado, evite perturbar seu peixe durante o sono. Eles precisam muito desse tempo e, assim como nós, podem sofrer por falta de descanso. Como seu sono é muito leve, qualquer movimentação curiosa perto deles pode atrapalhar. Tente, na medida do possível, possibilitar uma noite tranquila, silenciosa e sem muitas luzes para o seu peixinho.

Quer que seu betta fique colorido e saudável? Quer um betta forte e resistente a doenças? Além disso, sabia que você pode fazer o betta viver até o dobro do tempo? No curso Peixe Betta Saudável você decubrirá como criar o Aquário Perfeito, Ter um Peixe Betta que Vive o Dobro do Tempo com Muito Mais Saúde e Energia, Sem Precisar Gastar Dinheiro com Equipamentos Desnecessários!

Curso do Peixe Betta Saudável

Publicado em 28 nov, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes
Betta
Betta com fungos – Como identificar e tratar
Doenças de peixes
Betta capa
Peixe betta gosta de luz ou gosta de escuro? Veja a iluminação ideal para o betta
Peixe Betta
Betta fêmea
Aprenda como saber se sua betta está grávida (ovada).
Peixe Betta
betta comendo
Como brincar com peixe betta – Guia com Imagens
Peixe Betta
Betta vermelho
Peixe Betta – Cuidados, fatos e características da espécie
Peixe Betta

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Aquário Ácido
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido
Água Doce
Aquário
Como elevar o pH do aquário: Aprenda a deixar o pH alcalino
Água Doce
Aquário e aquapaisagismo
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.
Água Doce
TPA
Troca parcial de água: Como limpar seu aquário?
Água Doce
Peixes em Aquário
Veja mais de 150 Nomes Para Peixes de Aquário e escolha o seu
Iniciante
Peixe Palhaço
Peixe Palhaço – Guia Completo com fotos. Aprenda como cuidar da espécie.
Peixes de Água Salgada