Logo PeixeseAquarismo.com

Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie

Você quer um peixe lindo, pacífico e marcante para colocar no seu aquário? A Colisa Mel pode ser o peixe perfeito para você. Esse pequeno peixe é da mesma ordem dos bettas e possui algumas das mesmas características. Ele têm cores fortes, consegue respirar ar direto da atmosfera e ainda constrói ninho de bolhas na hora de se reproduzir. Mas o melhor de tudo é que, ao contrário do betta, ele é muito calmo e perfeito para viver com outros peixes.

Ficha da Colisa Chuna

Nomes comunsColisa Chuna, Colisa Mel
Nome científicoTrichogaster chuna
Nível de dificuldadeFácil
TemperamentoPacífico
Temperatura22°C – 29°C
pH6.4 – 7.4
Tamanho recomendado do aquário56 litros (no mínimo 36 litros)
Expectativa de vida3 à 5 anos
Tamanho Adulto5 cm
AlimentaçãoOnívoro
Dureza da água5.0 – 19.0

A espécie Colisa Chuna

A Colisa Chuna, também chamada de Colisa Mel é uma espécie muito popular de peixe de água doce. A sua característica mais marcante é sua cor intensa, uma mistura de amarelo e laranja, mas eles também são famosos por seu temperamento pacífico. Presentes em aquários de so século 19, se consolidou como um dos favoritos no hobby, até mesmo porque é um peixe muito fácil de se reproduzir em aquários. É considerada uma espécie resistente e ideal para iniciantes, já que se adapta muito bem à diversos parâmetros de água e não é tão sensível à erros, como acontece com outros peixes mais delicados.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Colisa Chuna

Classificação da Espécie

ClasseActinopterygii
OrdemAnabantiformes
FamíliaOsphronemidae
EspécieTrichogaster chuna

Comportamento Típico

A Colina Chuna é uma espécie de nado relativamente lento e temperamento tímido, por isso seu aquário deve ser compatível com seu comportamento. Isso não se refere apenas a que tipos de peixes devem conviver com eles, mas também quer dizer que é importante ter elementos que possam servir de esconderijo. Pequenas cavernas, troncos e até mesmo plantas podem ser vir para isso. Caso o peixe se sinto acuado ou mais tímido que o normal, poderá se esconder um pouco, evitando assim excesso de estresse. Como ele consegue respirar diretamente do ar, é bastante comum o observar respirando na superfície do aquário.

Apesar de não ser um peixe de cardume, a espécie parece se beneficiar de viver com outros indivíduos da mesma espécie. Quando mantidos em grupos de mais ou menos 5 peixes, costumam mostrar seu comportamento mais natural. Além disso, muitas vezes irão desenvolver uma hierarquia bem definida, onde o peixe mais dominante ira afugentar os outros do espaço que ele determinou como seu. No entanto, com outras espécies, costumam ser bastante pacíficos, sendo animais perfeitos para aquários comunitários.

Aparência da Colisa Chuna

Esse pequeno peixe também é chamado de Colisa Mel e é bem fácil notar o porque. Sua linda coloração tem tons de amarelo e marrom que lembram um favo de mel. No entanto, na hora de observar a espécie nas lojas, as suas cores podem não ser tão impressionantes, mas não se engane, geralmente isso se deve as más condições que existem nestes aquários. Quando elas estão ambientadas e vivendo em um aquário com ótimos parâmetros, sua cor irá será intensa e muito impressionante. E além da clássica tonalidade mais amarelada, ainda existem algumas variações da espécie com cores que vão do dourado até o laranja.

Eles não são peixes muito grandes, que costumam chegar até 5 cm quando adultos, mas alguns indivíduos podem chegar até 7 cm. Seu corpo é oval, com o rosto pontudo e suas nadadeiras, ao contrário do seu parente betta, são curtas. Seu corpo também possui duas “antenas” abaixo da boca, que eles usam para sentir o ambiente à sua volta.

Colisa Chuna

Tamanho do aquário para Colisa Chuna

Se criado sozinho, um aquário de 36 litros é suficiente para uma Colisa Chuna, no entanto caso queira criar um pequeno grupo de mais ou menos 3 Colisas, é recomendado um aquário de no mínimo 56 litros. Além disso, a espécie se beneficia muito de plantas no aquário, em especial plantas flutuantes. É bastante comum os encontrar brincando ou se escondendo entre as raízes desse tipo de plantas.

Outro ponto importante é o filtro do aquário. Este é um peixe que possui o órgão labirinto, ou seja, ele também pode respirar o ar diretamente da atmosfera. Isso não significa que ele não se beneficia de filtros no aquário, até mesmo porque ele também pode respirar o oxigênio dissolvido na água. O filtro além disso, também ajuda a manter o aquário limpo e seus parâmetros estabilizados, portanto invista em um filtro de qualidade.

Alimentação para Colisa Chuna

Não é um peixe difícil de alimentar, na natureza se alimenta principalmente de pequenos insetos, crustáceos, protozoários e muitos outros tipos de animais pequenos o suficiente para ele engolir. Já no aquário, se adaptam rapidamente a qualquer tipo de comida. Rações em flocos e bolinhas são uma ótima opção, mas escolha apenas as melhores marcas. A nutrição é um dos principais fatores que determinam a saúde do seu peixe. Além disso, também adora comida vida, como artêmias e dafnias. Esses alimentos são ótimas fontes de proteínas e costumam deixar seus animais mais nutridos e animados. No entanto, só os adquira de fontes confiáveis, já que em alguns casos, podem conter parasitas e outras substâncias nocivas ao seus peixes.

Que peixes manter com a Colisa Chuna

Essa é uma espécie muito fácil de manter em um aquário comunitário, pois se dá muito bem com quase todas as espécies. Mas alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, é uma espécie muito tímida e pacífica, logo deve se evitar peixes muito agressivos e intimidadores. Caso a Colisa viva com esse tipo de peixe, provavelmente viverá escondida e sempre perderá a competição por comida. Dessa maneira, peixes como bettas ou ciclideos agressivos devem ser evitados.

Peixes muito grandes também não são uma boa opção, já que podem tratar a pequena espécie como alimento. Evite, portanto, peixes grandes com Oscars, Pangassius. Dê preferência sempre a peixes do mesmo porte que a Colisa Chuna, porém peixes um pouco menores ou maiores também não serão nenhum problema. Algumas das espécies que costumam viver bem com a Colisa Chuna são:

  • Colisa Lalia
  • Tetra Neon / Cardinal
  • Tetra Rodostomus
  • Otocinclus
  • Guppy
  • Coridora
  • Paulistinha
  • Rasbora Harlequim
  • Caramujos

Distribuição na Natureza

São originários das regiões da Ásia, em especial Índia e Bangladesh, onde costumam viver em corpos de água lentos como riachos, lagos, córregos e pântanos, quase sempre em regiões com muita vegetação. Seu habitat natural sofre uma forte influência das monções anuais, que causam mudanças rápidas e intensas na química da água. Dessa maneira, a espécie se tornou muito resistente a mudanças de parâmetros na água.

Diferenciar entre macho e fêmea

A diferenciação entre macho e fêmea pode sem feita observando o corpo e formato das nadadeiras. Enquanto os machos tem o corpo mais fino e têm cores fortes, as fêmeas são mais encorpadas e com cores menos intensas. Além disso, os machos são menores que as fêmeas. Outro ponto importante é que o macho costuma ter as nadadeiras mais pontiagudas, enquanto as das fêmeas tem as pontas mais arredondadas..

Reprodução da Colisa Chuna

Como dito antes, a espécie tem uma grande facilidade para se reproduzir em aquários e além disso pode ocorrer de forma espontânea, sem sua ajuda. A sua reprodução é um processo fascinante, assim como o betta eles também constroem uma ninho de bolhas, onde seus ovos são depositados.

Caso você queira influenciá-los a se reproduzir, deve se isolar um macho e uma ou mais fêmeas em um aquário (de pelo menos 36 litros) com plantas, especialmente flutuantes, já que elas ajudam na estabilidade do ninho de bolhas. Devido à esse delicado ninho, o filtro usado deve ser muito suave e não deve perturbar muito a água perto do ninho de bolhas.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Após isso, deve-se deixar a água do aquário com uma altura de 15 a 10 cm, e se elevar a temperatura para 28ºC. Nesse aquário você não deve incluir nenhum outro peixe, já que eles podem comer os ovos, além de atrapalhar na reprodução da Colisa.

Quando eles estiverem para começar o ritual de acasalamento, o macho terá alterações nas cores, que ficaram mais intensas ainda. Além disso, ele irá ficar mais perto da superfície e começará a construção do ninho de bolhas. É possível ver como ele faz bolhas na superfície e as deposita no ninho, que fica cada vez maior. Geralmente eles fazem isso perto de plantas flutuantes, para ajudar na proteção do ninho.

Ovos e fecundação

Com o ninho pronto, o macho nada até a fêmea e tenta a influenciar à segui-lo. Quando os dois estiverem de baixo do ninho, o macho nada em volta da fêmea e se enrola com ela em uma espécie de abraço. Nesse momento a fêmea solta seus ovos, que são fecundados pelo macho ao mesmo tempo. Esse processo é repetido algumas vezes, até que a fêmea não tenha mais ovos.

A cada repetição da fecundação dos ovos, o macho os coleta e deposita no ninho de bolhas, mas quando a fêmea não estiver mais soltando ovos, ela deve ser removida do aquário. Os ovos levarão cerca de 3 dias para eclodirem, e até isso acontecer, o macho ficará encarregado da proteção do ninho e dos ovos.

Quando os ovos eclodirem, é importante tirar o macho do aquário, já que ele pode acabar comendo alguns dos alevinos. Os alevinos ficarão no ninho de bolhas por pelo menos 48 horas, após esse período eles irã começar a nadar pela superfície do aquário. Para alimentá-los você pode usar comidas especiais para alevinos, achadas na maioria das lojas de aquário.

Referências:

The National Center for Biotechnology Information – Colisa Chuna

Index to Organism Names (ION) – Colisa chuna (Hamilton 1822)

Talwar, P.K. and A.G. Jhingran, 1991. Inland fishes of India and adjacent countries. Volume 2. A.A. Balkema, Rotterdam

Biodiversity Heritage library – Proceedings of the Zoological Society of London – Article: The Asiatic Fishes of: the Family Anabantidne

McKay, R.J., 1984. Introductions of exotic fishes in Australia. p. 177-199. In Courtenay, W.R. Jr. and J.R. Stauffer, Jr. (Editors). Distribution, Biology and Management of Exotic fishes. The John Hopkins University Press, Baltimore, Maryland, USA.

Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 30 jul, 2022

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixes de Água Doce >

Melanotaenia Neon
Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Peixes de Água Doce
Acará Bandeira
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Acará bandeira
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Peixes de Água Doce
Peixes Coloridos
Peixes Coloridos – 18 espécies para encher seu aquário de cor
Peixes de Água Doce
Colisa Lalia
Colisa Lalia (Trichogaster lalius) – Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Kinguios, peixes de água doce
Peixes de aquário: Tipos e principais espécies de peixes ornamentais
Iniciante

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta triste no aquário
Meu peixe Betta morreu. O que aconteceu?
Peixe Betta
Melanotaenia Neon
Arco Íris Neon, Melanotaenia Neon (Melanotaenia praecox): Tudo sobre
Peixes de Água Doce
Betta quieto
Meu betta está muito quieto. Por que acontece e o que fazer?
Peixe Betta
Acará Bandeira
Acará Bandeira (Pterophyllum scalare). Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Acará bandeira
Peixes de aquário para iniciantes: TOP 17 espécies para você escolher
Peixes de Água Doce
Colisa Chuna
Colisa Chuna, Colisa Mel (Trichogaster Chuna) – Tudo sobre a espécie
Peixes de Água Doce