Logo PeixeseAquarismo.com

Peixes comedores de algas. Quais os melhores?

As algas são um problema constante na vida de todo aquarista, mas felizmente, temos alguns peixes que são eficientes comedores de algas. Apesar delas não serem necessariamente um mal para o aquário (praticamente todo aquário tem alguma presença de algas), elas podem começar a se multiplicar descontroladamente, afetando a beleza e as vezes até a saúde das suas plantas. Por isso, os peixes comedores de algas são tão apreciados, ajudando no controle e redução das infestações de algas.

Dentre os peixes comedores de algas mais famosos, alguns são conhecidos como os melhores removedores de algas, por exemplo: Comedor de alga chinês, Comedor de Alga Siamês, Cascudo e Otocinclus. Além disso, caramujos e camarões também são perfeitos para a função.

Apesar de serem muito eficientes, nenhum peixe consegue acabar sozinho com uma infestação de algas no aquário. As algas surgem de desequilíbrios químicos, excesso de luz e nutrientes, portanto um aquário equilibrado e limpo é a melhor maneira de as eliminar. No entanto, peixes comedores de algas são excelentes aliados para reduzir uma infestação, e principalmente, no controle das algas em um aquário já estabilizado.

Neste artigo, iremos tratar das melhores espécies de comedores de algas para seu aquário, ajudando a manter tanques pequenos, médios e grandes, livres desse problema que desmotiva até mesmo os mais experientes aquaristas.

Espécies de peixes comedores de algas

Como dito anteriormente, existem peixes que são tradicionalmente considerados comedores de algas, cascudos e otocinclus sempre são lembrados. Existe, porém, uma grande quantidade de outras espécies de peixes, e até mesmo outros animais, que se alimentas das algas, fazendo parte do que chamamos de “equipe de limpeza do aquário”.

Não podemos esquecer, então, do papel dessas espécies “alternativas” na hora do controle das algas, já que algumas são tão eficientes quanto as mais famosas. Além de que, elas possibilitam adicionar mais diversidade na fauna do seu aquário, já que poucos aquaristas desejariam ter um aquário com apenas cascudos.

Dessa maneira, abordamos aqui não apenas espécies de peixes, mas também muitos tipos de caramujos e camarões. Estes, além de serem excelentes comedores de algas, também são animais fascinantes que trarão muita cor e vida para seu aquário.

Cascudo

Nome cientifico: Muitos peixes da família Loricariidae

Admirados pela sua aparência exótica, o cascudo é um grande comedor de algas. Além de deixar seu aquário muito interessante, o cascudo vai ajudar a controlar vários tipos de alga, em especial algas verdes. Apesar de se alimentar de algas, eles devem também receber outros alimentos, como ração de fundo e vegetais.

Cascudo
Curso Aquarismo de Água Doce
Curso On-line Completo de Aquarismo

O cascudo é uma ótima escolha para comedor de algas, mas existem fatores a considerar. Se o seu aquário não for muito grande, melhor evitar a espécie, já que a maioria pode crescer até 30 cm ou mais. Além disso, se você tiver peixes grandes e lentos, como Discos, existem relatos de cascudos atacando os discos para sugar o muco que fica na pele desses animais.

Otocinclus / Limpa Vidro

Nome cientifico: Otocinclus sp.

Amplamente conhecido como Limpa Vidro, o Otocinclus ganhou esse nome, justamente, por estar sempre grudado nos vidros, troncos e decorações do aquário. Enquanto ele gruda nesses objetos, ele se alimenta das algas que estão na superfície, sendo possível visualizar perfeitamente enquanto ele as remove.

Otocinclus
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Por ser muito pequeno é uma ótima opção, caso você não tenha um aquário grande suficiente para o Cascudo. Deve ser mantido com outros peixes da mesma espécie, já que é um peixe que gosta de cardumes, mas é importante não ultrapassar a capacidade máxima do aquário.

Ele é perfeito para aquários comunitários, já que é muito pacífico. Deve-se evitar colocá-lo com peixes muito grandes ou agressivos que podem acabar o comendo.

Molinésia

Nome cientifico: Poecilia latipinna

Um dos peixes mais famosos no aquarismo, a Molinésia é também um grande comedora de algas. No entanto, se ela tivesse acesso a muitas outras fontes de comida, pode acabar não dando tanta prioridade as algas.

Molinesia

É um peixe muito fácil de cuidar e extremamente pacífico, sendo perfeito para aquários comunitparios.

Comedor de Alga Chinês

Nome cientifico: Gyrinocheilus aymonieri

Outro comedor de algas eficiente, o Comedor de Alga Chinês é uma espécie que demonstra sua função até no nome. No entanto, ele tem algumas características específicas.

Comedor de Alga Chinês

Para começar, essa espécie crescer bastante, podendo chegar a por volta de 25 cm. Outro ponto, ele pode se tornar extremamente agressivo quando adulto, especialmente com peixes da mesma espécie. No entanto, outras espécies também podem sofrer ataques, por isso é bom evitar peixes fracos e muito pequenos.

Por outro lado, seu tamanho também pode ser uma vantagem, já que eles podem ser colocados em aquários com outros peixes grandes (o que é impossível no caso do Otocinclus, por exemplo).

Comedor de Alga Siamês

Nome cientifico: Crossocheilus siamensis

Comedor de Alga Siamês

Diferentemente da espécie anterior, o Comedor de Alga Siamês cresce menos e é bem menos agressiva. Dessa maneira, ele pode ser mantidos com peixes mais delicados e em aquários um pouco menores. Apesar disso, ainda pode ser um pouco agressivo com peixes da mesma espécie. Costuma reduzir a quantidade de alga comida, a medida que é alimentado com outras fontes, mas não deve ser mantido apenas com algas, já que isso causaria um déficit nutricional no peixe.

Comedor de Algas Flying Fox

Nome cientifico: Epalzeorhynchos kalopterus

O Flying Fox é um comedor de algas relativamente pacífico e pode ser mantido com peixes de tamanho adequado. Ainda pode se mostrar um pouco agressivo com outros peixes de aparência similar.

Comedor de Algas Flying Fox

Labeos

Nome cientifico: Epalzeorynchos frenatus, Epalzeorhynchos bicolor

Os labeos são peixes extremamente bonitos e interessantes de olhar no aquário, mas também são peixes que comem algas. Não são recomendados para aquários muito pequenos, já que podem crescer até por volta de 15 cm. Pode ser um peixe territorialista, atacando peixes da sua ou de outras espécies.

Labeo Frenatus

Tanto o Labeo Frenatus, quanto o Labeo Bicolor são comedores de algas e vivem as procurando pelos vidrs, troncos, decorações… No entanto, também devem receber outras fontes de alimento.

Ampularias

Nome cientifico: Pomacea bridgesi

A ampularia é uma das espécies de caramujos mais famosas no aquarismo, são ávidas comedoras de algas e combatem um grande espectro delas. Além disso, se alimentos de sobras no aquário, como plantas mortas, peixes mortos e praticamente qualquer outro material biológico em decomposição.

Ampularia

É extremamente bonita e se reproduz com facilidade. Além disso, é completamente inofensiva e não vai prejudicar seus peixes.

Neritinas

Nome cientifico: Neritina virginea

Um grande comedor de algas, o caramujo Neritina é um grande aliado no controle das algas. De aparência pequena e muito bonita, possui vários padrões diferentes na suas conchas, como pontos, linhas e espirais.

Neritina

Apesar de muito eficientes e interessantes, tem um ponto desagradável, eles colocam ovos brancos por todo o aquário, o que pode se tornar desagradável esteticamente. No entanto, os ovos são facilmente removíveis, se desejado.

Red Ramshorn

Nome cientifico: Planorbis sp

Outro caramujo ornamental interessante, possui uma coloração avermelhada muito atrativa. Consomem vários tipos de algas, mas também materiais orgânicos em decomposição, como peixes mortos, plantas mortas e restos de ração.

Red Ramshorn

São extremamente pacíficos e não vão prejudicar seus peixes. Porém, peixes muitos grandes ou propensos a atacar caramujos, podem o atacar.

Camarões Neocaridina

Nome cientifico: Neocaridina heteropoda

Os famosos camarões neocaridina são uma febre no aquarismo atualmente. Bonitos, de várias cores e fáceis de cuidar, esses camarões são excelentes removedores de alga. Uma colônia dos neocaridinas vão atacar constantemente as algas do seu aquário, ajudando a mantê-las sob controle.

Camarão Neocaridina

Alguns poucos casais já são suficientes para formar uma colônia, e em pouco tempo, você pode ter até centenas de camarões.

Camarões Caridina

Nome cientifico: Caridina sp

Os Caridinas também são camarões eficientes para controlar as algas, porém eles são muito mais sensíveis que os Neocaridinas. Dessa maneira, eles exigem muito mais cuidado do aquarista, e pureza na água.

Camarão Caridina

Apesar dessa dificuldade extra, alguns dos camarões mais bonitos são da espécie Caridina, e além dessa beleza, ainda possuem a característica super interessante de serem ótimos comedores de algas

Monte sua equipe de limpeza com peixes comedores de algas

Com as informações acima, fica muito fácil escolher as espécies de peixes e crustáceos mais interessantes para montar a sua equipe de comedores de algas, que vão te ajudar a manter seu aquário livre de infestações.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 17 Maio, 2021

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Algas >

algas verdes
Algas verdes no aquário. Causas e como eliminar?
Água Doce
Infestação de alga peteca
Como eliminar alga peteca? Aprenda o modo mais eficiente.
Água Doce
Alga marrom no vidro
Alga marrom no aquário. Como prevenir e remover?
Algas

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Peixes em Aquário
Veja mais de 150 Nomes Para Peixes de Aquário e escolha o seu
Iniciante
Peixe Palhaço
Peixe Palhaço – Guia Completo com fotos. Aprenda como cuidar da espécie.
Peixes de Água Salgada
Otocinclus
Peixe Limpa Vidro – Otocinclus. Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes
algas no vidro
Peixes comedores de algas. Quais os melhores?
Algas
Platy
Peixe Plati/Platy: Guia com cuidados, fatos e características da espécie
Peixes de Água Doce