Logo PeixeseAquarismo.com

Seachem Prime: Guia ilustrado (Como usar, quantas gotas…)

O condicionar Prime da Seachem é um dos mais famosos disponíveis nas lojas de aquarismo. Apesar de ter muitos concorrentes baratos, continua sendo, a muitos anos, um dos mais vendidos.

Mas por que o Prime para aquários é tão popular? Esse guia ilustrado mostra tudo sobre o produto: Como usar, quantas gotas seu aquário precisa, quanto tempo demora para agir, dentre outras informações.

Condicionador Prime para aquários. O que é?

O Prime é um condicionador de água, que serve tanto para água doce quanto salgada. Ele trata e desintoxica a água da torneira, agindo em substâncias nocivas como metais pesados, cloro e cloramina. Além disso, facilita a remoção da amônia, a neutralizando e aglutinando de maneira que é removida pelo filtro biológica com maior facilidade.

O produto contém um aglutinador, que não apenas age na amônia, mas também no nitrato e nitrito, os deixando não tóxicos, melhorando ainda mais a qualidade do seu aquário e o bem estar dos seus peixes. Além de todas essas qualidades, o Prime não afeta o Ph do aquário, e é extremamente concentrado, rendendo muito mais aplicações do que seus competidores.

Para achar os melhores preços do Seachem Prime, compre na Amazon e receba na sua casa:

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Como usar Seachem Prime?

O Prime é muito fácil de usar, a própria tampa do produto pode ser usada como medidor. Uma tampa contém 5 ml, essa quantidade de Prime trata 200 litros de água. Caso a quantidade desejada seja menor, cada linha na parte interior da tampa, é equivalente a 1 ml.

Prime de 100ml e de 50ml
Prime de 100ml (esquerda) e de 50ml (direita)

Se você comprar a versão de 50 ml do produto, ele pode ser aplicando usando gotas. 1 gota trata 2 litros de água.

O produto pode ser aplicado diretamente no aquário, mas o recomendado é aplicar apenas na água nova, antes de inseri-la no aquário. Se você resolver aplicar na água após inseri-la no aquário, é preciso considerar o volume total do mesmo, e não apenas a quantidade de água recentemente inserida.

Exemplo prático:

Pegue um recipiente que você saiba o volume. 10 litros nesse exemplo:

Recipiente para tpa

Enche com a água da torneira:

Recipiente para tpa cheio.

Aplique a quantidade adequada de Prime na água nova. Neste exemplo, 5 gotas são suficiente, pois o recipiente tem 10 litros:

Aplicando Prime na água nova

Após a aplicação, você pode inserir a água no aquário.

Seachem Prime quanto tempo demora para agir?

O Seachem Prime funciona quase instantaneamente para tirar o cloro e cloramina da água. Isso significa que você pode colocar a água no aquário alguns instantes após aplicar o produto.

Quanto a aglutinação da amônia, nitrito e nitratos, o Prime os mantém em formato não tóxico por até 48 horas. Se o seu filtro biológico não remover a amônia, nitrito e nitrato até esse limite, eles voltarão a ser tóxicos. Então se você está usando o Prime para combater um pico de amônia, reaplique a mesma quantidade a cada 48 horas, até que seu filtro elimine todo o excesso dos poluentes.

Vantagens do Prime:

O Prime não é um condicionador básico. Além de remover cloro, ele tem muitas outras vantagens em relação aos condicionadores de menos qualidade. Algumas dessas vantagens são:

  • Além de remover o cloro, ele também remove cloramina, presente na água de torneira em algumas regiões.
  • Transforma metais pesados encontrados na água em não tóxicos (quando em concentrações normais).
  • Não altera o Ph da água.
  • Uma embalagem de 100 ml consegue tratar até 3785 litros de água. Muito mais concentrado que concorrentes.
  • Aglutina as moléculas de amônia e as transforma em não tóxicas pelo período de até 48 horas. Facilitando a ação do filtro biológica na remoção da amônia e nitrito.
  • Promove a recuperação da mucosa dos peixes, melhorando sua qualidade de vida.
  • Pode ser usado em aquários de água doce ou salgada.

É necessário usar um condicionador de água?

Um dos métodos de retirar o cloro da água é deixá-la descansando por 1 a 2 dias, antes de colocá-la no aquário. Esse processo remove o cloro e a cloramina, sem precisar de nenhum produto condicionador. É uma técnica lenta, mas que funciona. Isso significa que você não deve usar um condicionador de água?

Um bom condicionador como o Prime, faz muito mais do que remover o cloro, como já foi explicado acima. Ele trata a água por completo, trazendo os mais diversos benefícios e neutralizando substâncias nocivas. Então, ao deixar a água descansando, você removerá o cloro, mas não terá nenhum dos outros benefícios, como tratar metais pesados e amônia.

Além disso, nem sempre é possível esperar 48 horas para colocar água no aquário, então ter um condicionador acaba sendo muito prático. O único lado positivo de não usar um, é economizar um pouco.

Prime em excesso prejudica o aquário?

É extremamente difícil causar uma overdose de Prime no aquário. Mas em quantidades muito grandes, é possível que o produto cause uma redução significativa de oxigênio na água. É um efeito que dura pouco tempo, mas dependendo da quantidade de produto usado, pode ser prejudicial aos habitantes do aquário.

Sendo assim é bom lembrar a dosagem padrão de 5 ml para cada 200 litros. Essa é a dose recomendada para tratar água para uma troca parcial de água. Mas a Seachem também diz que você pode usar até 5 vezes essa quantidade para tratar picos do amônia. Então você pode usa até 25 ml para cada 200 litros, sem se preocupar em causa uma overdose do produto no aquário.

Conclusão

O Seachem Prime é um dos produtos de maior qualidade quando se trata de condicionadores de água. Ele trata inúmeros aspectos da água que você coloca no seu aquário, deixando o tanque mais limpo e estável, contribuindo fortemente para o bem estar dos seus peixes.

Além disso, apesar de ser um pouco mais caro que alguns concorrentes, o Prime rende muito mais, tratando milhares de litros com apenas poucos ml do produto.

Para comprar Prime com os melhores preços, encomende na Amazon e receba na sua casa.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 26 ago, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Produtos de Aquarismo >

Flourish Excel
Flourish Excel: Guia ilustrado, como usar, dosagem e efeito algicida.
Aquários Plantados

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Aquário Ácido
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido
Água Doce
Aquário
Como elevar o pH do aquário: Aprenda a deixar o pH alcalino
Água Doce
Aquário e aquapaisagismo
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.
Água Doce
TPA
Troca parcial de água: Como limpar seu aquário?
Água Doce
Peixes em Aquário
Veja mais de 150 Nomes Para Peixes de Aquário e escolha o seu
Iniciante
Peixe Palhaço
Peixe Palhaço – Guia Completo com fotos. Aprenda como cuidar da espécie.
Peixes de Água Salgada