Logo PeixeseAquarismo.com

Flourish Excel: Guia ilustrado, como usar, dosagem e efeito algicida.

Todas as plantas no seu aquário precisam de uma fonte de carbono para realizar a fotossíntese e ter a energia necessária para sobreviver e se desenvolver. O Flourish Excel é um dos melhores métodos de providenciar esse elemento tão importante para suas plantas.

A fonte mais eficiente e padrão para fornecer o carbono é através de um sistemas de injeção de CO2, porém eles são complicados e muitas vezes caros. Por isso, tem crescido muito a procura de fontes alternativas de carbono. Dentre as mais usadas estão as fontes de carbono orgânico em forma líquida, sendo o produto mais famoso o Seachem Flourish Excel.

O que é o Flourish Excel

O Seachem Flourish Excel é um produto que fornece carbono em forma líquida para suas plantas. Quando adicionado ao aquário diariamente, o Flourish Excel vira uma excelente fonte desse elemento tão essencial para a fotossíntese, possibilitando o desenvolvimento das plantas. Apesar de ser uma ótima alternativa, ele não produz o mesmo resultado que a injeção de gás carbônico, já que as plantas costumam absorver mais eficientemente o gás carbônico dissolvido na água.

Em todo caso, ele é muito eficiente em aquários low tech, com plantas não tão exigentes. E até mesmo algumas plantas high tech conseguem se desenvolver com ele, apesar de isso acontecer mais lentamente. Ele também pode ser usado em conjunto com a injeção de gás carbônico, nesse caso suas plantas estarão num ambiente ideal para a absorção do CO2, além de que terá acesso aos outros benefícios do Flourish Excel.

Outra aplicação do Flourish Excel que tem crescido muito em popularidade é como algicida. Algumas algas, como a alga peteca por exemplo, são extremamente sensíveis ao uso do produto e tendem a diminuir e até mesmo acabar com o uso prolongado.

Flourish Excel
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Flourish Excel Como Usar

O produto deve ser aplicado diretamente na água do aquário nas seguintes dosagens: Se for a aplicação inicial ou após uma grande troca de água (mais que 40%), usar 5 ml para cada 40 litros do aquário. Nos dias seguintes, usar 5 ml para cada 200 litros do aquário. Uma tampinha do produto tem 5 ml, e cada linha da tampa tem cerca de 1 ml.

Excel aplicado com a tampa
Aplicando com a tampa

Uma maneira mais eficiente de fazer essas medições e com o uso de uma seringa, como na imagem abaixo:

Aplicando Flourish Excel com seringa
Aplicando Flourish Excel com seringa

Flourish Excel substitui o CO2?

O Flourish Excel é uma alternativa a injeção de gás carbônico, mas não é exatamente um substituto perfeito. Para aquários low tech, é uma alternativa quase perfeita, já que tem plantas de crescimento mais lento e que não necessitam uma disponibilidade tão grande de CO2. Assim como pode ser uma boa solução em aquários pequenos, já que um sistema de injeção de CO2 pode ser um exagero em um aquário nano.

Em aquários com plantas exigentes é mais indicado usar injeção de gás carbônico, mas nesses aquários o uso do Flourish Excel também traz ótimos benefícios quando usando em conjunto com a injeção de CO2.

A injeção na forma de gás altera o Ph do aquário, então há um limite de quanto CO2 você deve injetar. O Flourish Excel não causa essa alteração, então ao juntar os dois métodos, você consegue inserir mais CO2 no seu aquário, sem afetar o Ph. Além disso, você também estará ajudando a prevenir certas algas como peteca.

Flourish Excel como algicida

Muitos aquaristas utilizadores do Flourish Excel reportam que tiveram ótimos resultados com o uso do produto no combate a algas como petecas, filamentosas, dentre outras. No entanto, a Seachem nunca divulgou o produto como um algicida.

O uso do Flourish Excel contra a alga peteca é tão bem documentado, que é impossível duvidar da sua eficácia. Para este uso, é importante aplicar o produto diretamente nos focos das algas. É possível usar uma seringa para fazer essa aplicação direta debaixo d’água e diretamente na alga. Dentro de poucos dias já se pode notar a alga ficando branca, esse é o principal sinal de que ela morreu.

Aplicação para combater algas filamentosas e cianobactérias deve ser feita exatamente como no caso das algas petecas.

Flourish Excel prejudica peixes ou invertebrados?

Quando usado dentro da dosagem especificada pelo fabricante, o Flourish Excel não prejudica peixes ou invertebrados. Caso ocorra super dosagem do produto, algum dano na fauna pode ser observado. Os invertebrados tendem a ser mais sensíveis ao uso errado do produto. Raramente mortes são observadas, porém o excesso no uso do produto pode atrapalhar a reprodução, por exemplo.

Mesmo assim, muitos aquaristas propositalmente aplicam doses maiores do que as recomendadas (por exemplo para combater algas ou acelerar crescimento) e muitos nunca têm problemas com os animais do aquário. Mas certamente não é muito recomendado.

Flourish Excel pode prejudicar as plantas?

No geral, o Flourish Excel fazem muito bem as plantas, porém algumas espécies podem ser sensíveis ao uso do produto. Nesses casos, costuma se notar que essas espécies tendem a “derreter” com o uso do produto. As folhas vão ficando mais fracas até que somem.

Em alguns casos, essa sensibilidade é temporária e acontece apenas no inicio da aplicação. Com o uso constante do produto, as plantas se adaptam e voltar a se desenvolver.

Algumas das espécies que podem ser afetadas são: Valisnérias, musgos, microsorum, blyxa japonica, dentre outras. Cada aquário é um sistema vivo diferente, portanto não se pode esperar o mesmo comportamento em todos. Vários aquaristas obtém sucesso usando Flourish Excel com todas as espécies citadas acima, então sempre acompanhe o desenvolvimento das plantas após iniciar o uso do produto.

Impressões gerais sobre o Flourish Excel:

Aquaristas usam o Flourish Excel em seus aquários a muitos e muitos anos e é um produto de eficácia provada. Eu mesmo já usei o produto para desenvolver as plantas e como algicida, o resultado foi espetacular nos dois casos. É uma ótima solução para aquários low tech. Nos aquários high tech é mais interessante usá-lo em conjunto com o sistema de injeção de CO2.

Além disso, até hoje o Flourish Excel continua sendo um dos melhores (se não o melhor) tratamentos contra alga peteca. Por isso também é uma ótima opção no combate a alga peteca e filamentosa.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 7 ago, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Aquários Plantados >

Aquário e aquapaisagismo

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Aquário Ácido
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido
Água Doce
Aquário
Como elevar o pH do aquário: Aprenda a deixar o pH alcalino
Água Doce
Aquário e aquapaisagismo