Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe deitado no fundo do aquário. O que pode ser?

Por: Rodrigo Matos | Publicado em 13/05/2020 Revisado por: Marcelo Pedraz

Seu peixe está deitado no fundo do aquário? Certamente é uma das visões mais desanimadoras para qualquer aquarista, principalmente iniciantes, que automaticamente presumem que o animal está mortalmente doente. Mas será que é isso mesmo? O que pode causar esse comportamento?

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!

Dentre as principais causas para o peixe estar deitado no fundo do aquário estão: doenças como ictio, problemas com a bexiga natatória, estresse, dentre outros. Mas pode ser até mesmo um comportamento normal da espécie. É preciso observar com atenção alguns detalhes e entender o histórico do peixe, e as condições do aquário para chegar até a causa do problema. Portanto, mantenha calma e saiba que isso não é uma sentença de morte.

Mesmo se for uma doença, é totalmente possível que o animal se recupere, volte a nadar tranquilamente por toda a extensão do aquário e viva por mais longos anos. Para entender como identificar e evitar este problema, vamos discutir agora, em detalhes, cada causa. Assim você poderá entender o que realmente está acontecendo com seu peixe e qual a melhor abordagem a se tomar.

Pode ser um comportamento natural do peixe.

Dependendo da espécie do seu peixe, pode ser completamente normal que ele esteja passando tanto tempo no fundo do aquário. São os chamados peixes de fundo, eles passam toda a vida fuçando o substrato, caçando ração e detritos, que constituem uma boa parte da sua dieta. Peixes como coridoras, labeos e bótias são exemplos que tem esse comportamento. Um observador inexperiente pode considerar que este peixe estar deitado no fundo por dias, é uma causa de preocupação, mas na verdade, esse é exatamente o comportamento esperado. No geral, estes peixes transitam pelo fundo do aquário, apenas fazendo pequenas incursões as partes superiores e logo voltando para o fundo. Alguns, como a cobrinha Kuhli, pode chegar ao ponto de se enterrar no substrato e ficar imóvel por longos períodos de tempo.

Se estiver em dúvida se seu peixe é um peixe de fundo, algumas das principais espécies são: bótias, cascudo, coridora, cobrinha kuhli, abelhinha, mocinha, comedor de algas chinês, labeos, gobys, dojo, bagre, otocinclus, parotocinclus…

Além disso, também é importante lembrar que muitos peixes quando dormem, vão para o fundo do aquário e repousam lá até acordar. Como não estamos acostumados a observar quando os peixes estão dormindo, é comum que aquaristas se assustem com o comportamento e até mudanças que podem ocorrer nas cores dos animais

Me lembro até hoje no meu primeiro aquário, quando vi os Tetra Neons dormindo pela primeira vez. Estava certo que eles tinham morrido, pois estavam totalmente parados, no fundo do aquário e sem cor nenhuma. Toda aquela tonalidade azul e vermelha deu lugar a uma pele com aparência transparente. Mas a verdade é que eles estavam apenas dormindo, e muitas espécies tem o mesmo comportamento. Portanto, observe se o seu peixe apresenta esse problema apenas nas horas que a luz está desligada, se for o caso, provavelmente ele está apenas dormindo e retornará ao normal assim que a iluminação voltar (seja ela a natural do ambiente ou a do aquário).

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Será que a causa está nas características do seu aquário?

Algumas vezes o próprio ambiente pode estar causando esse comportamento, devido a cansaço, estresse e até mesmo temperatura.

Por exemplo, um aquário com um fluxo de água muito forte pode fazer com que o peixe tenha que se manter nadando contra a corrente 100% do tempo. Depois de algumas horas ou minutos, ele não consegue mais manter esse esforço e acaba se depositando no fundo do aquário sem força nenhuma.

Outro fator pode ser a temperatura. Um aquário muito quente diminui a oxigenação, além de poder aumentar quantidade de bactérias que consomem oxigênio. Temperaturas elevadas também acabam aumentando o metabolismo do peixe, que consequentemente produzem mais detritos, poluem mais o tanque e diminuem a disponibilidade de oxigênio.

Devido a esses fatores, os peixes podem acabar buscando águas mais frias. Dentro do aquário, a água mais quente se desloca para a parte superior, enquanto a parte mais fria é justamente o fundo. Sendo assim o peixe procura o fundo do aquário, que é mais frio e tem mais oxigênio.

Infelizmente, a causa para seu peixe deitar no fundo, pode ser uma doença.

Muitas vezes o motivo do peixe ficar no fundo do aquário é mesmo uma doença. Sendo algumas das mais comuns o ictio e os distúrbios da bexiga natatória.

A bexiga natatória é um órgão que auxilia os peixes na sua capacidade de flutuar. Através dela, eles conseguem definir a altura determinada que querem ficar na coluna d’água. Porém, quando ocorre um distúrbio nesse órgão, o peixe perde esse controle, o que pode acarretar diversos problemas. O peixe pode nadar desgovernado, pode boiar na superfície, mas também pode ficar se deslocando pelo fundo do aquário (geralmente com movimentos caóticos).

Não está no escopo deste artigo falar sobre o tratamento dessa doença, mas dependendo da gravidade, é possível trata-la com facilidade. Este artigo (em inglês) do site Pet Central indica algumas possibilidades para combater a doença.

Outra doença que pode causar este comportamento é o ictio. Peixes afetados costumam ter pontos brancos pelo corpo, e podem tanto ficar na superfície buscando ar, quanto abatidos no fundo do aquário. É uma doença muito comum, especialmente no inverno, pois tende a se desenvolver mais em ambientes frios. Seu tratamento é bem simples e costuma atingir bons resultados. Caso queira saber mais, o site The Spruce Pets escreveu este artigo (em inglês) que explica muito bem o processo.

Betta no fundo do aquário

Os bettas são um peixe muito especial, em que cada individuo apresenta um comportamento muito diferente em relação aos outros da mesma espécie. É muito comum encontrar o peixe betta no fundo do aquário, mas as razões são as mais variadas. Por exemplo:

Se você quer saber mais sobre como lidar com seu betta, não apenas se ele está deitado no aquário, mas qualquer outra enfermidade, a oferta abaixo pode ser interessante para você. Criado por Pedro Imperatore, com mais de 20 anos de experiência criando bettas, esse material te ensinará também a deixar seu betta mais animado, bonito e saudável, além de até aumentar o tempo de vida do animal. Ainda é oferecida uma garantia de 30 dias. Não perca!

Curso para criar bettas

Cuidar bem das condições do seu aquário é a melhor prevenção.

Como pode se notar pelas causas, a melhor maneira de evitar esse problema é cuidar das condições do seu aquário. Peixes estressados, cansados, mal nutridos, com aquários sujos ou com espuma, superlotados ou pequenos tem muito mais chances de ficarem doentes e acabarem se depositando no fundo do aquário. E, nos piores casos, até morrendo.

O uso do condicionador Prime, por exemplo, é um grande jeito de melhorar a qualidade da água nova do seu aquário. Ele não só apenas remove o cloro e seus derivados, como também neutraliza outras substâncias nocivas e facilita a remoção da amônia pelo filtro.

É possível comprar o Condicionador Prime 100ml direto do site da Amazon.

Portanto, cuide do ambiente do seu peixe e a incidência de males como esse será muito pequena ou inexistente. E até mesmo se ocorrerem, o tratamento vai ser muito mais fácil, rápido e eficiente.

Foto de Rodrigo Matos

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Doenças de peixes

peixe dourado triste
Doenças de peixes
Doença do Algodão em peixes de aquário: Prevenindo e Tratando

A Doença do Algodão é uma condição comum e muitas vezes incompreendida que afeta os…

Continue lendo
Degeneração das nadadeiras
Doenças de peixes
Degeneração das nadadeiras em peixes de aquário

Você já notou seus peixes de aquário com nadadeiras desgastadas ou deterioradas? Nesse caso, seu…

Continue lendo
Doença do Veludo
Doenças de peixes
Doença do Veludo (Oodiniose) – Veja os sintomas, causas e tratamentos

Todo aquarista sabe que às vezes nossos peixes podem ter problemas de saúde que precisam…

Continue lendo
Peixe Betta Colorido
Peixe Betta
Seu peixe Betta está doente? Veja as doenças mais comuns e tratamentos

Todo aquarista já viu um de seus peixes Betta com uma aparência estranha e comportamento…

Continue lendo
Peixe Colorido
Doenças de peixes
Meu peixe perdeu a cor. Por que isso aconteceu e como resolver?

Todos nós amamos peixes coloridos, por isso é tão assustador quando alguns deles começam a…

Continue lendo
Peixe Bota Aberta
Doenças de peixes
Peixe ofegante ou respirando rápido. Porque acontece e como tratar.

Ver seu peixe ofegante ou respirando rapidamente pode ser muito assustador. No entanto, saiba que…

Continue lendo