Logo PeixeseAquarismo.com

Como esfriar o aquário. Veja os 3 métodos mais eficientes.

Se você mora em um lugar muito quente, você tem um problema no hobby do aquarismo. Como esfriar seus aquários naqueles dias calorentos de verão? Todos falam sobre a importância de usar um aquecedor para o aquário, mas pouquíssima gente fala que também é importante não deixar seu aquário super aquecer.

Mas então, como podemos esfriar o aquário?

O método mais confiável de esfriar um aquário é com um chiller, mas é um equipamento muito caro, por isso existem alternativas mais acessíveis, como o uso de ventoinhas e garrafas congeladas. São métodos menos precisos, mas têm ótimos resultados se feitos corretamente.

Vamos entender mais profundamente o impacto do calor no seu aquário e como executar cada um dos métodos para controlar esse grande problema.

Por que um aquário com temperatura alta é um problema?

É importante entender, que manter uma temperatura adequada, não é apenas um capricho de aquaristas obcecados pelos seus aquário. A temperatura é um dos principais parâmetros que mantêm seu aquário saudável.

Isso sempre é falado quando o assunto é manter o aquário aquecido no inverno, inclusive por causa do íctio, doença que tende a acontecer em aquários com temperaturas baixas. Mas a verdade, é que temperaturas muito altas podem ser um problema muito maior.

No caso de aquários de água doce. uma temperatura alta pode atacar a imunidade dos seus peixes e em casos muito intensos, pode até causar a morte de algumas espécies mais sensíveis. Fora isso, algumas espécies de camarões podem cessar completamente sua reprodução e aumentar muito sua mortalidade. Até mesmo as plantas podem ser afetadas, perdendo suas folhas e ficando cada vez mais fracas.

Em aquários de água salgada, isso é até pior. No geral os peixes são muito mais sensíveis a variações de temperatura e no caso dos corais, temperaturas altas são uma das principais causas de morte. Se você quer criar corais no seu aquário, é extremamente necessário não deixar seu aquário quente demais para eles.

Por isso, como dito anteriormente, manter seu aquário numa temperatura ideal é extremamente importante, para o bem estar dos seus peixes e até mesmo para evitar mortes no seu aquário.

Como podemos reduzir esse aquecimento

Sabendo da importância de controlar esse parâmetro, precisamos entender como agir nesses casos. Para isso, vamos listar 3 dos métodos mais usados e eficientes para lidar com esse problema. Alguns métodos são mais eficientes, porém mais caros. Enquanto outros, não são tão fáceis de usar, mas custam praticamente nada.

Além desses métodos, é sempre bom manter algumas boas práticas, que podem fazer a diferença em um momento de calor intenso, por isso também vamos dar algumas dicas de como ajudar a manter a temperatura controlada naqueles dias mais quentes de verão.

Usando um chiller

O chiller é um equipamento que funciona como um refrigerador para seu aquário. A água passa por ele, se resfria e depois é jogada de volta no aquário. Mas por que você precisaria de um?

Principalmente em duas situaçoes:

  • Se você vive em um local muito quente – Algumas cidades em países tropicais, tem verões tão intensos, que podem levar facilmente a temperatura do seu aquário para mais de 30 graus Celsius. Não existem muitos peixes que se sintam bem nesse nível de calor. Então se você tem espécies mais sensíveis, que não resistem bem a temperaturas altas. O chiller resolve esse problema muito tranquilamente.
  • Se você cria animais de águas frias: Algumas espécies se dão melhor com águas frias, é o casos dos Kinguios, por exemplo. Se você quer criar uma espécie como essa, no seu ambiente ideal. Ter um um chiller deixa isso muito mais fácil. O mesmo vale para corais de aquários de água salgada. Muitos só se desenvolvem bem em temperaturas mais baixas, portanto controlar esse parâmetro é essencial.

Vantagens do chiller:

  • Muito efetivo: Ele vai esfriar sua água, e consegue diminuir muitos graus. Sua operação não é limitada, como a dos outros métodos caseiros.
  • Automático: Quando usado junto com um termostato, ele consegue controlar a temperatura automaticamente, sem necessidade de atuação do aquarista.
  • Controle total da temperatura desejada: Você define exatamente a temperatura desejada, podendo deixar um ambiente ideal para seus animais.

Desvantagens do chiller:

  • Preço de compra caro: É um aparelho que tem um custo alto para aquisição, por isso mesmo, não é tão difundido.
  • Impacto na conta de luz: Assim como qualquer aparelho que altera a temperatura de um ambiente, o consumo de energia elétrica é bastante considerável.

Ventoinhas para controlar a temperatura

Um outro método que está ficando cada vez mais popular é o uso de ventoinhas (sim, essas mesmos que usamos no computador) para diminuir a temperatura do aquário. Este método está ficando tão difundido, que já é fácil encontrar produtos prontos, criados especificamente para o uso em aquários.

Ventoinha
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Mas também é muito fácil fazer o seu próprio. Você só precisa da ventoinha e de uma fonte para ligá-la. Após fazer isso, é só apontá-la para a água do aquário e pronto, você já estará reduzindo a temperatura do seu aquário.

Esse método é muito efetivo, especialmente quando considerado seu custo, mas tem alguns pontos negativos. Não consegue diminuir a temperatura tanto quanto o chiller, por exemplo, dentre outras limitações

Vantagens da ventoinha:

  • Barato para implementar: Os produtos prontos não são muito caros, e é ainda mais barato fazer seu próprio.
  • Custo baixo de operação: O consumo de energia é muito pequeno. Um computador tem várias ventoinhas como essa, por exemplo.
  • Fácil de criar e manter: A montagem desse equipamento é muito fácil e não exige quase manutenção nenhuma.

Desvantagens da ventoinha:

  • Limite no seu impacto: Cada ventoinha consegue diminuir apenas alguns graus do seu aquário, portanto é muito menos efetiva do que o chiller nesse ponnto.
  • Controle não é automático (geralmente): No geral, o aquarista têm que ligar e desligar a ventoinha quando achar necessário. A não ser que seja montado um sistema mais complexo, onde um termostato ligaria a ventoinha.
  • Acelera muito a evaporação da água: O modo como a água é esfriada é justamente através da evaporação. Por isso, nos dias que usar a ventoinha, é sempre bom checar o nível da água, para repor tudo que foi perdido.

Garrafas de água congelada são outra opção

O método mais fácil e acessível para todos, é o uso de garrafas pets com água congelada dentro para a redução de temperatura. Esse método funciona da maneira mais simples possível, assim como pedras de gelo em um copo d’água.

garrafa pet

Usado mais em emergências, quando precisamos reduzir a temperatura rapidamente e não temos os outros métodos disponíveis. De fato, a temperatura desce consideravelmente, mas o controle e precisão nesse caso deixa muito a desejar.

Vantagens da garrafa congelada:

  • Custo zero e acessível a todos: Todos podem ter acesso a esse método, qualquer garrafa ou recipiente parecido pode ser usado para congelar água e aplicar no aquário.
  • Capacidade de redução de temperatura: A água vai ficar mais fria, sem nenhuma dúvida, é preciso até tomar cuidado para não reduzir demais e muito rápido.

Desvantagens da garrafa congelada:

  • Controle praticamente zero: Você não consegue saber quantos graus vão descer, nem a velocidade que isso ocorrerá.
  • Operação totalmente manual: O aquarista tem que controlar todo o processo, e ficar de olho para checar o impacto na temperatura e eventual remoção da garrafa quando necessário.
  • Descongelamento da água: A medida que a garrafa descongela, ela vai perdendo sua capacidade de esfriar o aquário, portanto é sempre preciso ter garrafas sobressalentes já congeladas, para repor as que derreteram.

Algumas dicas para reduzir a temperatura

Além destes métodos de atuação na temperatura, existem alguns pequenos detalhes que podem ajudar a diminuir um pouco o impacto do calor no seu aquário. Por exemplo:

  • Desligar as luzes nos momentos de mais calor.
  • Deixa o ambiente em que o aquário está bem arejado.
  • Deixe a tampa do aquário aberta

Essas dicas, apesar de simples, podem reduzir alguns graus do seu aquário de maneira fácil e natural. Portanto, sempre cuide para manter o seu aquário com uma temperatura agradável para seus peixes.

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 1 abr, 2021

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Água Doce >

Aquário Ácido

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Aquário Ácido