Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe Limpa Vidro – Otocinclus. Tudo sobre a espécie.

O famoso Peixe Limpa Vidro pode ser encontrado em aquários no mundo todo. Com sua aparência exótica, conquista aquaristas iniciantes e experientes. Além disso, é muito apreciado por sua capacidade de se alimentar de algas.

É um peixe fácil de cuidar, recomendado para iniciantes, porém alguns cuidados são necessários para não perder peixes na fase de adaptação. Devido ao seu tamanho, é uma ótima escolha para um aquário pequeno, que precisa de uma ajudinha no combate as algas.

Tópicos sobre o Peixe Limpa Vidro:

Ficha do Peixe Limpa Vidro / Otocinclus

Nome científicoOtocinclus affinis / Otocinclus vestitus / Otocinclus vittatus…
Nomes comumPeixe Limpa Vidro / Otto
Nível de dificuldadeFácil
TemperamentoPacífico
Temperatura20°C – 26°C
Expectativa de vida3 a 5 anos
pH6,0 – 8,0
Tamanho3 a 5 cm
AlimentaçãoPrincipalmente herbívoro
Dureza da água5º dH à 19º dH
Curso Aquarismo de Água Doce
Curso On-line Completo de Aquarismo

A espécie Otocinclus / Limpa Vidro

O Otocinclus é um dos peixes mais famosos no mundo do aquarismo, pois imediatamente chama a atenção de qualquer um que o observe grudado no vidro com sua boca em forma de ventosa. Deste comportamento, surgiu seu nome mais comum, o famoso peixe limpa vidro, mas também é conhecido como cascudinho, Otto, dentre outros nomes mais regionais.

Ele é reconhecidamente um peixe algueiro, ou seja, ajuda a combater infestações de algas no aquário, já que se alimenta das mesmas. É uma escolha muito popular para aquários pequenos, já que alguns dos principais peixes comedores de algas são muito grandes. Com seu tamanho diminuto e comportamento pacífico, é ideal para um aquário comunitário plantado, ainda mais se for um aquário nano.

O Otocinclus aceita uma variedade razoável de parâmetros, porém é um peixe sensível, que pode sofrer bastante com mudanças drásticas e repentinas na água, portanto, deve se ter muito cuidado com a aclimatação do peixe após sua aquisição.

Comportamento Típico

Um espécie extremamente pacífica, o Peixe Limpa Vidro não é uma ameaça para nenhum outro peixe. Além de pacífico, também é um peixe relativamente tímido e foge com muita rapidez quando se sente ameaçado.

O Otocinclus é um peixe que se torna mais ativo durante a noite e na maior parte do tempo fica perto do fundo do aquário, se mantendo grudado ao vidro ou outros objetos, raspando toda a alga que encontra. Dessa maneira, quase sempre que ele é avistado, está se alimentando ou procurando novas fontes de algas.

É um peixe que se sente mais confortável em cardumes de pelo menos 5 peixes, que andam sempre juntos e costumam se alimentar nas mesmas áreas e ao mesmo tempo.

Aparência do Otocinclus

Existem muitas espécies de Otocinclus, mas todas são de peixes pequenos e finos com placas ósseas cobrindo seu corpo. Além disso, possuem uma faixa que vai da cauda até a boca. Sua barriga costuma ser branca e tem a boca em formato de ventosa, que é usada para fixar-se no vidro e outros objetos do aquário.

Otocinclus visão lateral
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

É difícil distinguir entre o macho e a fêmea, já que são muito parecidos visualmente, mas as fêmeas costumam ser maiores e mais largas. Essa diferença pode ser difícil de observar, então recomenda-se comparar os peixes por cima, pois a diferença na largura ficará mais clara.

Condições Ideais para um aquário com Peixe Limpa Vidro

Para que seus Peixes Limpa Vidro prosperem, eles devem viver em um ambiente apropriado às suas necessidades específicas. Felizmente, o Otto é um peixe pouco exigente, que consegue viver bem com os mesmos cuidados da maioria das espécies.

Eles são peixes de fundo, então é recomendado um substrato fino, sem pontas, para evitar lesões na pele do peixe. Ferimentos como esses, são uma grande porta de entrada para outras infecções.

Plantas, rochas e troncos também ajudam o Otocinclus a se sentir mais confortável, pois elas geram esconderijos e, ao mesmo tempo, também são superfícies propensas para o crescimento de algas, gerando mais alimento para o animal.

Além disso, eles tem a mesma necessidade de qualquer outro peixe, alimentação balanceada, filtros para manter a água limpa e um aquário apropriado para seu tamanho e quantidade de peixes.

Tamanho de Aquário para Otocinclus

O Otocinclus é um peixe pequeno e, portanto, não exige um aquário demasiadamente grande. Para decidir qual aquário usar para a espécie é importante saber quantos exemplares da espécie você terá e usar a regra do porte para checar se seu aquário comporta essa quantidade.

De uma forma geral, um aquário com 36 litros consegue abrigar de 4 a 6 Peixes Limpa Vidro. Mas como são um peixe de fundo, é preciso que o aquário tenha uma boa largura e um bom comprimento, ou seja, a altura do tanque importa menos do que a área do fundo, onde os peixes irão se deslocar com mais frequência.

Otocinclus descansando sobre planta.

Alimentação para Peixe Limpa Vidro

A maior parte dos peixes que criamos nos aquários hoje em dia são onívoros, mas não é o caso do Otocinclus. Ele é um peixe principalmente herbívoro e a maior parte da sua alimentação vem das algas no aquário, mas é importante dar uma dieta mais balanceada, para manter a saúde do seu animal. É recomendado oferecer uma ração de fundo, além de vegetais descascados como cenoura, abobrinha e pepino. Dessa forma, o animal estará com uma nutrição muito mais completa.

Para evitar o acumulo de detritos no aquário, é recomendado remover, qualquer vegetal que seja adicionado, em no máximo 24h. Outro ponto importante, é que se existe a intenção de que o peixe consuma as algas do aquário, não se deve o alimentar demais com outras fontes.

Companheiros para o Peixe Limpa Vidro

O otocinclus é um peixe extremamente pacífico, portanto não devem ocorrer muitos problemas com companheiros de aquário. Na hora de escolher as espécies que irão conviver com o Peixe Limpa Vidro é importante evitar dois tipos de peixe: Os com a boca grande o suficiente para o engolir, e o muito agressivos.

Isso significa que os ciclídeos (exceto os anões, bandeiras e discos) deve ser escolhidos com cuidado, já que se forem muito grandes, facilmente se alimentação do Otocinclus. No entanto, ainda sobram um número muito grande de espécies para escolher. Algumas das mais comuns são: Tetra Neon, Tetra Mato Grosso, Guppies, Platys, Coridoras e etc.

De maneira geral, eles são uma ótima escolha para um aquário comunitário, com outras espécies pequenas e médias, de comportamento pacífico. Lembrando sempre, que o Otto gosta de estar em cardumes com pelo menos 4 integrantes, porém quanto mais peixes no cardume, mais o seu comportamento tende a ser natural e confortável. Desde que o tamanho do aquário seja adequado.

Reprodução do Otocinclus

Os Peixes Limpa Vidro não são uma espécies muito fácil de reproduzir em aquários, mas isso pode ocorrer caso você tenha um aquário em condições ótimas e um pouco de sorte.

O aquário precisa estar perfeitamente limpo e os peixes precisam estar muito bem nutridos. Aquecer um pouco a água (subindo 1 ou 2 graus) também pode facilitar o processo.

Se o ambiente for adequado e os peixes estejam prontos para se reproduzir, o macho perseguirá as fêmeas e fertilizará os ovos, que elas colocam na superfícies de plantas, troncos e outros objetos do aquário.

Em poucos dias os alevinos irão nascer, se alimentando do saco vitelino, algas e bactérias no aquário. Em pouco tempo, assumiram a mesma dieta que os adultos.

Referências:

Burgess, W.E., 1989. An atlas of freshwater and marine catfishes. A preliminary survey of the Siluriformes. T.F.H. Publications, Inc., Neptune City, New Jersey (USA).

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 23 Maio, 2021

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixes de Água Doce >

Peixes em Aquário

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Peixes em Aquário