Logo PeixeseAquarismo.com

Aprenda como saber se sua betta está grávida (ovada).

Se você vê sua betta um pouco mais inchada, talvez o primeiro pensamento que venha a cabeça, é que ela pode estar grávida. Mas será que isso é verdade? De fato, não é bem assim, peixes bettas não carregam seus filhotes na barriga, então uma betta fêmea nunca está “grávida”. Mas existem sinais, como a barriga parecendo “cheia” que podem indicam que ela está produzindo ovos e pronta para se reproduzir.

Para saber se sua peixe betta está pronta para se reproduzir, existem sinais como sua barriga estar um pouco cheia, podem ser observadas listras verticais no seu corpo e o tubo ovipositor fica muito mais visível.

Quando esses sinais estão presente, é muito provável que o peixe esteja pronto para se reproduzir. Mas não podemos dizer que ela está grávida, porque a fecundação no peixe betta, ocorre fora do corpo.

Por que não dizemos que a betta fêmea fica grávida?

O peixe betta não é um animal vivíparo, ou seja, a gestação do seus alevinos, não ocorre dentro do seu corpo. Dessa maneira, tanto a fecundação, quanto o desenvolvimento, ocorre fora do corpo da fêmea.

Então, não faz muito sentido falar de gravidez no caso do betta. O que falamos é que a betta está produzindo ovos e preparada para se reproduzir. Dessa maneira, ao cruzar com o macho, e fazer todo o ritual de acasalamento, a fêmea soltará os ovos que carrega. Deixando assim, de estar com os sinais de “gravidez”. Já a real gestação dos ovos ocorrem no ninho de bolhas, que é construído e mantido pelo betta macho.

Por todos esses motivos, não dizemos que a fêmea está gravida, e sim ovada.

Sinais de que sua betta está fértil

Apesar de não estar grávida, existem muitos sinais que mostram quando a sua betta está fértil e preparada para se reproduzir. São sinais discretos, mas que podem ajudar a selecionar as melhores fêmeas quando se deseja escolher um par para procriar.

Como alguns desses sinais não são tao gritantes, e o ideal é observar mais do que um sinal apenas, para ter certeza que de fato a fêmea está fértil. Os principais sinais vão ser mostrados a seguir.

Vale a pena lembrar, que além de saber que a fêmea está fértil, também é preciso observar as condições do macho, se desejamos reproduzi-los. Alguns sinais que indicam um macho pronto para procriar são cores mais intensas e, o mais importante, a criação do ninho de bolhas.

Barriga inchada e reprodução

Um dos sinais que mais fazem as pessoas acharem que a betta está grávida/fértil, é quando ela está com a barriga inchada. Nesse caso, a betta terá uma barriga que parecerá cheia, e ficará assim até que ocorra o acasalamento. Já se ela não procriar, também soltará os ovos não fertilizados, diminuindo assim o inchaço.

betta com barriga proeminente
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Porém, uma barriga inchada também pode significar problemas, alguns até muito graves. Os mais comuns são constipação, problemas na bexiga natatória ou até mesmo hidropisia. Enquanto constipação e bexiga natatório são mais fáceis resolver, caso seu peixe tenha hidropisia, as chances de sobrevivência são muito menores. Por isso, caso o inchaço não diminua rapidamente, investigue outras causas para a barriga inchada.

Listras verticais como um sinal de fertilidade

Outro sinal até mais importante, é observado nos bettas fêmeas quando estão prontos para se reproduzir. Se trata de faixas verticais que aparecem no seu corpo. Essas listras verticais aparecem apenas nas fêmeas e são um dos principais sinais que ela está pronta para procriar.

betta com faixas

As faixas se estendem verticalmente em ambos os lados do peixe, e isso pode ocorrer mesmo que não exista um macho por perto. Porém, caso a betta pareça estar em fase fértil, mas não esteja mostrando as faixas, a presença de um macho perto, pode incentivá-la a mostrar suas faixas verticais. Mas lembre que toda aproximação deve ser gradual, afim de não estressar os peixes sem necessidade, além de preservar a integridade física deles.

Tubo ovipositor proeminente

O betta tem um órgão que é exclusivo para as fêmeas, é o que chamamos de tubo ovipositor. Esse órgão pode estar visível mesmo que a betta não esteja em fase de reprodução, mas ele se torna muito mais proeminente nessas horas. E é justamente desse tubo ovipositor que a fêmea irá colocar os ovos na hora da fecundação.

Identificar esse órgão é extremamente fácil, até mesmo para iniciantes no hobby. Faça seu peixe nadar para cima, exibindo assim sua barriga, então olhe para a nadadeira ventral do animal. Logo abaixo dela, se a betta está pronta para se reproduzir, você verá que ela tem um ponto branco (parecido com um arroz) saindo da barriga. Este é o tubo ovipositor.

Tubo ovipositor

Análise dos sinais

A combinação desses sinais, é um grande indicador que seu betta fêmea está querendo e apta a procriar. A candidata ideal terá a barriga levemente inchada, faixas verticais no corpo e o tubo ovipositor proeminente. Nesse caso, não tenha dúvidas e use esta fêmea para a prociração.

No entanto, não estar com alguns desses sinais, não significa que ela não esteja fértil, a presença de dois fatores como esses já podem significar que ela esteja na fase de reprodução. Portanto, é possível experimentar uma aproximação com o betta. Mas devido a agressividade deste peixe, lembre-se sempre de adaptar os peixes e observar seu comportamento. Caso perceba que um dos peixes está sob perigo, o remova imediatamente.

A reprodução do betta

Se você está interessado em reproduzir seus bettas, lembre que apesar de ser relativamente fácil conseguir reproduzi-los, é importante saber todos os passos para fazer isso com responsabilidade e cautela, portanto se aprofunde no assunto através deste artigo sobre reprodução dos bettas.

Publicado em 3 abr, 2021

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta Amarelo

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta Amarelo