Logo PeixeseAquarismo.com

Como deixar o peixe betta feliz

Todos nos amamos nossos peixes bettas. São animais fantásticos, belos e interessantes devido ao seu comportamento ativo e curioso. Mas se nossos peixes estão nos fazendo felizes, será que nós estamos deixando nossos bettas felizes também? Se você escolheu cuidar de um peixinho, é importante sempre ter em mente que é sua responsabilidade que ele tenha uma vida boa e saudável. Mas então, o que precisamos fazer para deixar o peixe betta feliz?

Para ficar feliz, seu peixe betta precisa de um bom aquário pra viver, com bastante espaço, um filtro, temperatura constante e água de qualidade. Além disso, ele precisa de comida altamente nutritiva. Isso é o básico que precisamos oferecer para nosso peixe. Mas existem outras maneiras de deixar seu betta ainda mais feliz, como adicionando plantas e oferecendo comida viva para seu peixe.

O que você acha? Você está dando para seu betta tudo que ele precisa para ser feliz? Vamos aprender então, o passo a passo de como fazer seu betta deixar de ser um peixe triste, para se tornar o betta mais feliz que você já viu.

Seu betta está triste ou feliz?

Essa é uma questão importante para começo de conversa. Como está o seu betta agora? Se você não oferece tudo que ele precisa, ele certamente poderia estar melhor. No entanto, é bom sabermos os sinais que identificam se um peixe betta está feliz e saudável, ou se ele está triste e doente.

Para identificarmos um peixe betta feliz, podemos olhar os sinais abaixo:

  • Seu betta está com cores fortes e vibrantes.
  • Betta comendo regularmente e em boa quantidade.
  • Seu betta nada suavemente.
  • O betta está com as nadadeiras e caudas preservadas, sem pontos corroídos e cortados.

Já para identificar se seu betta não está feliz, temos os seguintes sinais:

  • As cores do betta estão fracas e pouco vibrantes.
  • O apetite do seu betta está irregular e não parece muito interessado em comida.
  • O betta está doente ou estressado se suas nadadeiras e caudas estão rasgadas ou corroídas.
  • Se o betta está sempre com suas nadadeiras fechadas e coladas ao corpo.
  • Seu betta fica sempre deitado no fundo do aquário ou se escondendo de tudo.

Observando esses pontos, é possível notar com mais certeza como está o estado do seu animal. Se você não der as condições necessárias para seu betta ficar feliz, ele não apenas ficará triste, mas também ficará muito mais suscetível a doenças. Portanto, preste atenção nas dicas que vamos dar para ter um betta saudável e feliz no seu aquário.

Preparando o aquário perfeito para deixar o peixe betta feliz

Muitas lojas de aquários e petshops fazem um péssimo trabalho quando orientam os interessados em entrar no hobby. Querendo fazer uma venda fácil, eles dizem que o betta é um peixe que precisa apenas de um pequeno aquário de 1 litro e mais nada. Mas será que isso é verdade?

Com certeza não! Eles precisam de muito mais do que só um aquário minúsculo. Bettas são peixes fortes e resistentes, que conseguem sobreviver durante um bom tempo em situações muito desagradáveis para ele. É o caso destes aquários que muitas vezes são chamados beteiras. Geralmente com menos de 1 litro, esses recipientes são uma verdadeira tortura para o betta.

O betta realmente é um peixe que precisa de pouco espaço para viver, mas isso não significa que ele pode viver em qualquer espaço minúsculo. Se você criar um betta nessas condições, ele dificilmente viverá muitos anos, além de que terá uma vida triste e sofrerá diversos problemas de saúde devido ao estresse. Acredito que você não queira isso para seu peixe, certo?

Então, se você quer deixar seu betta feliz, tenha um aquário de um tamanho decente para ele. A recomendação para peixes betas é ter no mínimo 18 litros para o peixinho. Algumas pessoas conseguem criá-los em recipientes um pouco menores, mas tudo se torna muito mais difícil em aquários menores. Portanto, caso seu foco seja realmente ter um betta bonito, saudável e feliz, é extremamente recomendável que você tenha um aquário de pelo menos 18 litros.

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta
Betta Branco

Filtragem, temperatura e parâmetros de água necessário para um betta feliz

Outros mitos que sobre o peixe betta também podem deixar seu peixe triste. Saiba que o betta precisa sim, de um filtro, ele também necessita de um aquário com a temperatura certa e água com parâmetros certos para espécie. Muitas vezes eles são criados sem essas coisas, no entanto, eles sempre estarão sofrendo nessas condições, mesmo que consiga sobreviver.

Dessa forma arranje um filtro de qualidade para o aquário do seu betta. Esse filtro ajudará a ter mais oxigênio dissolvido na água e também manterá a água limpa. Na hora de escolher o filtro, sempre procure marcas boas e filtros com a vazão de 5 a 10 vezes o volume do aquário.

Além do filtro, os bettas também não gostam de temperaturas variando muito rapidamente. Especialmente se você vive em uma região onde a temperatura oscila muito durante o dia. Para que seu betta fique feliz, tente manter sempre a temperatura da água entre 22 e 30 graus Celsius. Mas é importante também evitar que essa temperatura fique mudando. Por isso é ideal ter um aquecedor com termostato, dessa maneira, se você colocar a temperatura para 25 graus, sempre que ela descer disso, o aquecer é acionado para trazer a água de volta a 25 graus.

Outro fator importante para manter seu betta feliz é garantir que os parâmetros de água estão adequados para eles. Peixes betta devem viver em águas com amônia e nitrito tendendo a zero. Valores a cima prejudicas seu peixe, se estiverem muito acima, podem até o matar. Outro parametro importante é o Ph da água. Bettas são peixes que vivem melhor em um ph próximo do neutro. Então você deve manter seu peixe em um aquário com o Ph entre 6.6 e 7.4 para que ele se sinta confortável e continue saudável.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Se inscreva aqui!

Um betta bem alimentado é um betta feliz

Nutrição é um aspecto fundamental para a vida de qualquer ser vivo. Por isso, qualquer animal sob seus cuidados merece toda sua atenção quanto a alimentação. É a mesma coisa com os peixes bettas, por isso sempre dê rações de qualidade, de marcas conhecidas e indicadas por veterinários e aquaristas. Também tenha cuidado para não alimentar demais ou de menos seu peixe. Geralmente deve se alimentar o peixe betta de duas a três vezes por dia. Em cada uma dessas vezes, deve se dar uma quantidade de comida que seja aproximadamente o equivalente ao tamanho do olho do betta. Por exemplo, no caso de rações de bolinhas pequenas, costuma-se dar 2 ou 3 bolinhas por vez.

Como alimentos vivos deixam seu betta mais feliz

Uma maneira muito eficiente de deixar seu betta feliz, é oferecer alimento vivo para ele. Basta fazer isso uma ou duas vezes por semana. Você verá seu betta feliz como nunca, nadando por todo o lado. Isso é um exercício que faz muito bem para o betta, já que o movimenta bastante, além de mexer com seu instinto de peixe carnívoro.

Alguns alimentos vivos que você pode oferecer para o betta são artêmia, bloodworm e larva de besouro do amendoim. Para garantir a qualidade do alimento, procure sempre comprar em lojas de confiança que sejam recomendadas por muitos donos de aquário. Oferecendo alimentos vivos para seu peixe betta, você rapidamente verá como ele ficará mais feliz!

O que plantas podem fazer pela felicidade do seu betta

Se você quer montar o aquário perfeito para seu peixe betta, tente incluir plantas naturais nele. É o que esse estudo da Universidade Federal do Espírito Santo mostra. Plantas fazem o betta se sentir muito mais em casa. Seu aquário vai ficar muito mais parecido com o habitat original do seu peixe. E além disso, plantas fornecem ao betta muitos lugares para se esconder ou descansar, quando ele estiver cansado ou mais tímido. Tudo isso diminui o estresse do peixe, fazendo com que ele se torne um betta muito mais feliz.

Betta azul e branco

Mantenha seu peixe betta feliz

Dê ao seu betta tudo que ele precisa, um habitat confortável e adequado, água de qualidade, uma alimentação balanceada e pronto, ele será feliz! Caso você queira fazer ainda mais pelo seu betta, ofereça alimento vivo para ele algumas vezes por semana. Além disso, monte um aquário plantado para ele. Ele se sentirá mais em casa do que nunca. Seguindo todas essas dicas, você terá um betta radiante de felicidade!

Cansado de perder peixes? De ter seu aquário dominado por algas? Quer saber como virar um profissional na arte do aquarismo? O Curso de Aquarismo Completo Aquaon tem tudo que é preciso para montar e manter um aquário de dar inveja. Ainda é oferecida uma garantia de 7 dias para devolução, caso não fique satisefeito.

Curso de Aquarismo AquaOn

Publicado em 8 maio, 2022

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta Nadando
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?
Peixe Betta
Peixe Betta Colorido
Fotos de Betta – Os Mais Bonitos Peixes Betta (Azul, Vermelho, Preto…)
Peixe Betta
Betta no fundo do aquário
Peixe Betta parado ou deitado no fundo do aquário
Peixe Betta
Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes
Betta
Betta com fungos – Como identificar e tratar
Doenças de peixes
Betta capa
Peixe betta gosta de luz ou de escuro? Veja a iluminação ideal para betta
Peixe Betta

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Peixes Coloridos
Peixes Coloridos – 18 espécies para encher seu aquário de cor
Peixes de Água Doce
Axolote
Axolote, Axolotle (Ambystoma mexicanum) – Guia da espécie
Anfíbios
Colisa Lalia
Colisa Lalia (Trichogaster lalius) – Tudo sobre a espécie.
Peixes de Água Doce
Kinguios, peixes de água doce
Peixes de aquário: Tipos e principais espécies de peixes ornamentais
Iniciante
Mocinha
Peixe Mocinha (Characidium fasciatum) – Ficha técnica com fotos
Peixes de Água Doce
Betta Nadando
Peixe betta pulando para fora do aquário. O que fazer?
Peixe Betta