Peixe betta gosta de luz ou de escuro? Veja a iluminação ideal para betta
Home > Peixe Betta >
Ter a iluminação certa para o seu betta, influência a qualidade de vida e até a saúde do seu peixe. Além disso, também realça as cores naturais e toda a aparência do animal. Por outro lado, a iluminação errada pode até adoecer seu betta. Sendo assim, apesar de ser uma questão aparentemente simples, é realmente preciso saber a quantidade de luz ideal para a espécie.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!
O betta vive melhor se tiver um ciclo de luz similar ao que ele encontra na natureza, ou seja, um período de luz e um período de escuro. Além disso, ter áreas mais escondidas e com sobra, ajuda no bem estar do animal. Por isso, podemos dizer que o betta gosta de luz e também gosta de escuro.
Como o excesso ou a falta de luz afeta seu betta
É recomendado manter a luz dos aquário ligadas por volta de 8 horas por dia, mas existem aquaristas que gostariam de deixar a luz dos seus aquários ligadas 100% do tempo, já que eles ficam muito mais bonitos assim.
Inclusive, as cores dos peixes se destacam muito mais, além deles ficarem mais ativos. Porém, fazer isso pode trazer consequências muito ruins. Da mesma forma, não usar iluminação nenhuma no seu aquário, também afeta de maneira negativa os seus animais, inclusive, o betta.
Vamos ver em mais detalhes algumas dessas consequências do excesso de iluminação.
Falta de luz:
- Escurecimento das cores: As luzes ajudam a destacar as cores do seu betta, mas isso não é apenas uma questão ótica de reflexão da luz. De fato, quando no escuro, os bettas tendem a ter alterações na sua cor, ficando mais escuros e desbotados. Isso é possível de observar quando acordamos durante a noite, ligamos as luzes e observamos o aquário. Nesses momentos, podemos observar como o betta quando dorme, fica muito menos brilhante do que no período do dia.
- Alterações no apetite: Da mesma forma que com o excesso de luz, a falta também tira do betta a capacidade de entender seus horários. Isso vai afetar profundamente seu apetite e seu sono.
- Pouca estimulação: Assim como a luz agita o betta, o escuro tende a diminuir o nível de agitação do animal. Então se mantiver as luzes apagada todo o tempo, o betta tende a ser um animal mais lento e menos responsivo.
Que tipo de luz é adequada para seu betta
A luz no caso de um aquário de betta (não plantado), é utilizada apenas para iluminar o peixe e criar o ciclo de dia e noite para o animal. Ou seja, não precisa ser necessariamente uma luminária muito cara, especializada para aquários. Qualquer iluminação artificial serve, desde que você não coloque uma lâmpada tão forte que irrite o peixe. Por volta de 20 lumens por litro, já é mais do que o suficiente.
No entanto, caso você tenha um aquário plantado, é importante seguir as recomendações para seus tipos de planta. Sendo assim, você deve aprender quanto lumens por litro são recomendados para os plantados.
Posso usar luz do sol para iluminar o aquário do betta?
Em teoria não é impossível usar a luz do sol para iluminar um aquário, e pode até parecer uma ótima opção, já que poderia imitar o ciclo de luz natural achado na natureza.
Mas a verdade, é que o ambiente de um aquário é diferente do ambiente natural, já que é um corpo de água em um sistema fechado, sem os volumes gigantescos encontrados na natureza. Por isso, é importante usar uma fonte de iluminação mais fácil de controlar, do que a luz natural.
Se você a luz do sol, pode encontrar uma série de problemas como :
- A consequência mais comum é uma grande explosão de algas. Excesso de iluminação é o principal ingrediente para o surgimento das algas e a intensidade da luz do sol é perfeita para gerar esse problema. Além de deixar o aquário mais feio, um aumento descontrolado de algas pode até afetar a visibilidade da água.
- Outro ponto é que a luz do sol tem uma capacidade muito grande alterar a temperatura da água, especialmente se comparada a iluminação por lâmpadas LEDs. Essa não é uma questão visual, mas acaba sendo mais importante, já que afeta diretamente a saúde e bem estar do seu betta.
Portanto, em 99.99% dos casos é melhor evitar a luz o sol. Inclusive, é uma recomendação manter os aquários longe das janelas ou portas que deem para fora de casa. Isso porque mesmo um pequeno período de luz solar, pode aumentar as chance de algas, além de causar aumentos curtos de temperatura, que são extremamente danosos para os peixes. Isso é uma preocupação ainda maior em aquários pequenos (muito comumente utilizados para bettas)
Automatize a iluminação do aquário para garantir o ciclo de luz
Pode ser difícil ter a disciplina para manter um ciclo de luz bem definido para seu betta, já que muitas vezes, até manter uma organização no nosso próprio cotidiano pode ser uma tarefa complicada. Mas sabendo da importância disso para o seu peixe, felizmente temos uma maneira de facilitar esse processo.
Através de uso de temporizadores temos a opção de automatizar toda iluminação do aquário. Precisamos apenas ligar as luzes ao temporizador (de preferência aos digitais), definir os horários de ligar e desligar, e pronto. Agora a iluminação do seus peixes estará garantida até quando você não estiver em casa.