Logo PeixeseAquarismo.com

Peixe betta reconhece o dono? Veja como interagir com o seu peixe.

Todo bom aquarista tem uma relação especial com seus peixes. Ele se preocupa com cada um deles e nota até mesmo pequenas diferenças nos seus comportamentos. Isso é especialmente verdade no caso de bettas, que são peixes magníficos e devido ao seu comportamento acabam sendo criados sozinhos, ganhando toda a atenção do aquário. Por isso, é muito fácil para nós, que os criamos, reconhecer cada característica dos nossos animais, mas será que o betta também nos reconhece?

Mas então, o betta reconhece o dono?

Na maioria das vezes, sim. O betta é um animal pequeno e não tem a mesma inteligência de mamíferos, mas já sabemos que sua capacidade intelectual é o bastante para reconhecer uma pessoa e criar um vínculo. Para ser mais especifico, um betta é inteligente o bastante para identificar pessoas e objetos, além de serem capazes de fazer associações com padrões.

Apesar do cérebro de um peixe não ter as mesmas capacidades para emoções, como por exemplo de um cachorro, um peixe betta pode sentir e mostrar suas emoções.

Tempo é essencial para reconhecer o dono 

Querendo ou não, o seu peixe betta vai acabar te reconhecendo com o tempo. Ele é curioso por natureza e vai querer interagir com os objetos dentro e fora do aquário. Quem quer que o esteja alimentando vai acabar sendo reconhecido por ele. Por isso é interessante que o dono seja a principal pessoa a alimentá-lo.

Mas lembre-se, da mesma maneira como o peixe betta pode te reconhecer e ficar feliz em te ver, ele também pode se assustar e fugir de você, caso não te associe a coisas boas. Lembre-se que, assim como com pessoas, o modo como você trata seu betta, dita como vai ser sua relação com ele.

Betta coral
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Como um peixe betta reconhece o dono

O intelecto de um peixe betta é desenvolvido o bastante para fazer associações. Quando você o alimenta, o peixe está em um estado de animação e alegria. Com o tempo ele vai associar esse sentimento com você. Quando você brinca com ele, da maneira correta para um betta, você vai estar ativando o instinto natural de exploração e curiosidade. Peixes bettas gostam de explorar, ele não vai ficar assustado com a brincadeira e isso vai ajudar no processo de reconhecimento.

Portanto, um peixe betta reconhece o dono através da associação. Ele associa o que está sentido com quem está presente. Sendo assim, é essencial fazer o seu peixe betta se sentir feliz, especialmente quando você está interagindo com ele. 

O afeto do peixe betta 

O peixe betta obviamente não sentimentos iguais aos nossos, eles não sentem da mesma maneiro que nós. Eles também não se expressam da mesma forma que cachorros e gatos. Mas os peixes, em especial o betta, são complexos suficientes para sentir emoções como raiva, medo, dor e etc. Da mesma forma, ele também é capaz de associar seus donos a emoções boas. Nesses casos é possível notar o comportamento empolgado e feliz quando seus peixes se aproximam. Isso acontece devido a conexão gerada com o humano.

As pessoas costumam achar que peixes são animais burros e extremamente simples, mas apesar de não terem sistemas nervosos tão complexos como alguns outros animais de estimação, eles podem impressionar você. Alguns peixes podem inclusive memorizar lugares e caminhos, outros podem aprender a saltar da água para atravessar arcos, por exemplo. No caso do betta, alguns criadores os treinam como cachorros, usando até “clickers” e ração como recompensa.

Em resumo, peixes são animais muito mais inteligentes e cientes de si mesmo do que a maioria das pessoas acreditam. E existem muitas pesquisas e trabalhos acadêmicos que corroboram essa afirmação, como esse artigo da The Humane Society Institute for Science and Policy.

betta roxo

Como fazer um peixe betta te reconhecer e gostar de você 

Essa ligação será formada naturalmente se você cuidar bem do seu peixe. Alimente o da forma certa, garanta que ele tenha um aquário de tamanho adequado para bettas e mantenha o limpo. Tudo isso contribuirá para o seu peixe gostar de você.

  • Aquário e arredores adequados: Lembra-se que falamos que um peixe betta faz associações. Ele associa o que está sentindo com os objetos e pessoas que estão ao seu redor com frequência. Se o ambiente é desagradável e ele vê você com frequência, as chances são de que ele vai acabar te odiando. Portanto, certifique-se de ter um ambiente ideal para ele. O tipo de ambiente que vai trazer sensações boas para ele, então ele vai naturalmente associar essas sensações com você em uma questão de tempo. 
  • Alimente o do jeito certo: A hora de se alimentar é bastante importante para um peixe betta, é o momento em que ele está empolgado. Você deve ser a pessoa que o alimenta sempre. Logo, logo, ele vai ficar animado só de ver você se aproximando do aquário. 
  • Interaja sempre com o betta: Apesar de serem peixes que protegem seu território, isso não quer dizer que eles gostam de ficar isolados. Peixes bettas são curiosos e exploradores por natureza. Então, na hora de alimentar, tente interagir um pouco com seu animal, passe seu dedo perto do vidro, tente chamar sua atenção e faze-lo se acostumar com você (mas nunca bata no vidro).
  • Fale com seu betta: Um peixe betta é sensível a vibrações, quando você fala com ele, o mesmo vai perceber. A sensibilidade dos bettas a vibrações é tão grande que ele pode acabar reconhecendo o nome que você dá a eles. Dê um nome para ele, fale com ele, isso vai fazer com que o seu peixe betta te reconheça mais fácil. 
  • Brinque com seu betta da maneira correta: Bettas são peixes que aprendem truques, como pular através de arcos, comer direto da sua mão e seguir seu dedo pelo aquário. Portanto, aprenda como treiná-los e você se divertirá enquanto fortalece os laços com seu betta.

Aproveite seu novo amigo

Os peixes bettas são agressivos com outros peixes da mesma espécie, mas seu instinto de explorador e sua curiosidade vão se sobressair quando se fala da relação com humanos. Cabe a você usar a curiosidade, o instinto de explorador e a capacidade de fazer associações do peixe betta a favor da criação de uma relação saudável entre vocês. Não deixe a fama de “bad boy” dos peixes bettas te assustar. Ne realidade eles são um dos peixes mais interessantes como animais de estimação.

Quer que seu betta fique colorido e saudável? Quer um betta forte e resistente a doenças? Além disso, sabia que você pode fazer o betta viver até o dobro do tempo? No curso Peixe Betta Saudável você decubrirá como criar o Aquário Perfeito, Ter um Peixe Betta que Vive o Dobro do Tempo com Muito Mais Saúde e Energia, Sem Precisar Gastar Dinheiro com Equipamentos Desnecessários!

Curso do Peixe Betta Saudável

Publicado em 8 dez, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta
Peixe betta boiando lateralmente. Ele está doente?
Doenças de peixes
Betta
Betta com fungos – Como identificar e tratar
Doenças de peixes
Betta capa
Peixe betta gosta de luz ou gosta de escuro? Veja a iluminação ideal para o betta
Peixe Betta
Betta fêmea
Aprenda como saber se sua betta está grávida (ovada).
Peixe Betta
betta comendo
Como brincar com peixe betta – Guia com Imagens
Peixe Betta
Betta vermelho
Peixe Betta – Cuidados, fatos e características da espécie
Peixe Betta

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Aquário Ácido
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido
Água Doce
Aquário
Como elevar o pH do aquário: Aprenda a deixar o pH alcalino
Água Doce
Aquário e aquapaisagismo
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.
Água Doce
TPA
Troca parcial de água: Como limpar seu aquário?
Água Doce
Peixes em Aquário
Veja mais de 150 Nomes Para Peixes de Aquário e escolha o seu
Iniciante
Peixe Palhaço
Peixe Palhaço – Guia Completo com fotos. Aprenda como cuidar da espécie.
Peixes de Água Salgada