Logo PeixeseAquarismo.com

Qual temperatura ideal para o peixe betta?

O betta é um dos peixes mais famosos e criados por todo tipo de aquaristas, desde iniciantes até profissionais. Infelizmente, muitas pessoas não ligam para as necessidades desse peixe e os criam em situações completamente inadequadas. Um dos principais fatores que são ignorados é o controle de temperatura.

Os bettas devem ser mantidos idealmente em uma faixa de temperatura entre 24 e 28 graus Celsius. Como são peixes muito resistentes e flexíveis, conseguem se adaptar em uma faixa de 22 a 30 graus Celsius. Quando criados fora desse intervalo, problemas de saúde, estresse e mudanças de comportamento poderão ser observados. Portanto, é extremamente importante garantir as condições mais próximas da ideal.

Seja estando acima da temperatura certa, ou estando abaixo, o impacto ao peixe é relevante. Por isso, precisamos entender como evitar mudanças bruscas de temperatura e compreender também os efeitos dessa mudanças no peixe.
Se precisar comprar um termômetro ou termostato para seu aquário, pode encomendá-los diretamente da Amazon:
Boyu Termometro Digital
Termostato Roxin Para Aquários

O que acontece com o peixe betta fora da temperatura ideal?

Mudanças de temperatura podem ser para cima ou para baixo da faixa ideal. Mas independente do sentido do desvio, ele pode causar mudanças fisiológicas no peixe, que tendem a alterar o comportamento do animal.

Se a temperatura cai muito, o próprio metabolismo do betta tende a ficar mais lento, podendo diminuir o apetite do animal e deixar a digestão mais lenta. Além disso ele tenderá a se movimentar menos no aquário, parecer mais letárgico e ficar isolado no fundo do aquário a maior parte do tempo. Outro fator importante é que essa mudança pode afetar a imunidade do animal, o deixando mais suscetível a diversas doenças.

Já se a temperatura está muito quente, outros sintomas aparecerão. Os problemas relacionados a temperaturas mais altas, costumam ser menos intensos que os relacionados a água fria. No entanto, esses problemas também tem quer resolvidos. Respiração acelerada é um dos sintomas mais comum, e acontece porque a água quente tende a ter menos oxigênio dissolvido, obrigando o peixe a acelerar seu processo respiratório. Outro sintoma semelhante é o peixe ficar mais tempo perto da superfície. Isso também está relacionado a falta de oxigênio, já que a parte superior da água tende a ter mais oxigênio, e também é onde o peixe se desloca para puxar ar direto da atmosfera.

A água quente também deixa o peixe mais energético, fazendo com que ele se movimente erraticamente por todo aquário. Esse excesso de energia acaba estressando o peixe e afetando sua saúde. Por isso, peixes bettas que vivem em aquários mais quentes que o ideal, tendem a viver menos, inclusive.

Betta na superfície do aquário.
Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Como deixar o aquário na temperatura certa para o betta?

Sabendo do grande impacto que a temperatura tem nos peixes e que devemos evitar essas mudanças bruscas a qualquer custo. Existem equipamentos que ajudam a manter a temperatura constante, possibilitando manter o aquário na temperatura ideal para seu peixe.

É importante entender que no geral, esses equipamentos só servem em um sentido, ou seja, ou eles apenas aquecem a água, ou eles apenas esfriam a água. Por isso, é preciso adquirir o equipamento adequada a sua necessidade.

Se devido a região que você vive, seu aquário tende a esfriar, o aparelho mais indicado para você adquirir seria um termostato com aquecedor. Com esse aparelho, você define a temperatura que gostaria de manter seu aquário, quando o termostato percebe que a temperatura desceu, ele aciona o aquecedor e leva a água até a temperatura desejada. É um equipamento muito simples e relativamente barato, no entanto, é preciso comprar um com a potência certa para a litragem do seu aquário.

Já se o seu problema é um aquário que está com a temperatura muito alta, existe um equipamento especializado em descer a temperatura da água. Esse aparelho é chamado de chiller. Ele funciona de maneira similar a uma geladeira, usando gás para resfriar a tubulação por onde a água do aquário passa. O aquarista pode definir a temperatura desejada no aparelho e o chiller vai detectar a temperatura da água, controlando a temperatura para que não se altere.

O chiller funcionamente de maneira muito eficiente, porém ele tem um problema: o custo é muito alto. Sendo assim, o preço para comprar um chiller já tende a ser muito caro, mas não apenas isso, o custo de manter um também é extremamente alto. Então se você adquirir um, se prepare para um impacto na sua conta de luz.

Métodos alternativas para esfriar o aquário do betta

Acaba sendo muito mais fácil aquecer um aquário do que o esfriar, já que o custo do aquecedor é muito menor que o do chiller. No entanto, existem métodos alternativos que podem a ajudar a esfriar o aquário de um jeito mais barato.

É preciso entender, no entanto, que esses métodos são improvisados e, apesar de serem eficientes, têm resultados limitados e não tão constantes quanto o chiller.

Usando coolers/ventoinhas: Um dos métodos que funcionam muito bem é o uso de coolers (sim, aqueles ventiladores de computador) apontados para água. As ventoinhas direcionadas para a água, facilitam a evaporação e reduzem a temperatura da água em até 4 graus. Isso depende de vários fatores, como umidade do ar, temperatura externa e etc. Como essa queda de temperatura é alcançada justamente pela a evaporação, é preciso sempre acompanhar o nível da água do aquário, repondo com frequência a água perdida. Se isso não for feito, a concentração de sais e poluição na água pode aumentar, gerando um outro problema para o aquário.

Era muito comum para aquaristas criarem seus próprios sistemas de coolers, mas hoje em dia existem várias marcas que já fabricam sistemas como esses especializados para aquário. Sendo um dos mais famosos os coolers da Boyu.

Usando garrafas pets congeladas: Um outro método muito mais caseiro e improvisado é o uso de garrafas pets congeladas para diminuir a temperatura da água do aquário. Esse método exige um acompanhamento de perto do aquarista, já que ele precisa monitorar a temperatura constantemente, para remover ou acrescentar garrafas congeladas para subir ou diminuir a temperatura. Esse método é recomendado apenas em casos de emergência, quando a temperatura subiu muito e não se tem nenhum outro método mais eficiente e controlado de reduzir a temperatura.

Betta

Bettas são resistentes, mas precisam de cuidados, inclusive com a temperatura

Essa linda espécie de peixes é extremamente resistente, mas como um aquarista responsável, você deve sempre se preocupar com o bem estar do seus peixes, por isso seus bettas não devem apenas sobreviver, e sim viver bem sob seus cuidados. Assim como o betta precisa de um filtro e de um aquário de tamanho adequado, ele também precisa estar dentro dos parâmetros de temperatura certos, ou seu peixe estará sofrendo.

Se quiser adquirir um aquário maior ou um filtro, é muito fácil através da Amazon:
BOYU MS-420 AQUARIO CURVO
Filtro Externo 60L E H

Publicado em 4 out, 2020

Autor: Rodrigo Matos é aquarista a mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Sua especialidade são aquários plantados, porém têm experiência com aquários marinhos, ciclideos, criação de neocaridinas, bettas, nanos, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Categorias:

Mais sobre Peixe Betta >

Betta Amarelo

ÚLTIMOS ARTIGOS >

Betta Amarelo