Carpas. Tudo que você precisa saber para criá-las.
Um dos peixes mais famosos do mundo, a carpa está entre as espécies mais fascinantes dentre os peixes ornamentais. É um animal tão emblemático, que além de estar nos nossos lagos e aquários, também é uma das tatuagens mais comuns do mundo, além de ser um animal místico em alguns países asiáticos.
Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!
A carpa (koi/nishikigoi) é um peixe da família Cyprinidae (mesma família do kinguio), de comportamento pacífico e que prefere viver em grupos. Tem origem nos rios e lagos da ásia, em especial China. Mas a muito tempo, a espécie foi introduzida no mundo inteiro, especialmente para uso como peixe ornamental. Devido as suas cores brilhantes e padrões variados, se tornou um dos peixes mais comuns em lagos pelo mundo. Devido ao seu grande porte, não é recomendado para aquários comuns.
Ficha da espécie:
- Nome comum: Carpa.
- Nome científico: Cyprinus carpio.
- Família: Cyprinidae.
- Tamanho adulto: 30 – 60 cm, mas pode chegar a 1.2m.
- Faixa de Ph: 7- 7.6
- Faixa de Temperatura: 10 – 30 ºC.
- Comportamento: Peixe de cardume, pacifico.
- Alimentação: Onívoro. Ração, pequenos animais e insetos.
- Distribuição: Originalmente Ásia e Europa.
- Habitat: Água doce.
- Dismorfismo sexual: Não apresenta diferenças muito gritantes. As fêmeas costumam ter o ventre mais roliço na fase de reprodução.
- Reprodução: Ovípara.
- Tamanho do aquário (min): Espécie mais apropriada para lagos, devido a seu grande tamanho.
- Expectativa de vida: Em média 20 anos, mas podem viver mais.
Descrição da espécie:
Com cores brilhantes e habituadas a presença de humanos, as carpas rapidamente se tornaram um dos nossos peixes favoritos. São famosas pelos seus padrões diferentes e com todo tipo de cores. Como na foto abaixo:
Muito pacíficas, preferem viver em grupos de peixes da mesma espécies. Podem chegar a 1.20m de comprimento e vivem até 50 anos.
Veja alguns exemplares de carpas coloridas
Importância da carpa na cultura
As carpas além de lindas, são extremamente importante em várias culturas. Elas simbolizam boa sorte, resiliência, coragem e sucesso. Além disso, existe uma relação entre as carpas e o dragão, animal místico da cultura chinesa. Devido a todo esse simbolismo e importância nas culturas orientas, a carpa está presente em tatuagens, pinturas e até nas técnicas do feng shui.
Os diferentes tipos de carpas:
Na sua origem na China, cerca de 2000 anos atrás, as carpas era reproduzidas buscando dar mais cores a Carpa comum. Com o tempo, por volta de 200 anos atrás, as variações com cores brilhantes e padrões diferentes, foram aparecendo.
Após muitas e muitas dessas iterações, surgiram linhagens diferentes que constituem os principais tipos de carpa que temos hoje. Acredita-se que os primeiros exemplares foram os brancos e vermelhos, depois os vermelhos, pretos e brancos. Seguindo esse mesmo processo, chegamos a grande variedade que temos hoje.
Alguns dos principais tipos de carpa são:
- Showa: Tem uma base preta sólida cobrindo todo o corpo, com padrões pretos, vermelhos e laranjas por cima.
- Kohaku: a variedade mais antiga e famosa das carpas, tem uma base solida branca, com padrões vermelhos pelo corpo. Idealmente as manchas são espalhadas proporcionalmente.
- Shiro Bekko: Com uma base branca sólida e sem tons metálicos. Apresenta manchas pretas espalhadas pelo corpo.
- Utsuri: Variedade com uma base preta coberta com padrões brancos. Em exemplares de alto nível, a cabeça precisa ter as duas cores.
- Ogon: com uma cor metálica e única por todo o corpo. A cor dourada (como na imagem abaixo) é uma das mais populares.
- Goshiki: O nome significa “5 cores”. Essa variedade tem uma base branca com detalhes azuis e pretos. E são cobertos por padrões azuis e vermelhos.
Aquário ou lago? Qual a melhor opção para criar carpas?
Devido ao seu grande tamanho, que pode chegar até 1.20 metros, as carpas não são recomendadas para aquários, exceto aquários de dimensões gigantes (5000 litros ou mais). Criá-las em espaços pequenos deixa o aquário muito suscetível a poluição, além de estressar os peixes. Outro ponto importante é que carpas em aquários inadequados podem apresentar atrofia e se desenvolver muito menos do que o esperado, gerando todo tipo de problemas de saúde.
Em função dessa característica, a principal maneira de criar a espécie é em lagos ou tanques externos. Devido a sua grande adaptabilidade em relação a temperatura, as carpas podem ser criadas até em regiões com inverno rigoroso, já que em temperaturas muito baixas, os animais hibernam e sobrevivem até em lagos com gelo na superfície.
Mas essas são situações extremas, não ideais para o animal. Então afinal, quais são as melhores condições para um lago de carpas?
O que você precisa em um lago para carpas
Carpas são animais muito fortes e resistem a condições muito extremas, como lagos congelados. Mesmo assim, garantir as melhores condições para o peixe garantem qualidade de vida e saúde a suas carpas. Uma das melhores maneiras de fazer isso, é garantir um tanque projetado para essa espécie. Para isso precisamos considerar principalmente três pontos: tamanho do lago, filtragem e parâmetros da água.
- Tamanho: Um lago para carpas deve ter no mínimo 1000 litros, mas idealmente teríamos algo acima de 5000 litros. Como um guia geral, um lago de 2.4m x 1.80m de superfície e cerca de 1m de altura é suficiente para manter algumas carpas. A recomendação é manter 1 carpa para cada 1000 L. Mais uma vez, é bom lembrar que uma carpa adulta tem em média 60 cm, mas pode chegar até mais que 1.20 m.
- Filtragem: Outro ponto muito importante é considerar a filtragem do seu lago. Devido a serem peixes que produzem uma grande quantidade de detritos, é preciso investir em um bom sistema de filtragem. Muitos donos de lago acabam optando por construir seus próprios filtros, mas atualmente já existem muitos filtros de marcas famosas, que são feitos especialmente para lagos. Um filtro profissional te oferece garantia de qualidade e eficiência, porém tende a ser mais caro.
- Parâmetros: Para garantir qualidade de vida e saúde para suas carpas, você precisa manter os parâmetros recomendados para a espécie. Dentre estes parâmetros estão:
Amônia e nitritos: Zerados ou muito perto de zero.
Ph: Entre 7 e 7.6. As carpas aguentaram algas mais alcalinas, porém não é o ideal.
Oxigenação: É preciso adicionar uma fonte de oxigênio na água. Pode ser uma bomba, ou até mesmo uma queda d’água.
Temperatura: Apesar de aguentar uma ampla faixa de temperatura, idealmente devemos manter o aquário entre 18 a 26ºC. Se estivermos muito mais alto que isso, afetará o bem estar o seu animal. Muito mais baixo que isso, o metabolismo da carpa fica mais lento, ela come menos e pode até vir a hibernar em temperaturas muito baixas.
Melhor alimentação para carpas
Carpas são peixes onívoros, que simplesmente comem de tudo. Insetos, vermes, ovos de outros peixes, plantas e rações. Existem inúmeras rações especializadas para carpas, com alto nível de proteína, que vão garantir uma alimentação balanceada com tudo que seus peixes precisam. Além disso, você também pode suplementar a alimentação com vegetais como ervilhas, pedaços de melão, caramujos, etc… Em um aquário com muitas plantas e muito contato com a natureza, as carpas vão comer todo tipo de material orgânico que elas tiverem acesso naturalmente.
Quanto a frequência, é preferível alimenta-las várias vezes ao dia, em pequenas quantidades. Isso evita que restos de ração fiquem na água, gerando poluição, que degenera os parâmetros do seu lago. Além disso, é importante não exagerar na quantidade total, carpas super alimentadas vão produzir mais detritos, deixando a água com pior qualidade.
A quantidade ideal de alimento para seus peixes muda de animal para animal. Só é possível aperfeiçoar esse conhecimento com a experiência, mas como um guia geral, podemos dizer que se seus peixes demoram mais de 5 minutos para acabar com a ração, você deve estar dando comida demais.