Melhores plantas carpete para aquário.
Aquários com carpete de plantas estão entre os aquascapes mais desejados pelos aquaristas, apesar de carpetes serem considerados muito exigentes.
Todo mundo que curte aquários plantados e os considera como obras de arte, em algum momento já se deparou com um belo aquário no estilo Iwagumi, com um carpete verde cobrindo toda a extensão do aquário e dando ainda mais destaque ao hardscape (no caso do Iwagumi, apenas rochas).
Atingir esse visual tão bonito nos seus aquários é um ideal para todos que se aventuram no mundo do Aquascaping. Mas formar um carpete no aquário pode ser um grande desafio. Muitas pessoas nunca chegam a conseguir alcançar um carpete bem fechado e que cubra toda a superfície do aquário.
Como são plantas de pouca altura, carpetes costumam precisar de iluminação muito forte. Também são plantas que se reproduzem lentamente, então CO2 de qualidade pode ser necessário para que a propagação do aquário não demore uma eternidade.
Apesar de no geral serem plantas exigentes, existem diferenças entre as diversas plantas carpetes existentes. Algumas menos exigentes outras mais exigentes. Algumas plantas como a monte carlo (micrantthemum sp) são mais fáceis de manter, enquanto outras como a cuba (hemianthus-callitrichoides) são muito mais exigentes.
Plantas carpete menos exigentes:
- Musgo de Java: Uma das plantas mais fáceis de se ter no aquário. É um musgo e não necessariamente é uma planta para carpete, mas é muito usada com essa finalidade em aquários de camarões. É uma planta que flutua então é necessário fixá-la no substrato, usando pedras, telas dentre outras opções. Uma vantagem é que esse carpete pode se desenvolver tanto em aquários low tech quanto high tech
- Sagittaria Subulata: Uma planta pouco exigente, cresce e se reproduz com pouca luz e sem CO2. Apesar disso, quanto menos luz, mais alta a planta fica, portanto tente uma quantidade moderada de luz, para que a planta pareça mais com um carpete, ou seja, menos alto e mais denso.
- Eleocharis: Quase toda a família de Eleocharis é de plantas ótimas para carpete e que não são muito exigentes. Tem um visual de carpete de grama e produz um visual muito interessante e selvagem para qualquer aquário
Plantas carpete de média dificuldade:
- Marsilea hirsuta: é uma planta que forma carpetes muito bonitos, mas se não for fornecida a quantidade certa de luz, ela acaba ficando muito alta, dando menos sensação de carpete. Caso você tenha uma quantidade moderada para alta de luz, forma um carpete com folhas de formato exótico e muito interessante. CO2 acelera muito o crescimento.
- Staurogyne Repens: Algumas pessoas consideram uma planta de cultivo fácil, mas devido a minha própria experiência eu coloco como moderada. A propagação é rápida caso você tenha luz suficiente e CO2 no aquário. Tem uma aparência muito bonita e menos delicada do que os outros carpetes mencionados.
Plantas carpete muito exigentes:
- Cuba (Hemianthus Callitrichoides): Talvez a planta mais desejada para aquários com carpete. Tem folhas muito pequenas e formam um carpete extremamente denso. Muitos dos aquários mais bonitos que vemos em torneios e pela internet são feitos com Cuba. É uma planta muito exigente. Se propaga com certa rapidez, porém exige muita luz e quantidades ótimas de gás carbônico.
- Glossostigma Elatinoides: Outra planta muito usada para carpetes. Pode ser considerada uma planta de exigência moderada, mas para que ela cresça com um tamanho adequado para carpetes, com uma boa densidade e propagação um pouco mais rápida, é necessário muita luz e gás carbônico.
Considerando as opções acima, você precisa fazer uma decisão sobre qual escolher para seu aquário. Não existe uma planta melhor ou pior que outra. você terá que decidir, baseando essa decisão em dois fatores: qual planta vai conseguir o visual que você deseja e quais recursos você terá no seu aquário.
Ou seja, caso você não tenha uma iluminação muito forte, e pouco ou nenhum gás carbônico (CO2) faz mais sentido no seu caso, usar uma planta menos exigente, como as da família Eleocharis. Já se você tem a quantidade adequada de CO2 e iluminação, pode ser mais interessante para o seu Aquascape usar a cuba (hemianthus-callitrichoides), uma das menores e mais bonitas plantas de carpete.
Independente de sua escolha, todas estas plantas formam carpetes muito bonitos e que podem ser usados para formar aquascapes como os profissionais que vemos nas competições internacionais.