Logo PeixeseAquarismo.com

Como criar carpete no aquário? Método mais fácil e rápido (DSM).

Por: Rodrigo Matos | Publicado em 28/04/2020

Ter um aquário com um belo carpete é um dos objetivos mais comuns dentro do mundo do aquarismo. Vamos mostrar aqui o jeito mais fácil de criar um, usando o Dry Start Method (DSM).

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!

Aquários com carpete são um dos estiloso favoritos entre os entusiastas e curiosos do hobby. Aquele verde espalhado por toda a superfície do substrato, que destaca ainda mais a cor dos seus peixes ou camarões, além de fazer sobressaírem ainda mais rochas, troncos e todo hardscape do tanque.

Mas por que tantas pessoas tem dificuldades em criar um carpete bonito, compacto e bem distribuído? Plantas carpete em sua maioria, demandam cuidados especiais e certa experiência na hora de criar a relação ótima entre luz, CO2 , substrato fértil e/ou fertilizantes.

Se não tiver CO2, o carpete ira demorar anos para cobrir seu aquário. Se não houver uma quantidade grande de luz, o mesmo ocorre. Porém se exagerar na luz, pode ter um grande surgimento de algas. Fertilizantes podem ajudar, mas também podem causar explosões de algas. Então de fato é necessário um equilíbrio entre todos esses fatores para ser bem sucedido.

Mas será que existe um jeito fácil de criar um carpete no seu aquário?A resposta é: SIM! Existe um jeito muito simples de fazer isso, que só exige paciência.

Essa maneira fácil é conhecida como Dry Start Method (Método de inicio seco), que em resumo consiste em primeiro plantar o carpete, esperar ele se espalhar por toda a superfície para depois disso, encher o aquário de água.

Mas então por que esse método é tão bom assim?

Existem muitas vantagens em começar a cultivação do seu carpete desse modo. Por exemplo:

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Tutorial de como fazer o Dry Start Method:

O que você vai precisar?

Passos:

  1. Primeiro monte seu aquário normalmente como faria com qualquer aquário padrão. Ou seja, coloque o substrato da sua escolha, fazendo o relevo que deseja. Depois posicione seu hardscape de acordo com o o projeto que deseja montar. Quando estiver satisfeito com o resultado, podemos passar para o próximo passo.
  2. Encha o borrifador com água da torneira e borrife todo o aquário, inclusive o hardscape. É importante que o substrato fique úmido, até mesmo abaixo da superfície, por isso borrife bastante.
    Mas por outro lado, não se deve deixar nenhuma poça, por menor que seja. Qualquer água visível acumulada é um sinal que você molhou demais e essa é principal causa de falhar no DSM. Excesso de água vai causar o aparecimento de fungos, evite isso a qualquer custo.
  3. Agora pegue a planta que você escolheu para seu carpete. Plantas como Monte Carlo (micranthemum) funcionam muito bem para esse processo. Separe ela em diversos pedaços e os espalhe por todo o aquário, tentando manter um espaçamento consistente. Isso faz com que os espaços sejam preenchidos mais rapidamente.
  4. Caso as plantas tenham raízes muito pequenas, geralmente você pode apenas colocar a planta em cima do substrato e aperta-la um pouco contra o mesmo. Mas caso as raízes sejam grandes, tente colocar as raízes dentro do substrato. Após plantar, borrife água em cima das plantas para garantir que elas também estão úmidas.
  5. Estando todo o sistema plantado e úmido, pegue o papel filme e tampe todo o aquário. Assim você conserva a umidade do sistema, dando as condições necessárias para as plantas de desenvolverem
  6. Ligue a iluminação como faria se o aquário estivesse cheio. Na fase de Dry Start é recomendável deixar as luzes acessas por 12 horas diárias.
  7. De dois em dois dias abra uns 5 centímetros do papel filme e deixe assim por volta de 20 minutos para que ocorram trocas de gases necessárias para o ecossistema sobreviver. Toda vez que abrir aproveite para checar se o nível de umidade ainda está como antes. Caso o substrato pareça mais seco, borrife um pouco de água para repor a umidade.
  8. Mantenha esse processo até que esteja satisfeito com o tamanho e propagação do carpete.
  9. Quando estiver satisfeito, apenas encha o aquário e ligue todos os equipamentos como fária normalmente. (Vale lembrar de encher o aquário com cuidado para não levantar as plantas).

Quanto tempo até o carpete estar pronto?

Todo esse processo pode demorar algumas semanas ou meses, dependendo do tamanho do aquário e da quantidade inicial de plantas utilizadas. Como tudo no aquarismo, é necessário ter paciência. Ver seu carpete crescendo consistentemente e saudável já é incentivo suficiente para esperar todo o período.

Veja evolução de um carpete usando o DSM:

Abaixo estão fotos do progresso em um dos aquários que usei o DSM. É um nano de 36 litros, em que usei apenas um potinho de Monte Carlo bem espalhado.

Primeiro dia:

Hardscape do Aquário
Hardscape mas carpete no primeiro dia.

Fim da primeira da semana:

Hardscape mais carpete com uma semana de desenvolvimento

Após duas semanas:

Hardscape mais carpete com duas semanas de desenvolvimento

Fim da terceira semana

Hardscape mais carpete com três semanas de desenvolvimento

1 mês e 3 semanas:

Hardscape mais carpete com um mês e três semanas de desenvolvimento

2 meses e 1 semana

Hardscape mais carpete com dois meses e uma semana de desenvolvimento

Nessa última foto, já estava satisfeito com a distribuição, então enchi o aquário e comecei a ciclagem.

Foto de Rodrigo Matos

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Aquário Plantado

Aquário e aquapaisagismo
Aquário Plantado
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.

O aquapaisagismo está para os aquários assim como a jardinagem está para os vasos de…

Continue lendo
Plantas de Aquário
Aquário Plantado
Como tratar plantas antes de colocar no aquário

Você compra uma planta muito bonita, a coloca no aquário e alguns dias depois… seu…

Continue lendo
Aquario Low Tech
Aquário Plantado
Aquário Low Tech: Como montar, manutenção e plantas low tech.

Aquários plantados tem a fama de serem caros e trabalhosos para montar (e manter). Por…

Continue lendo
Flourish Excel
Produtos de Aquarismo
Flourish Excel: Guia ilustrado, como usar, dosagem e efeito algicida.

Todas as plantas no seu aquário precisam de uma fonte de carbono para realizar a…

Continue lendo
Aquário plantado
Aquário Plantado
Aquário plantado. Tudo o que você precisa saber para montar um

Cada vez mais populares no mundo do aquarismo, os aquários plantados tem muitos benefícios. As…

Continue lendo
Aquário de Água Doce
Qual melhor substrato para aquário plantado?

O substrato é a base para qualquer aquário plantado. A sua opção quanto a esse…

Continue lendo