Logo PeixeseAquarismo.com

Como calcular quantidade de substrato para aquário

Por: Rodrigo Matos | Publicado em 16/10/2020

Uma dúvida muito comum na hora de montar um aquário é saber quantos quilos de substrato comprar e até que altura deve chegar o substrato. São perguntas relevantes e um pouco complicadas de responder, devido aos diversos substratos diferentes e variados tipos de aquário.

Quer conhecer nossos aquários, enviar perguntas e receber as melhores dicas de aquarismo? Siga nosso Instagram agora!

Não existe nenhuma regra que funcione para todos os casos, porém uma aproximação muito imprecisa é feita, considerando que 1kg de substrato é igual a 1 litro de substrato. Dessa maneira, a formula fica: comprimento do aquário X largura do aquário X altura que desejamos para o aquário. Tudo isso, dividido por 1000. O resultado será um valor aproximado de quantos quilos são necessários para o aquário. Mais abaixo teremos exemplos de cálculos para diferentes aquários.

Essa regra, no entanto, não funciona para todos os casos, mas é um bom ponto inicial para criar uma ideia inicial da quantidade necessária. Vamos entender agora, porque ela não funciona 100% do tempo e também porque é impossível ter uma regra geral para esse cálculo.

Por que não é possível ter uma regra definitiva para calcular quantidade de substrato?

Para que a regra mencionada no tópico anterior funcione, nós consideramos alguns pressupostos:

Mas como todo aquarista experiente sabe, essas duas regras raramente são verdade. A maior parte dos substratos não mantém essa proporção, ou seja, 1 kg de substrato, não equivale a 1L de substrato.

O mesmo vale para a altura do substrato. A recomendação geralmente é colocar o substrato em formato de rampa, ou seja, mais baixo na frente, e mais alto no fundo. Além disso, se você fizer um aquascape um pouco mais extremo, com pequenos morros dentro do aquário, você precisará de ainda mais subtrato.

Então, como usar a regra?

Agora que sabemos que a regra não é perfeita, podemos nos perguntar, para que serve a regra então?

Guia Definitivo do Betta
Guia Definitivo do Betta

Com esse cálculo, podemos ter um ponto inicial para saber quanto substrato comprar. E a partir desse ponto, usar um pouco de conhecimento e um pouco de dedução para saber quando devemos comprar mais ou menos.

Por exemplo, se o tipo de substrato desejado for muito leve, será necessário comprar menos do que a regra sugere, já que 1kg de substrato vai ser equivalente a muito mais do que 1 litro.

Por outro lado, se o substrato for mais pesado, será necessário comprar mais do que a regra sugere, já que 1kg de substrato vai ser equivalente a muito menos do que 1 litro.

Outro ponto importante, é considerar o relevo do seu substrato. Se ele tiver a mesma altura por todo o aquário, então não é necessária mais nenhuma adaptação na regra. Mas caso você tenha um formato de rampa, ou pequenas montanhas no aquário, você precisará de mais substrato.

Vamos avaliar alguns exemplos de cálculos, baseados em alguns tipos de aquário.

Cálculo da quantidade de substrato baseado na altura

Para fazermos o cálculos vamos seguir alguns passos, e vamos partir do principio de que o substrato tem a mesma altura por todo o aquário e que o substrato tem uma equivalência de 1kg para 1L. Os passos são:

No entanto, cada tipo de aquário exige um altura mínima de acordo com suas necessidades.

Quantidade de substrato para aquários sem plantas

Aquários que não tem plantas, ou seja, apenas peixes, invertebrados e outros animais, não necessitam um substrato muito alto. Geralmente, é necessário apenas substrato (inerte) suficiente para preencher o fundo do aquário, mas a decisão final é sempre do aquarista, já que mesmo sem necessidade, você pode gostar mais do visual de um aquário com substrato mais alto.

Cascalho. Um tipo de substrato inerte

Nesse caso, a altura usada para o cálculo é a altura desejada pelo aquarista. Vamos fazer um exemplo de cálculo para ficar mais claro.

Um aquário com 100cm de frente e 40cm de lado. E queremos uma altura de 4cm para o substrato. Então:

100 x 40 x 4 = 16000

16000/1000 = 16kg

Então a estimativa nos dá 16kg para este aquário.

Quanto substrato para aquários low tech sem camada fértil

Aquários plantados tem algumas particularidades quanto a altura do substrato. Em um aquário low tech em que só temos uma camada de substrato (ou seja, não temos uma camada fértil e outra inerte), precisamos considerar apenas a altura necessária para as plantas fixarem bem suas raízes.

Para ter um substrato fundo o suficiente para quase qualquer espécie de planta, uma recomendação é ter pelo menos 6cm de substrato. Um aquarista mais experiente pode mexer um pouco nessa altura, já que certas espécies de planta tem raízes muito pequenas. Por exemplo um aquário apenas com plantas de carpete, pode ter um substrato um pouco mais baixo, já que as raízes são pequenas.

Vamos calcular então a quantidade recomendada para nosso aquário low tech hipotético. Um aquário com 100cm de frente e 40cm de lado. E queremos uma altura de 6cm para o substrato. Então:

100 x 40 x 6 = 24000

24000/1000 = 24kg

Nossa estimativa dá 24 kg para suprir a necessidade de substrato desse aquário.

Quantidade de substrato para aquários plantados (com camada fértil)

Quando temos um aquário plantado, temos a possibilidade de ter uma montagem com duas camadas, uma fértil e outra inerte. O substrato fértil dá a planta os nutrientes necessários para crescer, enquanto a camada inerte impede que o substrato fértil fique em contato com a água, já que a maior parte dos substratos férteis, não deve entrar em contato direto com a coluna d’água

Para calcular a quantidade de substrato nesses casos, precisamos fazer o cálculo duas vezes, uma para a camada fértil e outra para a camada inerte.

Não existe uma regra para quanto deve se colocar de cada substrato, mas é importante ter suficiente substrato fértil para dar uma base de fixação e de nutrientes para as plantas. Também é necessário ter uma cada inerte grande o suficiente para não deixar a camada fértil vazar para a água.

Alguns valores muito usados são 4 a 5 centímetros de camada fértil e entre 8 e 10 centímetros de camada inerte. Vamos fazer o cálculo para esses valores.

Um aquário com 100cm de frente e 40cm de lado. Teremos duas camadas, uma fértil de 4cm e uma inerte de 8cm.

Cálculo camada fértil:

100 x 40 x 4 = 16000

16000/1000 = 16kg

Cálculo camada inerte:

100 x 40 x 8 = 32000

16000/1000 = 32kg

Então precisaremos de 16kg de substrato fértil e 32kg de substrato inerte.

A experiência dará mais precisão.

A medida que você construir mais e mais aquários, você afinará essa regra. Então, com o tempo, você saberá com mais facilidade a quantidade certa a comprar para cada tipo de substrato e também para o aquascape que você deseja montar.

Autor: Rodrigo Matos é aquarista há mais de 20 anos, com dezenas de aquários montados a longo dessas duas décadas. Suas especialidades são aquários plantados e peixes bettas, porém têm experiência com aquários marinhos, aquários nanos, ciclideos, criação de neocaridinas, dentre outros. Atualmente está focado na criação de neocaridinas e em aquários densamente plantados.

Mais sobre Aquário de Água Doce

água ficando verde no aquário
Algas
Água do aquário ficando verde. Veja por que acontece e como resolver.

Você se esforça para manter seu aquário lindo e saudável, mas de repente, começa a…

Continue lendo
Aquário cristalino
Aquário de Água Doce
Como cuidar de um aquário? 12 dicas para ter o aquário perfeito

Para quem está começando, manter um aquário limpo, saudável e cristalino é um grande desafio….

Continue lendo
Água da torneira
Aquário de Água Doce
Pode colocar água da torneira no aquário?

Para quem já tem aquários há bastante tempo essa pergunta pode parecer muito fácil de…

Continue lendo
Aquário Ácido
Aquário de Água Doce
Como abaixar o pH do aquário: Veja como deixar seu aquário ácido

Um cardume de peixes coloridos nadando, pode ser uma visão bastante hipnotizante e até bastante…

Continue lendo
Aquário
Aquário de Água Doce
Como elevar o pH do aquário: Aprenda a deixar o pH alcalino

Mesmo se não houver um fluxo de água constante, ou mudanças na iluminação, a composição…

Continue lendo
Aquário e aquapaisagismo
Aquário Plantado
Aquapaisagismo: O que é, estilos e como começar.

O aquapaisagismo está para os aquários assim como a jardinagem está para os vasos de…

Continue lendo